Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Projeto vai abordar novo olhar para questões pertinentes a melhor idade

Para os apaixonados por cinema, artes e cultura, vêm aí as oficinas do projeto Cine Vida, com o apoio do Banco Mercantil do Brasil. As inscrições para a primeira turma vão até 22 de abril. As aulas têm início em maio e, em decorrência ainda da pandemia de covid-19, serão todas virtuais, com conteúdos ao vivo e gravados. Estão previstas outras três turmas, em julho, setembro e outubro.

Destinadas aos moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, a partir de 15 anos, as oficinas vão promover uma imersão no universo audiovisual, com encontros remotos e mentoria. Após 60 horas/aula, os alunos do projeto vão produzir filmes de curtas-metragens de, aproximadamente, um minuto de duração. Os filmes, como acontece anualmente, farão parte de uma mostra, que, agora em 2022, deve acontecer também de forma online.

Para participar, não é necessário nenhum conhecimento técnico ou experiência prévia. Os interessados devem apenas possuir celular, tablet, laptop ou computador com acesso à internet e espaços nos equipamentos para a gravação e edição de vídeos. Vale ressaltar que as oficinas são gratuitas. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site: www.oficinacinevida.art.br

Temática 2022 - Para este ano, as oficinas e a produção dos filmes serão norteadas pela temática “Tempo em Nós (50+)”. O objetivo é despertar nos alunos um novo olhar sobre a temática, a partir de suas vivências e pretensões artísticas. “Queremos dar voz e representatividade para histórias que abordem narrativas e personagens ligados ao grupo 50+. A terceira idade, atualmente, é um tema emergente em nossa sociedade e envolve uma complexidade de questões que servem de base para compor as narrativas e buscas dos projetos a serem produzidos”, avalia o idealizador e coordenador do projeto, Leandro Wenceslau, mestre em artes pela UEMG.

Por ser um banco focado no ecossistema 50+, sendo o 5º maior pagador do INSS do país, o Mercantil do Brasil aposta na iniciativa. Pretende, assim, refletir sobre a importância desta geração que está cada vez mais atuante no mercado de trabalho, na economia e na sociedade, além de incentivar e promover o acesso à arte e à cultura por meio da produção audiovisual.

Protagonismo Social - Com mais de 600 alunos nos últimos cinco anos e a realização de 25 oficinas nas áreas periféricas de Belo Horizonte, o projeto Cine Vida, idealizado por Leandro Wenceslau, da Produtora Estalo Criativo, busca, por meio da arte (cinema), potencializar a formação de novos artistas e técnicos ligados ao campo audiovisual (direção, fotografia, roteiro, produção, som, arte, dentre outras), além de formar cidadãos mais conscientes de sua capacidade de construção de uma nova realidade.

“Promovemos o protagonismo social, a valorização e a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, o compartilhamento de ideias e a cultura de paz. O projeto estabelece também diálogo com as principais agendas públicas e aposta na viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso”, complementa Leandro.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil