Destaque

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu decisão liminar que garante que o jornalista norte-americano Glenn Greenwald não seja investigado pela divulgação de informações ou por preservar o sigilo da fonte.

Greenwald rebate ataques de Bolsonaro: constituição garante liberdade de imprensa. (Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)
No dia 27 de julho, o presidente Jair Bolsonaro insinuou que Greenwald poderia ser preso depois da publicação das reportagens baseadas no vazamento de mensagens trocadas entre o promotor Deltan Dellagnol, coordenador da Força Tarefa da Operação Lava Jato, e o então juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça.

Desde junho, o site The Intercept Brasil, fundado por Greenwald, vem publicando uma série de reportagens com base nas mensagens, que indicariam uma suposta colaboração entre o promotor e o juiz da Lava Jato. Ao longo da cobertura, o site fechou parcerias com outros veículos, como a Folha de S. Paulo, a Veja, o UOL e o El País, que também passaram a analisar as mensagens e publicar reportagens.

A ação foi ajuizada no STF pelo partido Rede Sustentabilidade, que pediu a declaração de inconstitucionalidade de atos de instauração de inquéritos com o objetivo investigar o jornalista, conforme informou o site do tribunal.

A ação foi motivada por notícias sobre uma suposta investigação da Polícia Federal, que teria solicitado ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) informações a respeito de movimentações financeiras de Greenwald, para "investigar" suposta atividade criminosa relacionada aos vazamentos, explicou o Consultor Jurídico.

Para o ministro, apesar de a Polícia Federal e outros órgãos não terem confirmado a existência de investigações contra o jornalista, “nenhum desses órgãos descartou a possibilidade futura de abertura”, motivo pelo qual resolveu conceder a liminar, noticiou a Agência Brasil.

Na decisão, o ministro ressalta que a liberdade de expressão garante o direito de obter, produzir e divulgar fatos e notícias por quaisquer meios. “O sigilo constitucional da fonte jornalística (art. 5º, inciso XIV, da Constituição Federal) impossibilita que o Estado utilize medidas coercivas para constranger a atuação profissional e devassar a forma de recepção e transmissão daquilo que é trazido a conhecimento público”, escreveu Mendes.

No Twitter, Greenwald comemorou a decisão, agradeceu ao apoio que tem recebido e ressaltou que a decisão do Supremo é uma garantia para todos os jornalistas brasileiros: “A maioria dos jornalistas tem defendido nosso direito - nosso dever - de reportar este material. É apenas uma minoria, geralmente apoiadores de Bolsonaro, que não o fazem. Mas todos os jornalistas brasileiros serão protegidos por esses precedentes em defesa de uma imprensa livre”.

A decisão de Mendes se baseou, também, em jurisprudência do STF que aplica entendimento constitucional que impede a imposição de sanções penais, civis ou administrativas a jornalistas, no exercício da prerrogativa do sigilo da fonte, informou o site do Supremo.

A medida ocorre quatro dias depois de o ministro falar, em entrevista ao Correio Braziliense, que integrantes da Lava Jato causaram danos por abuso de poder, numa referência às mensagens vazadas. "No fundo, um jogo de compadres. É uma organização criminosa para investigar pessoas", disse.

Recentemente, a cobertura das mensagens vazadas, que ficou conhecida como Vaza Jato, revelou que o próprio Mendes teria sido alvo dos investigadores, que teriam interesse no impeachment do magistrado, segundo o El País.


knightcenter

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

 

“Escolas Criativas” propõe uma jornada para mudança educacional, com base no reconhecido método de trabalho do restaurante ElBulli

 

São Paulo, 14 de agosto de 2019 – A Fundação Telefônica Vivo lança no Brasil o projeto “Escolas Criativas”, uma coleção de seis livros produzidos pelo chef espanhol Ferran Adrià, que levou toda sua experiência do restaurante ElBulli – eleito cinco vezes como o melhor do mundo, com metodologia de trabalho reconhecida por  instituições de prestígio mundial como Harvard University e MIT (Massachussetts Institute of Technology) –, para educadores utilizarem em sala de aula. Os livros trazem uma forma de ensinar e aprender por meio da inovação, criatividade, mudança educacional e melhoria escolar. O download gratuito pode ser feito no acervo da Fundação, pelo site http://fundacaotelefonica.org.br/acervo/colecao-escolas-criativas/.

