Imprimir
Categoria: Economia
Acessos: 13922
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

As aplicações de renda fixa, como CDB e CDI, são ótimas alternativas para aqueles que buscam começar a investir ou diversificar sua carteira de investimentos. E, com tantas siglas e opções nesse mercado, esses tipos de investimentos podem causar algumas confusões sobre o que são.

Portanto, antes de decidir onde aplicar o seu dinheiro, é preciso entender um pouco das modalidades para que elas sejam bons rendimentos.

Vamos falar sobre o CDB e CDI e suas diferenças? Confira!

O que é o CDB?

Para começar, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas modalidades de investimentos. O CDB, Certificado de Depósito Bancário, é um título de dívida emitida pelos bancos para fins de captação de dinheiro.

Ele é uma espécie de empréstimo que o investidor faz para a instituição e, como em qualquer empréstimo, o devedor paga juros ao credor. Esses juros são os rendimentos da aplicação que são pagos nos vencimentos ou resgate deste título.

Os CDBs podem ser de dois tipos, os prefixados, em que o investidor sabe o valor do rendimento no momento da aquisição e os pós-fixados, em que a aplicação renderá conforme algum indexador do mercado, como o CDI ou IPCA.

O que é o CDI?

O CDI, Certificado de Depósito Interbancário, trata de empréstimos que acontecem entre as instituições bancárias em um prazo curto. Seu objetivo é que os bancos cumpram a determinação do Banco Central de fechar o dia com saldo positivo.

A taxa praticada nessas transações é chamada de CDI, dessa forma, o CDI não é exatamente uma modalidade de investimento, mas um índice que serve de referência para grande parte dos investimentos de renda fixa.

Não é possível que uma pessoa física invista no CDI, porém, existem os chamados Fundos DI, que são investimentos oferecidos em bancos e corretoras referenciados na taxa do CDI.

Qual a relação entre CDB e CDI?

A taxa do CDI é a principal referência para diversas modalidades de investimento em renda fixa, sendo assim, os bancos e instituições que vendem títulos utilizam esse índice para estabelecer a rentabilidade dos investidores.

Sempre que o CDI sofre variação, os investimentos atrelados a ele também são impactados, positiva ou negativamente.

Por isso, é importante conhecer o CDI, afinal, é direta a relação entre o CDI e o CDB e é a variação do índice que determina se um investimento em CDB é rentável ou não para o momento.

Investir em CDB ou Fundo DI?

Tanto o CDB quanto o CDI possuem tipos de públicos e é preciso entender qual deles podem ter mais a ver com seu perfil de investidor. E, como qualquer aplicação, é necessário pesar as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Principais vantagens do CDB

Desvantagens do CDB

Principais vantagens do Fundo DI

Desvantagens do Fundo DI

Agora que você conhece mais do CDB e CDI é importante refletir sobre eles e acompanhar o índice para escolher quais rendimentos serão os mais válidos para seu momento de investimento. Aproveite as informações e bons negócios!