A ação foi realizada em parceria com o Centro Universitário de Belo Horizonte

 

A Legião da Boa Vontade (LBV) atende, na capital mineira, idosos em situação de vulnerabilidade por meio do Programa Vida Plena, desenvolvido em seu Centro Comunitário de Assistência Social. Recentemente, proporcionou a esses atendidos o procedimento de drenagem linfática manual, na face, com o apoio do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

Viviane de Oliveira

A LBV proporcionou aos idosos atendidos por meio do Programa Vida Plena o procedimento de drenagem linfática manual, na face.

“Normalmente a gente executa algumas práticas dentro da sala de aula mesmo ou nas aulas práticas. Mas, a Instituição tem prática de fazer ações sociais, como eventos na praça”, afirmou a professora Aline Gomes Afonso Ferreira, fisioterapeuta dermatofuncional, mestre em bioengenharia, que coordenou a ação realizada na LBV por 8 alunas do curso de Estética e Cosmética.

“Foi uma experiência indescritível, maravilhosa! A gente pensa que veio oferecer alegria e nós é que saímos abastecidos de alegria daqui. Nós trazemos o atendimento pensando na parte fisiológica, mas para eles é muito além disso, é acolhimento, é afeto, se sentem importantes e nós também saímos daqui nos sentindo muito importantes, valorizadas, recebemos muito carinho. Estou encantada com as atividades de vocês aqui, parabéns! Agradeço muito o convite”, pontuou a professora.

Viviane de Oliveira

 Alunas do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH e a professora Aline Gomes Afonso Ferreira, fisioterapeuta dermatofuncional, mestre em bioengenharia,  estiveram na LBV para uma ação social.

As universitárias também gostaram desta ação social. “Foi muito gratificante! É muito bom levar o que a gente sabe para o bem de alguém. Foi uma super receptividade, foram amáveis e se sentiram importantes. O sorriso no rostinho deles já valeu completamente a pena. Aqui tem uma estrutura incrível, ações incríveis e a gente percebe o cuidado que vocês têm com todas as pessoas, é realmente encantador! Agradeço e desejo que aqui continue crescendo cada vez mais e que tenha o reconhecimento que merece, porque vocês estão de parabéns! ”, ressaltou, Thayza Júlia de Assis Monteiro.

A PERCEPÇÃO DOS ATENDIDOS

E os idosos também gostaram deste procedimento que ainda não conheciam. “Foi ótimo! A gente relaxa, é uma coisa boa, a gente sente o corpo e a mente mais leves, dá até para cochilar (risos). Foi uma surpresa! Eu adoro aqui. Os eventos todos são ótimos para gente! ”, afirmou a atendida Neide Francisca, 70 anos.

Os idosos atendidos nesta Unidade participam semanalmente de atividades nas Oficinas de Capoterapia, Música, Esporte e Cidadania Ecumênica. Estas ações, somadas ao acompanhamento social e psicológico, colaboram no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecem a cidadania e contribuem para a inserção social e melhora na qualidade de vida.

Viviane de Oliveira

 Momento de descontração após a drenagem linfática manual, na face. As universitárias se encantarm com o alto astral dos idosos atendidos pela LBV.

“Adorei! Nunca tinha feito isso, foi um ótimo presente! A gente vem para cá e sente paz, a gente é bem tratada, aqui é melhor do que a minha casa. Eu era ansiosa, não tinha paciência com nada. Aqui aprendi a ser menos ansiosa, aprendi a escutar, a falar na hora certa, foi tudo de bom, fico até emocionada. Se não fosse aqui, não sei o que seria de mim. Aqui encontrei força demais da conta, é muito bom!, agradeceu emocionada a senhora Cleuza Pereira, 71 anos.