 

O projeto consiste em seis publicações temáticas, destinadas a diferentes públicos interessados ​​em mudanças educacionais. O objetivo é levar o método de Adrià, conhecido como “Sapiens”, para dentro e fora de sala de aula. Sapiens é o nome com o qual Adrià batizou o caminho para inovar na culinária do El Bulli. O método não nasceu em sala de aula, mas se tornou um modelo de sucesso, aplicável a qualquer disciplina, inclusive ao próprio processo educativo, apostando na reflexão e análise como a melhor maneira de entender as coisas.

 

O Escolas Criativas reforça o posicionamento da Fundação Telefônica Vivo em incentivar a inovação educativa por acreditar que a mudança educacional deve nascer dentro da própria escola, mas também deve incorporar muitos outros atores.  “O método de Adrià está totalmente alinhado com a nossa forma de atuação, na medida em que não propõe soluções prontas, mas estimula os educadores a partir dos saberes locais e suas experiências, e a criar novos modelos pedagógicos e inovar no processo de aprendizagem dos alunos. Acreditamos que o momento é oportuno e reforça nosso compromisso com os professores do País”, explica Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo. 

 

Fascículos

A coleção está organizada em seis livros: Introdução, Sapiens de Escola, Genoma da Escola, Edu Sapiens, Meu Genoma Criativo e Menu de Aprendizagem. O introdutório explica a publicação e contextualiza a necessidade de incluir a criatividade nos processos atuais de mudança educacional que as escolas estão vivenciando. Os outros cinco guias desenvolvem este método de inovação de forma prática, dois destinados a escolas – Sapiens de Escola e Genoma da Escola – e outros três para professores – Menu de Aprendizagem, Meu Genoma Criativo e EduSapiens.

 

Genoma da Escola propõe a reflexão sobre a personalidade criativa a partir de três visões: do líder, da equipe e da comunidade educativa em seu conjunto. Na última, a proposta é a de orientar o grupo envolvido nas atividades à inovação para gerar a real transformação educacional no ambiente. Voltado a equipes diretivas, docentes, gestores, líderes educacionais e redes de escolas com desejo de mudar a forma de ensinar, destina-se também a qualquer pessoa, grupo, organização ou entidade que pense que a criatividade e a inovação são as alavancas para progredir como sociedade e indivíduo. Pode ser utilizado como uma proposta que ajude a pensar sobre este tema ou ser trabalhado como um processo para a construção da personalidade criativa de quem irá liderar projetos, suas equipes e a comunidade educativa na qual estão inseridos. O guia é um material de consulta e reflexão sobre a personalidade criativa que complementa o guia Sapiens na Escola, cujo objetivo é promover a transformação de centros educacionais, ajudando seus professores, gestão e equipes de inovação em seus processos de transformação. Ele é projetado para ajudar a gerar e implementar planos em escolas e instituições de ensino e tem material complementar que facilita a reflexão, eficiência e criatividade nas diferentes etapas do processo.

 

Dentro da metodologia do chef Ferran Adrià, sem compreensão não há criação. Nesse sentido, alcançar a compreensão é o objetivo da aprendizagem. Este é o ponto de encontro entre dois mundos: o gastronômico e o educacional. A publicação Edu Sapiens simplifica a metodologia Sapiens, construída no restaurante ElBulli. O livro apresenta cinco fases do método: Definição, Pesquisa e Conhecimento, Organização e Classificação, Compreensão, Criação e/ou Divulgação. Também estimula o desenvolvimento de quem ensina, ajuda a desenhar um projeto educativo e inclui rotinas de pensamentos, material de suporte e estratégias a serem adotadas. É dirigido a docentes, gestores, líderes educacionais e redes de escolas com desejo de mudar a forma de ensinar, embora também reúna muitos recursos práticos que podem ser utilizados pelos alunos em sala de aula.

 

Menu de Aprendizagem estimula os educadores a perderem o medo de criar, a partir de conceitos de inspiração, adaptação e associação. A inspiração fica por conta do mergulho nos temas criatividade, neurociência e emoções, consideradas essenciais para abrir as portas da inovação. A publicação também orienta a adaptar e levar à sala de aula a aprendizagem compartilhada por outros docentes e aplicadas a alunos de diferentes contextos. Ajuda, ainda, a associar novos conhecimentos ao que já existe em sala de aula. Também traz atividades desenvolvidas por meio de jogos de cartas, que vão estimular o improviso, o pensamento crítico e a reflexão sobre crenças educacionais, sendo possível utilizá-lo por meio de uma leitura linear ou não.

