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Confira o impacto das novidades que impactam negociações de imóveis

Com a revolução digital, a tecnologia possibilitou uma mudança de paradigmas em vários setores da economia, especialmente no modo como se realiza a compra e venda de bens de alto custo, especialmente itens dispostos à negociação no mercado imobiliário.


Imagem: Pixabay

Assim como nos demais segmentos existentes no mundo, o segmento de imóveis teve de se reinventar para manter sua dinâmica de crescimento junto à tecnologia, de modo a acompanhar o impulso do desenvolvimento das pequenas e das grandes cidades frente aos avanços da tecnologia. Um cliente que busca por imóveis em Belo Horizonte, por exemplo, mesmo se estiver no Japão ou na Inglaterra, poderá facilmente fazer sua busca simplesmente inserindo algumas palavras-chave na internet.

 

Então, mais do que nunca, as empresas que desejam sucesso e evidência precisam evoluir nesse sentido, para estar cada vez mais disponíveis aos seus clientes. Obviamente, o caminho a percorrer tem sido bastante exigente.

 

Cada vez mais as incorporadoras, empresas de anúncio de imóveis, corretores – e imobiliárias em geral – que desejam se manter num ritmo de crescimento e de relacionamento adequado para atender às necessidades e exigências dos seus clientes em potencial, que hoje em dia são constantemente influenciados pela exposição à tecnologia e aos modelos de tendências de mercado.

 

Como o mercado imobiliário evoluiu

Até o surgimento da internet, o modelo de anunciar imóveis era bastante artesanal. Exatamente isso! Funcionava de uma maneira bastante rudimentar, especialmente se pensarmos nas proporções que ele hoje têm atingido. Os principais canais de anúncio eram os jornais, as rádios e as revistas, que até a década passada eram praticamente a melhor e a principal fonte de divulgação e de informação para quem buscava anunciar apartamentos à venda em Belo Horizonte ou qualquer outra cidade do país – ou, ainda, encontrar alguma casa ou apartamento para compra e/ou locação.

Ao estarem limitados a poucas e caras linhas nos espaços destinados aos classificados, as descrições de anúncio de imóveis continham breves informações sobre o item anunciado, tenho ao final um número de telefone para o interessado contatar o anunciante.

De maneira particular, esse sistema perdurou por décadas, nas quais os jornais mantiveram um status de prestígio e potencial financeiro. Até o final dos anos 90, os cadernos de domingo eram repletos de anúncios, uma vez que possuíam maior tiragem e possibilidade de alcance.


As novas tendências para o mercado imobiliário

Os clientes que desejavam informações mais precisas sobre um imóvel, era necessário ter muita paciência e contar com a sorte, para por ventura encontrar um bom corretor que fosse capaz de descrever o imóvel de maneira precisa e levá-lo até uma visita em um local adequado às suas necessidades. Caso contrário, o jeito era aguardar mais uma semana, na expectativa de encontrar algo nos jornais do domingo seguinte.

Surpreendentemente, o surgimento da internet fez esse cenário todo mudar, perfilando-se por meio da tecnologia e da facilidade. Hoje, um usuário tem ao alcance dos dedos a possibilidade de pesquisar portais de anúncios para inserir seu imóvel sem ao menos precisar da intermediação de uma imobiliária.

Pode-se inserir fotos, descritivos e até mesmo vídeos do local em poucos segundos, permitindo a quem busca por um imóvel saber detalhadamente sobre o mesmo antes de fazer contato para ir conhece-lo pessoalmente e de pensar em fechar negócio.

 

Facilidades que a tecnologia incorporou ao setor

Se antes, para saber informações sobre determinado imóvel era preciso esperar dias e só ver imagens em uma possível visita, com os desenvolvimento dos portais foi possível ao cliente receber respostas imediatas à sua busca.

Para os corretores, isso representou mais trabalho e possibilidade de ganho. E passou a ser possível atender aos clientes em qualquer parte do mundo, que poderiam manifestar interesse por um anúncio durante uma viagem ou na volta do trabalho. Um ganho e tanto se comparado à capacidade que a mídia impressa dos jornais e revistas eram capazes de produzir até então.

 

Foco no cliente e em soluções digitais para atingir o sucesso

Hoje, é praticamente impossível imaginar um anunciante publicando uma oferta sem fotos ou ocultando o endereço por exemplo e os canais de conteúdo ajudaram muito nisso, compartilhando informações e promovendo cases de sucesso no setor.

 

Para o futuro, a tendência é que a internet se consolide como o único meio de divulgação de imóveis. E a internet é o cenário ideal para corretores curiosos, que buscam a atualização constante sempre criando anúncios inovadores, que se destacam da concorrência.

 

Se por um lado as empresas em geral buscam se conectar por meio de soluções tecnológicas, é possível também dizer que existe demanda para essa oferta toda. Afinal, os consumidores estão cada vez mais voltados à visualizar, acessar informações e comprar produtos cada vez mais de forma on-line.

 

Assim, podemos entender que o fato do mercado imobiliário estar saindo na frente na era digital se justifica pelo simples fato de que ela facilitou de maneira enorme a vida de anunciantes e também de quem procurava por um imóvel. Em segundo lugar, porque tornou o setor ainda mais lucrativo, com potencial de impactar de uma maneira muito mais veloz e eficiente seu público-alvo.

 

A expansão digital para além dos grandes centros e numa fase de profissionalização do mercado imobiliário só faz o setor ser um bom investimento a longo prazo. Nunca as redes sociais ou os portais de anúncio tiveram um papel tão eficaz no que diz respeito à rapidez de resposta para estes novos compradores.

 

Portanto, reconhecer que estamos num momento de oportunidades é ideal para investir em tecnologia e melhorar as interfaces digitais, o que tem sido e poderá continuar sendo um diferencial ao setor imobiliário, que à medida que se adaptar às novas tendências e soluções, poderá obter ainda mais retorno e investimentos!



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