Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 


A mostra vai apresentar as produções feitas pelos professores e alunos, por meio do projeto de estímulo à preservação e à valorização do patrimônio cultural da cidade

Sensibilizar a comunidade escolar para que valorize e preserve os bens culturais e patrimoniais de Betim. Esse é o principal objetivo do projeto “Revelando o Patrimônio”, patrocinado pela Valor da Logística Integrada (VLI), operadora da rede ferroviária no município, em parceria com a Superintendência de Ensino Integral, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A mostra reúne fotos, cartazes, jornais, panfletos e outras formas de expressão, que serão expostas na terça-feira, 28, na Casa da Cultura Josephina Bento. Além disso, a Mostra terá ainda o encontro das escolas participantes do projeto, com a oportunidade de compartilhamento do que foi aprendido. Os inventários pedagógicos produzidos pelas escolas também estarão expostos.

O projeto promove a conscientização e a preservação do patrimônio cultural local e faz parte do calendário escolar de diversas cidades de Minas Gerais. Com metodologia de sensibilização e análise, os professores são capacitados e orientados para realizarem a pesquisa sobre os patrimônios imateriais da cidade, além do trabalho com alunos, relativo à preservação do patrimônio da FCA.

 

“A metodologia do projeto é baseada no diálogo, análise e compreensão entre alunos e professores para que a realização do trabalho gere também conhecimentos sociais, como o respeito e sustentabilidade”, conta a coordenadora do projeto, Luana Carla Martins Campos.

Em Betim, alunos do 4ºano ao 9º ano da Escola Bem Integral fazem parte do projeto. Ao todo, professores de sete escolas municipais foram capacitados. São elas: regional Imbiruçu, escolas municipais Israel José Carlos (CAIC) e Rita Maria da Silva (Tia Ritinha); regional Alterosas, escolas Tito Flavius Lima Andrade, José Miranda Sobrinho e Isaura Coelho, e da regional Teresópolis, Maria de Lourdes Oliveira e Belizário Ferreira Caminhas.

A intenção é produzir um inventário pedagógico da cidade que será exposto na Mostra de Produções. Durante o processo, os alunos  participaram de oficinas de fotografia, têm visitado os locais com valores patrimoniais turísticos, artísticos e culturais aplicando o aprendizado e, ao mesmo tempo, desenvolvendo ainda mais a consciência de valorização do patrimônio local.

Mostra de Produções

Quando: terça-feira, 28 de novembro

Onde: Casa da Cultura Josephina Bento

Endereço: rua Padre Osório Braga, 18, Centro.

Horário: das 13h às 16h

Telefone: (31) 3532-2911


Copyright © 2019 Tribuna de Betim - Notícias. Todos os direitos reservados.
Grupo BEZ Tecnologia e Soluções. Betim - MG - Brasil