 

Meu Genoma Criativo é direcionado a quem acredita no potencial criativo de seus alunos. A publicação aborda o funcionamento das atitudes e habilidades que ajudam os estudantes a alcançar soluções criativas quando enfrentam novos desafios. Reúne uma série de propostas de autoavaliação para despertar a consciência do potencial criativo. Entre eles, o Emo-ZOOM, uma rotina reflexiva para controlar os pensamentos e fazer com que as emoções sejam funcionais. Em seguida, propõe a coleta de evidências da aprendizagem por meio de um portfólio criativo. O guia funciona de forma orgânica, que permite que o educador é quem decida se vai usar a proposta completa ou criar uma própria, adaptando os conceitos à sua realidade. Há ainda um material complementar de cartões e adesivos que reforçam as propostas da publicação.

 

Sobre a Fundação Telefônica Vivo

A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com 20 anos de atuação no Brasil, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.

 

Nossos canais:

Web: www.fundacaotelefonica.org.br

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Facebook: /fundacaotelefonica

Youtube: /fundacaotelefonica

Instagram: @ft_brasil

Twitter: @ft_brasil

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Na industrialização do couro, seja em pequenas ou grandes indústrias, o processo produtivo é essencial para se obter produtos de qualidade e agregar valor as peças. Duas novas lixas prometem conquistar o mercado brasileiro.EKA4000E e EKA4500foram desenvolvidas especificamente para couro, garantindo o melhor resultado, além de ser um lançamento mundial para o mercado neste ano.

vice-presidente da Grossl, empresa catarinense do segmento de adesivos e abrasivos, que comercializa o produto em todo o território nacional, Sergio Luiz Jankowski, explica que diferentemente de muitos fabricantes que fornecem produtos adaptados oriundos de outros segmentos como madeira ou móveis, as lixas EKA4000E e EKA4500E são específicas para couro. “As lixas são utilizadas nos processos de preparação e acabamento, adequando as peças de couro para a confecção de diversos artigos, tais como: sapatos, estofados, roupas e entre outros”, diz.

Sergio ainda comenta que uma peça de couro possui dois lados, o chamado “carnal” que é a parte interna, e o denominado “flor” que é a parte externa. As lixas EKA4000E e EKA4500E são utilizadas no acabamento das peças de couro, aplicadas em ambos os lados, por meio de um processo de lixamento revestindo um cilindro, que fará o contato com a superfície do couro, com uso de velocidades e pressão controladas.

 

Para cada tipo de acabamento desejado, é necessário utilizar a granulometria adequada, para isso, EKA4000E e EKA4500oferecem ao mercado lixas em grãosdesde 120 ao 800. Com alta tecnologia envolvida no processo de produção, a lixa EKA4000E apresenta resina flexível e grão de óxido de alumínio puro, promovendo um acabamento de alta qualidade para todos os tipos de couro, sem riscar.

Já na EKA4500E, a resina é especial, para um desempenho de alta performance e o grão também é desenvolvido em óxido de alumínio puro. A lixa garante uma superfície sem riscos, podendo inclusive lixar couro à úmido. Além disso, é mais durável, devido às resinas especiais utilizadas para a fixação dos grãos.

Jankowski conta que a Grossl busca ao redor do mundo, produtos e tecnologias desenvolvidas para oferecer aos usuários os melhores resultados. “Nós também auxiliamos as empresas na utilização eficiente dos abrasivos em cada processo, pois entendemos que, ao proporcionar ao cliente o uso dos produtos corretos e da maneira certa, estamos contribuindo para a redução de consumo, rentabilizando os ganhos e gerando benefícios para as empresas”, finaliza.

 

Grossl

Fundada em 1982, em São Bento do Sul (SC), a Grossl oferece soluções completas em abrasivos e adesivos para as indústrias moveleira, madeireira, metal mecânico, automotiva, naval, couro e óptico.

Entre os principais produtos comercializados estão abrasivos, adesivos, colas, selantes, discos de corte, desbaste e esponjas abrasivas, limas rotativas, aplicadores manuais de Hot Melt, lixadeiras pneumáticas manuais Dynabrade, entre outros acessórios e itens.

