Empreendedorismo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O livro, que inspira coragem e revela o espírito empreendedor dos fundadores da indústria, é um verdadeiro ensinamento do mundo dos negócios 

 

            Em agosto, a Forno de Minas começa a contagem regressiva para celebrar os 30 anos de história da marca. Para registrar essa conquista e os desafios vividos ao longo das três décadas, Hélida Mendonça, uma das sócia-fundadoras da Forno de Minas, fará, em Belo Horizonte, o lançamento do livro sobre a trajetória da empresa, a determinação dos fundadores e sua paixão pela família.

“Aqui todo mundo é de casa” leva para o público a história de persistência, liderança e ascensão de uma das empresas mais queridas e admiradas de Minas Gerais e do Brasil. O livro, que não será vendido, é um verdadeiro presente para os que fizeram, os que fazem parte da Forno de Minas e para os interessados em histórias de sucesso.

A obra, que começou a ser escrita em 2014, por Hélida Mendonça e coautoria de Clarice Laender, transmite para o leitor o espírito de empreendedorismo e os caminhos para se chegar à cultura empresarial presente hoje na Forno de Minas. Com muita leveza, fotos e imagens que marcaram a história da empresa, também faz o leitor entender como transformar crises em oportunidades. O livro conta a trajetória da Forno criada em 1990, a venda para a multinacional Pillsbury e recompra em 1999 até os dias atuais.

No dia do lançamento, para convidados, os sócios: Maria Dalva, Helder, Hélida Mendonça e Vicente Camiloti prometem surpreender o público. Tudo sempre ao estilo Forno de Minas com muita mineiridade e boa gastronomia. “É uma oportunidade para nós comemorarmos juntos aos principais clientes, formadores de opinião, parceiros, consultores e claro nossos colaboradores”, comenta a empresária.

O livro é o terceiro escrito por Hélida. O primeiro a ser lançado – Estrela Dalva – foi uma homenagem à mãe e conta boa parte da história de vida da família, narrada de maneira simples e sutil. O segundo foi também uma homenagem, mas ao pai (Hélio Mendonça Braga que morreu em 1973) e contém relatos marcantes, sinceros e engraçados. E este terceiro que promete ter um lançamento bem diferente do tradicional. “Mas é surpresa”, finaliza Hélida.



Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

InvestChile realizará roadshow no Brasil para apresentar seu portfólio com mais de 150 iniciativas, incluindo projetos públicos, como estradas, bondes, aeroportos, reservatórios, projetos de mineração de médio porte e terrenos para projetos turísticos.

Com investimentos que somam mais de US$10 bilhões, o Brasil é, de longe, o principal investidor latino-americano no Chile. O investimento brasileiro representa quase 9% do total investido por todo o continente americano, e está concentrado em setores como finanças, agroalimentar e tecnologia.  Esse número deve continuar crescendo, de acordo com a InvestChile - Agência de Fomento de Investimento Estrangeiro do Chile -, que em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de  Minas Gerais (FIEMG), realizará no dia 07 de agosto, um evento na sede da FIEMG para convidar as empresas brasileiras a se instalarem no país.

A atividade será presidida pelo embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt Ariztía. Na ocasião, serão apresentadas as carteiras setoriais de investimentos nas áreas de mineração, energia, agroindústria, serviços internacionais e infraestrutura. A InvestChile, que será responsável pela apresentação das oportunidades, atualmente promove um portfólio de 150 projetos públicos a serem realizados até 2023, por meio de investimentos que somam mais de US$18 bilhões, em setores como infraestrutura, turismo, mineração e energia. A instituição também apresentará informações sobre as futuras licitações de projetos como produção de lítio com valor agregado, a iniciativa de cabo subaquático Ásia-América Latina e a implementação da rede 5G.

"No último ano, temos visto um crescente interesse das empresas brasileiras, que queremos reforçar por meio de ações concretas como esse roadshow e o lançamento de nosso primeiro guia do investidor estrangeiro em português, o que facilitará a chegada de mais empresas do Brasil ao Chile", comenta o diretor da InvestChile, Cristián Rodríguez Chiffelle. "Em um ano, passamos de um portfólio de 14 projetos com investimentos de US$124 milhões para 25 com investimentos que somam US$367 milhões, com forte ênfase nas áreas de tecnologia e da indústria agroalimentar. As empresas brasileiras veem oportunidades em nosso país e se deparam com uma economia onde o investimento tem regras claras e onde fazer negócios é fácil. Queremos transformar esse interesse em projetos concretos ", acrescentou.

O guia do investidor estrangeiro da InvestChile – já disponível em espanhol, inglês e chinês no site https://investchile.gob.cl/  - será publicado pela primeira vez em português,  trazendo 80 páginas nas quais as empresas serão capazes de encontrar um passo a passo sobre assuntos jurídicos,  regulatórios, administrativos e práticos para instalar suas operações no Chile.

