Imprimir
Categoria: Arte e Cultura
Acessos: 4689
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Tradicional concurso fotográfico prestigia a agricultura no continente sul-americano; nesta edição foram inscritas 1.592 imagens

Belo Horizonte é a nova sede da exposição itinerante do 12º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. De 8 de agosto a 10 de setembro, os visitantes da Casa Fiat de Cultura poderão conhecer a diversificada e eficiente agricultura da América do Sul, seguindo o mesmo sucesso conferido pelo público de Curitiba e Ponta Grossa, ambas cidades do Paraná onde a exposição esteve presente. As 32 fotografias que compõem a mostra retratam a relação do homem com a terra: o trabalho e a paixão que move a agricultura, a rotina da vida rural, a simplicidade e modernidade que estão em consonância. A entrada é gratuita.

 

Foto vencedora da categoria "Máquinas" do argentino Alberto Elias.

O grande vencedor desta edição, na categoria “Profissionais”, foi o brasileiro Sérgio Ranalli com a foto “O agricultor observa o céu de geada”. Na categoria “Aficionados”, para fotógrafos amadores, o concurso premiou o também brasileiro Flávio Benedito Conceição com a fotografia “Raios de sol sobre o trigo”. O repórter fotográfico argentino Alberto Alejandro Elias foi o vencedor na categoria “Máquinas – Profissionais”, com a imagem “Poder”, enquanto Verkuyl Victor Marcelo, também da Argentina, venceu na categoria “Máquinas - Aficionados”, com a foto “Cuando el sol pierde su bravura”. Além da oportunidade de mostrar suas fotos em uma exposição itinerante, os vencedores receberam prêmios em dinheiro: 15 mil reais para “Profissionais” e 5 mil reais para “Aficcionados”.

Os jurados escolheram outras 28 imagens entre as 1.592 inscritas para formar a exposição. Seus autores são Marcio Machado, Luis Tadeu Vilani, Marcos Ribolli, Michael de França Dantas, Daniel Marenco, Fabiano Machado do Amaral, Adriano de Ávila, Mastrangelo de Paula Reino, Fernando Kluwe Dias, Gustavo Castro, Cristiano Buttner, Luis Eduardo Castro, Romeiro de Castro, Álvaro Almeida e Ricardo Chicarelli (Brasil); Aldo Raul Zanetti, Mauricio Oscar, Adrian Simensen e Oscar Dechiara (Argentina); Filiberto Pinzon e Cesar David (Colômbia); Ruben Giménez (Uruguai).

O júri da 12ª edição do concurso é formado por: Rosane Henn, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Leandro Mitmann, editor da revista A Granja; Sérgio Sade, fotógrafo profissional; Américo Vermelho, fotógrafo profissional; Angel Amaya, editor do diário La Capital (Argentina); Samuel Milleo, gerente de Comunicação da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar); e Marianna Fernandes, representante do Banco CNH Industrial.

Criado em 2003, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo é hoje um dos principais da América do Sul nessa categoria. Desde então foram inscritas cerca de 21 mil imagens e realizadas 190 exposições em 105 cidades de cinco países, para um público de aproximadamente 500 mil pessoas.

Sobre o Prêmio New Holland de Fotojornalismo

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um projeto cultural apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocinado pela New Holland e pelo Banco CNH Industrial, com realização da Mano a Mano Produções Artísticas. Em Belo Horizonte, a exposição conta com o apoio da Casa Fiat de Cultura, do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal. Criado com o objetivo de valorizar o trabalho dos repórteres fotográficos, o projeto passou a premiar também fotógrafos não profissionais — pessoas aficionadas pela fotografia. Inicialmente restrito ao Brasil, o concurso foi ampliado primeiramente para o Mercosul e, ao completar dez anos, para toda a América do Sul, tornando-se um dos mais importantes concursos fotográficos desses países. Além da premiação, o projeto realiza exposições fotográficas itinerantes pelas cidades dos países participantes.

Serviço
Exposição do 12º Prêmio New Holland Fotojornalismo
Local: Casa Fiat de Cultura, Piccola Galleria
Praça da Liberdade, 10, bairro Funcionários
Belo Horizonte (MG)
(31)3289-8900
Data: 8 de agosto a 10 de setembro de 2017
Entrada gratuita