Os produtos de alta qualidade estão divididos em diferentes grandes marcas distribuídas oficialmente pela Grossl, são elas: Titebond, Franklin International, Ekamant, Starcke e Horse.

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Atualizado em 05/08/2019 - 12h03



Mais de 106 milhões de trabalhadores têm direito ao saque dos recursos, que injetarão R$ 42 bilhões na economia até 2020

 

A CAIXA iniciou, nesta segunda-feira (05), as comemorações dos 30 anos de sua atuação como agente operador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, como marco da celebração, divulgou os calendários da maior ação de pagamentos da história do país.

 

A ação tem como base a Medida Provisória nº 889/2019, que estabeleceu novas regras para saque das contas do FGTS e de Cotas do Programa de Integração Social (PIS). A medida traz flexibilizações imediatas, como a possibilidade de saque, já neste ano, de até R$ 500 das contas do FGTS, bem como novas regras para os próximos anos, e libera o saque das Cotas do PIS para todas as idades.

 

A partir de setembro, o trabalhador poderá fazer um saque imediato de até R$ 500,00 por conta do FGTS, limitado ao saldo da conta. No caso do PIS, o pagamento se inicia em agosto, conforme calendário. "Nós vamos fazer algo que nunca foi feito. Ao todo, 106 milhões de pessoas que devem ser beneficiadas passarão por um dos 26 mil pontos de atendimento da CAIXA", explica o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães.

 

Os saques do FGTS e do PIS para este ano podem resultar em uma liberação de cerca de R$ 30 bilhões para a economia - R$ 28 bilhões do FGTS e R$ 2 bilhões do PIS. Para 2020, o valor adicional previsto para o FGTS é de cerca de R$ 12 bilhões, totalizando R$ 42 bilhões em saques.

 

Saque Aniversário:

A partir de abril de 2020, o trabalhador que fizer a opção poderá sacar um percentual do saldo do FGTS anualmente. Quem optar pela nova sistemática sacará conforme cronograma a seguir:

 

Mês de nascimento

Período de saque

Janeiro e Fevereiro

Abril a Junho/2020

Março e Abril

Maio a Julho/2020

Maio e Junho

Junho a Agosto/2020

Julho

Julho a Setembro/2020

Agosto

Agosto a Outubro/2020

Setembro

Setembro a Novembro/2020

Outubro

Outubro a Dezembro/2020

Novembro

Novembro/2020 a Janeiro/2021

Dezembro

Dezembro/2020 a Fevereiro/2021

 

Os interessados em migrar para a sistemática do saque aniversário poderão comunicar à CAIXA, a partir de 1º de outubro de 2019, nos canais a serem divulgados em fgts.caixa.gov.br. Ao confirmar a mudança, o trabalhador deixará de efetuar o saque em caso de rescisão de contrato de trabalho.

 

A migração não é obrigatória. Caso o titular de conta do FGTS não comunique ao banco o interesse em migrar, permanecerá na regra do saque rescisão. Quem realizar a mudança só poderá retornar à modalidade anterior após dois anos a partir da data de solicitação à CAIXA, conforme a MP.

 

Não haverá alteração relacionada à multa de 40% em caso de demissão sem justa causa para quem migrar para o Saque Aniversário. O direito ao recebimento da multa rescisória permanece o mesmo, independentemente de qual seja a opção de saque do trabalhador.

 

As demais hipóteses de saque, como as relacionadas à aquisição de casa própria, doenças graves, aposentadoria e falecimento não foram alteradas. O trabalhador poderá, portanto, mesmo em caso de opção pelo Saque Aniversário, utilizar seu saldo para casa própria. 

 

Distribuição de resultados do FGTS:

A regra para distribuição dos resultados do FGTS também foi modificada e impactará na rentabilidade da conta vinculada para o trabalhador. A mudança é que o resultado do FGTS apurado no exercício anterior passa a ser integralmente distribuído aos trabalhadores que tinham conta vinculada de FGTS em 31 de dezembro do exercício anterior.

 

Garantia de empréstimo:

O trabalhador que migrar para o Saque Aniversário poderá utilizar os recursos do FGTS como garantia para empréstimo pessoal. O Conselho Curador do FGTS regulamentará a matéria.