Relação Minas X Chile

A balança comercial entre Minas Gerais e o Chile é superavitária. Destacam-se a indústria alimentícia, responsável por 29,6% das exportações mineiras para o Chile, o setor metalúrgico, com 26,3% de participação, e os transportes, com percentual de 22,7% das vendas mineiras. Estes setores têm em Minas uma indústria competitiva, com potencial de crescimento e de aproximação ainda maiores.

“O Chile, além de ser o segundo maior parceiro comercial do Brasil na América do Sul, é importante destino de nossos investimentos externos. Minas Gerais é responsável por 18% das exportações brasileiras de produtos metalúrgicos ao país, sendo o setor de alimentos em Minas o segundo com maior participação na pauta das exportações brasileiras, representando 7% do total exportado. Este evento reforçará as potencialidades de comércio entre os países, explorando ainda as oportunidades de expansão internacional para as indústrias mineiras que desejarem expandir suas operações para além de Minas Gerais”, destaca a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG, Rebecca Macedo.

SERVIÇO
InvestChile Roadshow LatAm Brasil

 

Data: 07 de agosto de 2019, 4ª-feira

Horário: 08h30-11h

Local: Sede do sistema FIEMG - Avenida do Contorno, 4456, Sala 09, no 5º andar, Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG

Inscriçõeshttps://www.sympla.com.br/investchile-roadshow-latam-brasil__587114

Programação:

08h30                   Credenciamento e café de boas-vindas

09h00                  Palavras de boas-vindas da FIEMG

09h05                   Palavras do Embaixador do Chile no Brasil, Sr. Fernando Schmidt Ariztía

09h10                  Por que investir no Chile? Portfólio de investimento setorial - Cristián Rodríguez    Chiffelle, Diretor do InvestChile

10h00                   Perguntas e respostas

10h30                   Network

 

Sobre a InvestChile:

InvestChile é a Agência Pública do Chile que promove o país como um destino de investimento estrangeiro direto no mercado global. A Agência fornece informações específicas sobre como iniciar um negócio, bem como os procedimentos e regulamentações para a entrada de qualquer IDE - investimento estrangeiro direito - no país. Promove também uma carteira de investimento em projetos públicos em setores como energia, obras públicas, turismo, mineração e telecomunicações, com mais de 150 iniciativas, totalizando US$18,6 bilhões até 2023.

A InvestChile oferece serviços específicos para cada etapa do ciclo de investimento estrangeiro, com uma equipe de profissionais multiculturais e multilíngues, que realiza mais de 700 consultorias anuais para empresas.

Seus serviços incluem:

•                    Consultoria especializada em setores específicos

•                    Visitas de campo e agendas de reuniões com os principais intervenientes

•                    Assessoria jurídica

•                    Apoio ao reinvestimento

•                    Informações estatísticas gerais e setoriais

A agência, que foi recentemente reconhecida como a melhor da América do Sul pela revista especializada Site Selection, gerencia atualmente um portfólio de 274 projetos de empresas estrangeiras, que totalizam um valor de investimento superior a US$14 bilhões.

Para mais informações acesse:  www.investchile.Gob.cl.

Sobre a FIEMG:

O Sistema FIEMG – formado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG) e pela própria Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) - trabalha para que a indústria mineira se torne cada vez mais competitiva, inovadora e sustentável, capaz de gerar novos negócios, riqueza e desenvolvimento, de forma integrada à sociedade. Uma indústria que se destaque no Brasil e no exterior, e que seja o motor para o crescimento econômico e social de toda Minas Gerais.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Novo produto chega ao mercado para ampliar público e alcance da fintech cearense

Julho 2019 - A cearense FortBrasil apresentou ao mercado um produto que é resultado da parceria com a Mastercard, empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. A novidade é o FortBrasil Mastercard, um cartão digital, com tecnologia de pagamentos por aproximação e ferramentas de autenticação, podendo ser utilizado via aplicativo. Com o novo modelo de cartão de crédito, a fintech passa a produzir os cartões com a bandeira Mastercard, gerando uma série de benefícios aos clientes e possibilitando a ampliação do alcance da marca.

Com o novo produto, a FortBrasil traz ao Ceará a tecnologia por aproximação que vem sendo adotada ao redor do mundo e possibilita transações de meio segundo, ou seja, dez vezes mais velozes do que as realizadas pelos meios de pagamento tradicionais. O dado é da Mastercard, que prevê também uma adesão completa desse tipo de cartão em todos os estabelecimentos comerciais na América Latina, Europa, Oriente Médio e África, que realizarão transações por aproximação e com chip EMV até abril de 2023.

A emissão de cartões com tecnologia por aproximação já é um direcionamento da Mastercard, que desde abril deste ano solicitou aos seus emissores que todos os novos cartões da bandeira fossem emitidos nesse formato. Além da velocidade, o pagamento por aproximação também tem os mesmos padrões de segurança dos cartões com chip.

