Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Saiba como funcionam os cartões de crédito próprios de diversos locais e se criar um é vantajoso.

Em meio a pandemia do COVID-19, ou então, mais popularmente conhecida como Corona Vírus, muitos impactos negativos podem afetar a nossa sociedade. Um deles, diz respeito à economia, já que diversos estabelecimentos estão vazios devido a política de isolamento adotada.

 

Para reduzir esses impactos, estabelecimentos de pequeno e grande porte podem criar alternativas para sanar esse impacto. Um exemplo é a criação de novas formas de pagamento, ou até mesmo descontos especiais em alguns produtos.

 

Um exemplo, é a rede de hipermercados Carrefour, que criou com o Carrefour Soluções, um programa especial de descontos para os seus clientes. Usar o cartão de crédito de um estabelecimento pode ser bom para o consumidor se ele conhecer as possibilidades oferecidas e o regulamento do programa em questão.

 

Esse recurso pode ajudar na hora das compras em locais como mercados, postos, farmácias e sites.

Como funciona um cartão de crédito de estabelecimento

O cartão de crédito de um estabelecimento comercial funciona da mesma forma que um cartão de crédito feito no banco.

 

Pois, aqueles de locais comerciais possuem uma instituição financeira administrando-os, igual acontece nos bancos. A diferença são as taxas especiais e benefícios específicos oferecidos aos clientes desses locais.

Vantagens do cartão de crédito de estabelecimento

Programas desse tipo de cartão trazem inúmeras vantagens para o cliente. É um plano de benefícios que facilita as transações financeiras entre o consumidor e o local em questão.

 

A pessoa deve conferir o regulamento do cartão em cada rede comercial. É possível utilizá-lo na loja física, postos de gasolina da rede ou nos sites, mas isso varia de acordo com cada regra local.

Descontos em produtos próprios do estabelecimento

Com cartões assim o usuário pode obter descontos em produtos específicos daquele lugar. E em alguns casos, até mesmo acumular pontos para trocar por brindes.

 

O desconto oferecido para a compra de produtos ajuda a criar um vínculo com o cliente ao fidelizá-lo. Isso é bom para ambos, o estabelecimento ganha clientela assídua que passa a frequentar o local e o consumidor obtém itens mais baratos.

Parcelamento de compras no local

O uso desse cartão permite realizar o parcelamento das compras feitas naquela rede comercial. Vale lembrar que o prazo permitido e as condições oferecidas se alteram em cada empresa.

 

Parcelar a compra pelo cartão de uma rede de supermercados, por exemplo, pode ter condições diferenciadas, bem como prazos e facilitações para o cliente em relação ao cartão do banco.

Saque de dinheiro

Esse tipo de serviço também pode oferecer a possibilidade do consumidor realizar saques em redes 24h. Isso pode ser feito de forma parcelada ou à vista, com condições próprias de cada regulamento em relação ao pagamento posterior desse valor.

Crédito pessoal

É comum que cartão de crédito de estabelecimento tenha um programa de crédito pessoal. De acordo com os critérios de cada local, é possível solicitar uma linha de crédito e empréstimos com condições diferenciadas para pagamento.

 

Isso pode ajudar quem precisa desse recurso, pois é um procedimento demorado e mais burocrático para realizar através de uma instituição financeira como os bancos.

Notificação por SMS

Em alguns casos, o programa de facilidades desse cartão inclui notificações ao usuário referentes ao seu uso. Ou seja, pode ser possível receber avisos sobre compras e transações financeiras. Isso permite que o consumidor possua um controle dos seus gastos e consiga se organizar acompanhando essas despesas.

 

Além de oferecer uma segurança maior, reduzindo o número de fraudes.

Assistências e seguros

O cliente também pode contar com seguros e assistência médica ou odontológica por meio do contrato de cartão de crédito de um estabelecimento. É importante se informar sobre todas as regras e benefícios do plano adquirido para aproveitar os recursos que a pessoa tem direito.

 

A assistência em relação a área da saúde pode sair mais barata e oferecer acesso a profissionais e especialidades importantes.

Desvantagens do cartão de crédito de estabelecimento

Esse tipo de cartão possui desvantagens que o consumidor deve estar atento, pois interfere nos seus gastos. Conhecendo todas as regras e taxas o cliente pode usufruir desse método sem surpresas e sem se endividar.

 

Quando um consumidor faz parcelamentos, precisa lembrar do IOF (imposto sobre operações financeiras) que recai sobre essas transações. Isso pode encarecer as parcelas.

 

Além disso, o limite disponível para o usuário através desse método de cartão é único para qualquer forma de utilização. Ou seja, tanto o gasto com compras quanto valores de saque descontam do mesmo limite.

 

O cartão de crédito de um estabelecimento pode ter taxas de manutenção mensal ou anual. É importante verificar se há essa taxa, o valor e condições. É comum que as compras regulares anulem a obrigação desse pagamento.

Utilizar cartão de crédito de estabelecimento

Atualmente, as redes de estabelecimentos comerciais possuem cartões de crédito específicos daquele local. Isso é um recurso que ajuda muita gente a realizar compras, pagar faturas, se organizar melhor e até mesmo obter seguros ou assistências médicas.

 

Lembrando que cada um desses lugares conta com regras e condições específicas. Então, é importante o consumidor se informar antes de se cadastrar em um programa desse tipo. Esse conhecimento permite aproveitar os benefícios oferecidos sem problemas.


Outros artigos
Copyright © 2019 Tribuna de Betim - Notícias. Todos os direitos reservados.
Grupo BEZ Tecnologia e Soluções. Betim - MG - Brasil