Imprimir
Categoria: Arte e Cultura
Acessos: 6989
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Público presente no CineSesc conferiu um recorte de seis filmes nessa sexta-feira. Curta premiado e olhares sobre São Paulo marcaram a seleção do dia

A sexta-feira, 16/03, da Mostra Tiradentes | SP foi de intensa programação fílmica. O festival, em cartaz no CineSesc (Rua Augusta, 2.075) até o dia 21/03, abriu o fim de semana com seis filmes divididos em três sessões. A seleção do dia apresentou consistente recorte da produção cinematográfica brasileira, reunindo curtas selecionados para a Mostra competitiva da 21ª Mostra de Tiradentes, uma pré-estreia mundial e um longa da Mostra Aurora seguido de debate. A sexta também foi marcada pelo início do Lab | Imersão DocBrasil, ministrado pelo curador Cleber Eduardo.

Abrindo a programação às 17h30, o público conferiu o curta “Estamos Todos Aqui”, de Chico Santos e Rafael Mellim (SP). Primeiro a ser exibido em sua sessão, o filme foi o grande vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas da última edição da Mostra Tiradentes, realizada em Janeiro. “Iara”, de Érika Santos e Cássio Pereira dos Santos (MG); “Peito Vazio”, de Yuri Lins e Leon Sampaio (PE); e “Outras” de Ana Julia Travia (SP) completaram a seleção da série 1 da Mostra Foco.

Na sequência, às 19h, o CineSesc se agitou com a primeira exibição de “Berço Esplêndido”, de Lucas Acher (SP). Integrando a Mostra Paulista, o filme inédito foi selecionado pelos curadores Cleber Eduardo e Lila Foster especialmente para integrar a itinerância do evento. Com uma narrativa marcada pela ambientação em São Paulo, o longa é representação consistente da (capacidade de) produção dos jovens cineastas do estado.  “O filme foi produzido durantes os dois últimos anos e levantado com financiamento coletivo. Um trabalho duro que ficamos muito felizes de apresentar pela primeiríssima vez na Mostra Tiradentes | SP. Isso porque o filme apresenta a capital paulista a partir da perspectiva de um indivíduo, o que dá um direcionamento muito específico para a cidade. De certa forma esse indivíduo representa uma faceta a margem de São Paulo”, comenta o diretor.

O CineSesc lotou para a última sessão da noite: “Madrigal para um Poeta Vivo”, de Adriana Barbosa e Bruno Mello Castanho (SP). A exibição do filme, que é um dos sete selecionados da Mostra Aurora, foi seguida de um bate-papo com os diretores mediado pelo curador Cleber Eduardo. O documentário com elementos ficcionais emocionou o público com o  escritor paulistano Tico, figura que estrelou manchetes de jornais e revistas com uma história de superação e a curiosa ocupação de coveiro em paralelo ao seu ofício da escrita. No bate-papo, os diretores responderam perguntas, apresentaram um pouco do processo de filmagem e bastidores da produção que é um retrato sensível de um excêntrico personagem da capital paulista.

Na parte da tarde, o Cleber Eduardo abriu as atividades do Lab | Imersão DocBrasil. Ao todo, 11 realizadores de 5 projetos diferentes participam do laboratório sobre produção de longa de documentário. A ação formativa segue até o dia 19 de março, segunda-feira.

 

A Mostra Tiradentes |SP é uma realização da Universo Produção em parceria com o CineSesc.


PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO, 17/03

Produções paulistas e sessão gratuita de filme vencedor marcam programação de sábado da Mostra Tiradentes | SP. As atividades começam logo cedo, às 16h30, com a exibição do Filme Homenagem “Escola de Cinema”, de Angelo Ravazi (SP). A sessão será seguida de bate-papo com o diretor e o homenageado desta edição, Ismail Xavier. Às 20h30, o público poderá conferir gratuitamente o longa “Baixo Centro”, de Ewerton Belico e Samuel Marotta (MG), vencedor da Mostra Aurora da 21ª Mostra Tiradentes. “Platamama” de Alice Riff (SP), às 19h, e “Lembro Mias dos Corvos”, de Gustavo Vinagre (SP), às 22h, completam a programação do dia.