“Os pagamentos por aproximação são um método rápido, prático e seguro para as compras do consumidor, porque oferecem a conveniência de fazer transações apenas tocando os dispositivos em um leitor habilitado”, explica João Pedro Paro Neto, presidente e CEO da mastercard Brasil e Cone Sul.

Para melhor definição e execução das estratégias de entrada no mercado, FortBrasil e Mastercard se uniram em um trabalho de três meses de consultoria no qual um grupo de especialistas em mercado de meios de pagamento e em pesquisas com consumidores da Mastercard em parceria com a equipe da FortBrasil. Juntas as empresas trabalharam para identificar perfil e necessidades dos clientes da fintech, além de reconhecer práticas do mercado que poderiam ser aplicadas nesse processo.

A estratégia da FortBrasil é disponibilizar aos seus clientes finais a ampliação da aceitação nacional e internacional, multiplicando seus pontos de compra e venda, seja em pontos físicos ou online, já que o cartão possibilita a compra por e-commerce que antes não era possível. Com o novo projeto, a companhia impulsiona a sua meta de dobrar o faturamento nos próximos dois anos - fortalecendo sua presença não só no mercado de cartões das classes econômicas emergentes, mas ampliando também sua atuação para outros públicos.

“Sem dúvida alguma avançamos na prestação dos nossos serviços e agregamos valor no dia a dia dos nossos clientes. Isso reforça o nosso compromisso na busca de melhores soluções continuamente”, celebra José Neto, diretor de Operações da FortBrasil. A parceria da FortBrasil com a Mastercard rende à fintech um produto diferenciado, seguindo a linha adotada pela FortBrasil de investir cada vez mais em tecnologia nos processos internos e também na forma como o produto final chega aos clientes. Isso se estende para as vantagens que os clientes FortBrasil têm com a chegada da Mastercard. Ao longo do ano, a FortBrasil fará a transição de parte dos clientes atuais para a bandeira Mastercard, além da admissão de novos clientes já dentro dessa nova proposta.

Além da ampliação da rede de compras, a nova parceria possibilita aos clientes FortBrasil o acesso a diversos benefícios ofertados pela Mastercard, como o programa de fidelidade Mastercard Surpreenda, no qual o consumidor compra um produto e ganha outro de igual ou menor valor dentro de uma relação selecionada de produtos. A cada transação realizada com cartões Mastercard, o portador acumula um ponto e a partir de determinada quantia consegue resgatar descontos em roteiros de viagem, ingressos de cinema e muito mais.

Sobre a Mastercard
A Mastercard (NYSE: MA), www.mastercard.com, é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Nossa rede global de processamento de pagamentos conecta consumidores, instituições financeiras, estabelecimentos comerciais, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da Mastercard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MastercardNews, participe das discussões no blog Beyond the Transaction e inscreva-se para receber as últimas notícias por meio do Engagement Bureau.

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Com o objetivo de promover a intercooperação, incentivar a prática esportiva e o trabalho coletivo, o Sistema Ocemg promove, de maio a setembro, a 16ª edição do Esportes Cooperativos de Minas Gerais (Coopsportes).

Araxá recebe os jogos da última fase classificatória, no dia 03 de agosto, sábado, das 8h30 às 17h30, no Sesc Araxá (Rua Dr. Edmar Cunha, 150 - Vila Santa Terezinha) e os jogos de Futebol Society na quadra localizada à Av. Wilson Borges, nº. 1.125, Bairro Santo Antônio.

Os interessados em acompanhar as competições poderão retirar os ingressos nas cooperativas participantes. A etapa de Araxá será classificatória para a fase final, a ser disputada na capital mineira, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro.

Coopsportes

Maior evento esportivo cooperativista de Minas Gerais, o Coopsportes conta, pelo segundo ano consecutivo, com seis etapas regionais. A final acontecerá em Belo Horizonte, no Sesc Venda Nova, nos dias 30 de agosto e 1º de setembro.

O evento conta com 12 modalidades esportivas: futsal (masculino), futebol society (masculino), peteca (masculino e feminino), vôlei de duplas (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino), buraco e truco (dupla livre, mista ou não) e xadrez, dama, sinuca (livre).

O SISTEMA OCEMG

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. Pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.

Mais informações: www.minasgerais.coop.br.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

 

No próximo dia 21 de março, os membros do Lide Futuro se encontram para participar de um evento com foco no crescimento de Startups no Brasil, a partir das 19h no Sofitel Ipanema. Carlos Naupari, sócio da Rokk3r que atua na área de Business Development e na implementação da tecnologia de Blockchain, e Lorenzo de Leo, General partner da Rokk3r que responde pela expansão da companhia em mercados internacionais, estarão compartilhando com os jovens empresários suas experiências para tornar seus negócios internacionais.

A Rokk3r é uma consultoria de tecnologia e inovação para empreendedores e investidores que desejam criar statups que cresçam exponencialmente. Como parceria, ela aumenta o valor, reduz riscos e ajuda a continuar na ponta da inovação, com foco em blockchain, inteligência artificial e impressões 3D.