Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
vander27 12 2017 17

Os Beatles anunciaram o próprio fim, Salvador Allende foi eleito presidente do Chile e o Brasil foi tricampeão Mundial. Fatos que marcaram o mundo em 1970, mas, para uma certa família, importante mesmo foi a chegada de Vander Moreira de Freitas, no dia 2 de janeiro. São quase 48 anos de idade – muitos dedicados ao esporte amador – que o fazem o jogador mais experiente da Copa Itatiaia.

Atualmente, disputa o torneio como meia esquerda do Renascença (Betim), mas a boa relação com a bola começou aos 12 anos. Os ídolos, porém, não vieram da infância. São até quase contemporâneos de Vander: Raí e Ronaldinho Gaúcho. Mas o jogador em que se inspira, ele diz, é de casa, o irmão Eduardo Moreira de Freitas.

Chegou a se profissionalizar após atuar nas categorias de base do Atlético, de onde foi apresentado ao Coromandel e teve passagens pelo Atlético Três Corações e pelo Santa Tereza (Espírito Santo). No futebol amador, foi artilheiro da Copa Itatiaia em 2009, pelo Vernópolis (Betim), e passou por alguns dos maiores clubes da várzea mineira: Campolina (Esmeraldas), Vasco (Esmeraldas), Brumadinho, Canto do Rio (Brumadinho), Bandeirantes (Igarapé) e Frigoarnaldo (Contagem). Só em Betim, vestiu 12 camisas diferentes.

Um currículo invejável no mundo do futebol amador, e que tem tudo para continuar. “Venho me preparando para que eu possa jogar mais 1 ou 2 anos em alto nível”, conta Vander. Para se manter em forma, não fica apenas nos jogos e peladas de fins de semana. “Para que eu possa praticar meu futebol em alto nível, no mínimo quatro vezes por semana eu faço minhas atividades físicas.”

Com o Renascença, classificou-se para as quartas de final da Copa Itatiaia, ao avançar em segundo no Grupo F. O adversário será o Pedra Branca (Ribeirão das Neves), neste domingo (31), às 11h, no Campo do Santa Cruz de Fidalgo, em Pedro Leopoldo.

O Santa Cruz teve 100% de aproveitamento na primeira fase, mas Vander está confiante até em chegar ao título. “Neste ano temos grandes jogadores, principalmente no nosso ataque, que é leve, rápido, e estamos todos juntos, concentrados, focados, para que a gente possa trazer essa copa para Betim, para o Renascença, e se Deus quiser vai dar tudo certo”, desejou.

Copa Itatiaia

Apresentada por Cemig
Patrocínio: Lions Proteção Veicular, Saudali Alimentos Saudáveis e Supermercados BH
Apoio: Federação Mineira de Futebol
Realização: Rádio Itatiaia



Copyright © 2019 Tribuna de Betim - Notícias. Todos os direitos reservados.
Grupo BEZ Tecnologia e Soluções. Betim - MG - Brasil