Programação completa: SÁBADO, 17/03

16h30 – MOSTRA HOMENAGEM

ESCOLA DE CINEMA
Documentário, Digital, Cor, 71’, SP, 2017

Direção e Roteiro: Angelo Ravazi


Elenco: Carlos Augusto Calil, Jean-Claude Bernardet, Ismail Xavier, Maria Rita Galvao, Maria Dora Mourao, Carlos Roberto Souza, Andre Klotzel, Alain Fresnot

Entre a ressaca do cinema novo e a ascensão do regime militar brasileiro surge uma escola de cinema.


*Após a sessão, bate-papo com o diretor e encontro com Ismail Xavier, homenageado desta edição com mediação do curador Cleber Eduardo

Classificação etária: livre


19h –LONGA – MOSTRA PAULISTA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL

PLATAMAMA
Documentário, DCP, Cor, 71’, SP, 2018

Direção: Alice Riff
Elenco: Denilson Chiara Manami, Carmen Manami, Pamela Ruth Apaza, Mari Apaza, Richards Tex Brown Mahaney

Uma família de bolivianos deixa para trás seu país, sua cultura e tradições, distanciam-se da Pachamama, em busca do deus que está nas grandes cidades, o Platamama.

Classificação etária: 10 anos

20h30 – LONGA – MOSTRA AURORA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL – ENTRADA GRATUITA

BAIXO CENTRO
Ficção, DCP, Cor, 80’, MG, 2018
 
Direção: Ewerton Belico e Samuel Marotta
Elenco: Alexandre de Sena, Cris Moreira, Marcelo Souza e Silva, Bárbara Colen, Renan Rovida

Nos fragmentos de uma noite sem fim, Robert e Teresa se encontram, se conhecem e se separam pela força da opressão e pela ameaça da morte e da desaparição que se insinua continuamente. Circundados por Djamba, Gu e Luísa, a noite sugere encontros, êxtase, memórias da catástrofe e promessa irrealizada de felicidade. As sombras do amor em uma cidade que desmorona.

* Longa vencedor da Mostra Aurora, eleito pelo Júri da Crítica da 21ª Mostra Tiradentes.

* Após a sessão, bate-papo com os diretores e mediação da curadora Lila Foster


Classificação etária: 14 anos

22h – LONGA – MOSTRA AURORA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL


LEMBRO MAIS DOS CORVOS
Documentário, DCP, Cor, 81’, SP, 2018
 
Direção: Gustavo Vinagre
Atriz: Julia Katharine

Júlia conta histórias para atravessar uma noite de insônia.

* Prêmio Helena Ignez para Julia Katharine, eleita destaque feminino pelo Júri da Crítica na 21ª Mostra Tiradentes.

* Após a sessão, bate-papo com o diretor com mediação da curadora Lila Foster.

Classificação etária: 12 anos

SOBRE A MOSTRA TIRADENTES |SP

Realizada pela Universo Produção e pelo SESC SP, a Mostra Tiradentes |SP tem o propósito de ampliar as possibilidades de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo. De 15 a 21 de março, o público poderá conferir lançamentos e novidades do cinema nacional em longas e curtas, compartilhar conteúdos e reflexões com a presença de profissionais de vários estados do país, participar de debates, ações de formação e discutir os processos audiovisuais de criação.


***
Acompanhe a Mostra Tiradentes |SP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2018.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: mostratiradentes.com.br
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

***
CineSesc
Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César
(11) 3087-0500
www.sescsp.org.br

MOSTRA TIRADENTES | SP
15 a 21 de março de 2018
Realização: Universo Produção e Sesc - SP