 

Cotas do PIS:

A CAIXA e o Governo Federal vão oferecer mais uma oportunidade para sacar os recursos das Cotas do PIS. Diferentemente dos saques anteriores, não há prazo determinado para a retirada do dinheiro. Todos os participantes cadastrados no PIS até 04/10/1988 que possuam saldo poderão sacar, a partir das seguintes datas:

 

Quem tem direito

Recebem a partir de

Crédito em conta na CAIXA para todas as idades

19/08/2019

A partir de 60 anos

26/08/2019

Até 59 anos

02/09/2019

 

São 10,4 milhões de trabalhadores com direito ao saque das cotas do PIS em todo o Brasil.  O pagamento das contas poderá movimentar até R$ 18,3 bilhões.

 

Os pagamentos poderão ser realizados por meio de crédito em conta na CAIXA, com o Cartão do Cidadão e senha nas Lotéricas, CAIXA Aqui e terminais de Autoatendimento ou nas agências CAIXA.

 

Canais exclusivos de informação:

A CAIXA lançou nova versão do APP FGTS, disponível para download nas lojas App Store e Google Play. Com ele, o trabalhador poderá verificar o valor e a data prevista para o saque imediato, dentre outras funcionalidades. Além disso, a CAIXA criou um serviço exclusivo no site fgts.caixa.gov.br/para facilitar o atendimento ao trabalhador que deseja sacar o FGTS. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor a receber, a data do saque e os canais disponíveis. A CAIXA disponibilizou uma central exclusiva para informações sobre o Saque Imediato (0800 724 2019), onde o trabalhador poderá consultar eventuais valores para o saque imediato e informações sobre os canais de atendimento.

 

Para atender os trabalhadores com direito a sacar cotas do PIS, a CAIXA disponibiliza a página exclusiva www.caixa.gov.br/cotaspis, além do Aplicativo CAIXA Trabalhador.

 

A CAIXA alerta que não envia links e não solicita confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou Whatsapp. Os canais oficiais são as únicas fontes seguras de informação ao trabalhador.

 

Atendimento diferenciado:

Para facilitar o atendimento, todas as agências da CAIXA abrirão duas horas mais cedo e aos sábados. As datas e as unidades que abrirão em horário diferenciado serão divulgadas emfgts.caixa.gov.br.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Campanha evidencia combinação entre pais e filhos e presenteia com bebida mais consumida no mundo

Ele pode ser forte, doce, perfumado, ter vários estilos e características. Assim como os pais! Para comemorar o Dia dos Pais, o DiamondMall aposta na popularidade do café, uma das bebidas mais produzidas e consumidas do mundo para presentear os clientes.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Brasil é o maior exportador no mercado mundial e ocupa a segunda posição, entre os países consumidores da bebida. O grão possui muitos admiradores e é presença constante no dia a dia, seja no tradicional café coado seja como toque característico em coquetéis e doces. 

De 6 a 11 de agosto, com R$400 em compras o cliente trocará as notas fiscais por um kit com uma caneca exclusiva e um pacote de 250g de café especial Kapeh.

Os participantes da campanha receberão uma receita criada pela Kapeh: o blend especial chocolate (moído). A combinação de sabor marcante conta com notas de chocolate ao leite, avelã e amêndoas torradas. A marca, cujo nome significa café, no dialeto Maia, divulga toda a potencialidade do café, sendo a única a produzir cosméticos feitos exclusivamente à base do fruto.

Campanha

Para marcar a data, o empreendimento terá uma campanha de marketing, produzida pela agência Lápis Raro, com o tema “Você e seu pai: o blend perfeito”. Segundo a gerente de Marketing do DiamondMall, Flávia Louzada, a promoção valoriza a relação e a mistura existente entre pais e filhos, que são sempre únicas, como o café.

Serviço:

Dia dos Pais DiamondMall

Endereço: Av. Olegário Maciel, 1600 – Lourdes / Belo Horizonte - MG

  • Promoção: Comprou, Ganhou

Período: 6 a 11/8

Com R$400 em compras o cliente trocará as notas fiscais por um kit com uma caneca e um pacote de 250g de café especial Kapeh*. Limite de um brinde por CPF.

Horário de atendimento dos balcões: de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingo das 14h às 20h.

Regulamento disponível a partir do dia 6 de agosto em www.diamondmall.com.br

 

  • Feirinha Aproxima (Entrada gratuita)

Quando: 3/8 | sábado

Horário: 10h às 17h

Local: Estacionamento G4