Imprimir
Categoria: Artigos
Acessos: 1385
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

As eleições alemãs de 24 de setembro de 2017, devido à força política, financeira e histórica específica do país, sem dúvida foram o centro do interesse internacional e europeu. Seus resultados foram marcados pela vitória da CDU / CSU da União Cristã liderada pela chanceler Angela Merkel, mesmo com uma porcentagem menor, -33%, enquanto nas eleições federais de 2013 obteve 41, 5% -, a contração - 20, 5% de 25,7% em 2013 - do Partido Social Democrata (SPD) de Martin Schulz, mas também pela entrada no Parlamento Federal do partido AfD, a mais perigosa fronteira da Europa, devido ao tamanho da Alemanha e aos dramáticos acontecimentos históricos que mudaram o curso do século XX.

Os alemães - é mais do que óbvio - agradecem a chanceler Merkel por seu bem-estar, seu alto padrão de vida comparado com o de outros povos europeus, para combater efetivamente o desemprego (a taxa de desemprego está em níveis historicamente baixos, ou seja, apenas 3,9% da força de trabalho) e, claro, para os excedentes orçamentários. Então, por todas estas razões, eles deram-lhe um quarto mandato na Chancelaria, algo sucedido apenas por Konrad Adenauer, o reformador da Alemanha do pós-guerra e Helmut Kohl, o pai da reunificação da Alemanha.

Por outro lado, a vitória do chanceler Merkel e a formação de um governo com potenciais parceiros - sejam lá quais forem -implicam, obviamente, a continuação da política de extrema austeridade e a implementação fiel das regras "sagradas" de disciplina orçamentária, pois serve a Alemanha de uma forma muito visível. No entanto, a implementação desta política há anos, já esticou e sobrecarregou os países do Sul da Europa e, especialmente, a Grécia e, portanto, ao longo da estrada, levará, com precisão matemática, todo o projeto europeu a um risco sério de colapso.

Ao mesmo tempo, o percentual historicamente alto - 12,6% - do AfD de xenófobo e anti-imigrante de extrema-direita, que pela primeira vez conseguiu não só entrar no Bundestag, mas também se tornar o terceiro maior partido da Alemanha como um todo e a segunda maior nos estados federais do leste, é uma marca particularmente obscura das eleições alemãs e aumenta consideravelmente os populistas e extremistas de direita em todo o continente. É a primeira vez após a Segunda Guerra Mundial e o colapso do regime nazista em 1945 que tal coisa acontece, fato que, sem dúvida, constitui um marco negativo na história alemã.

Neste ponto, deve notar-se que nas eleições de setembro de 2013, o partido "Alternativa para a Alemanha" (AfD), que nasceu no mesmo ano da reação de uma parte dos alemães contra os países do Sul da Europa, tomou 4,7% dos votos e não entrou no Parlamento. No entanto, com sua entrada atual, os membros incondicionais de extrema-direita e xenófobos do AfD,  considerados por muitas pessoas autênticos herdeiros dos Nazistas, devem exercer forte pressão sobre a chanceler Merkel para mudar o rosto democrático liberal que mostrou nas questões de imigração, terrorismo e segurança - por exemplo, a política de fronteiras abertas que resultou na entrada de muitos refugiados e imigrantes na Alemanha em setembro de 2015. É claro que, na realidade, essa política não é motivada por sentimentos filantrópicos, mas é baseada no interesse da Alemanha, Como todos os anos, o país precisa de meio milhão de imigrantes para continuar sua existência como poder econômico e para efetivamente apoiar seu sistema social.

A declaração feita pelo co-presidente do partido do AfD, Frauke Petry, durante um discurso em Stuttgart, onde comparou uma sociedade que incorpora imigrantes a uma "pilha de compostagem", sua abordagem na vigilância da fronteira por guardas alemães que atirem em qualquer refugiado ou imigrante tentando passar ilegalmente, mas também a declaração do outro co-presidente do AfD Alexander Gauland alguns dias antes do euro 2016 em relação ao grande jogador alemão-ghanês negro do Bayern e da equipe alemã de futebol Jerome Boateng, - "As pessoas consideram ele é um bom jogador, mas eles não o queriam como seu vizinho "- indicam da maneira mais clara que essa festa herdou as famosas tradições dos batalhões de assalto do Partido dos Trabalhadores Alemães Nacional-Socialistas de Adolf Hitler na década de 1930 , em relação à raça ariana.

Qual a razão, no entanto, do surgimento frenético desta formação política racista, que quer, entre outras coisas, mudar a atitude da Alemanha para impedir a manifestação de remorso pelos horríveis crimes nazistas? Definitivamente, uma causa fundamental é a crise dos refugiados e da migração, que hoje em dia assumiu proporções gigantescas e que ultrapassa os países europeus e, claro, a Alemanha. Sobre este terreno dos fluxos de refugiados e imigrantes em curso, em vez da construção pelo mundo desenvolvido de uma política democrática e progressiva de refugiados e imigração que mostre compaixão e solidariedade, as flores espadas do mal crescem e as políticas desumanas, fascistas e a retórica do ódio surgem triunfante contra pessoas perseguidas e infelizes que fugiram de suas casas nas mais trágicas circunstâncias que buscavam luz longe da horrível e mortal escuridão da guerra e extrema pobreza, e esperavam um futuro melhor e mais pacífico.

Além disso, outro motivo importante para o rápido aumento do AfD de extrema-direita é o uso pleno - pelos funcionários desta formação política - dos incidentes terroristas islâmicos e dos eventos criminosos que os conectam ao afluxo de refugiados e imigrantes de paises islâmicos. Assim, durante o período eleitoral, eles não deixaram de lembrar o massacre no mercado de Natal em Berlim e os ataques sexuais contra jovens alemãs por imigrantes árabes no Ano Novo 2016 em Colônia.

Finalmente, a semente dos pontos de vista extremos e xenófobos é muito melhor incubada como o novo "ovo de cobra" nas sociedades prósperas do Norte que se sentem ameaçadas pelas "pessoas pobres" do Sul, a quem atribuíram vários estereótipos negativos - e, claro, pelos refugiados e os imigrantes. Esta tendência também é confirmada pela vitória nas eleições austríacas de 15 de outubro de 2017, do Partido Popular de Sebastian Kurz, que tem uma agenda anti-imigração extrema, bem como pelo aumento das taxas da Partido liberdade neonazista de Heinz Christian Strache de 20,5% nas eleições de 2013 para 26% nas eleições atuais.

Em conclusão, as impressões das eleições alemãs são obscuras para os países mais pobres da Europa do Sul em dificuldade, já que a política alemã de austeridade não vai mudar nem mesmo um pouco - e para os cidadãos democráticos da Alemanha e de toda a Europa que observam com horror o pesadelo do ataque das entidades políticas fascistas, racistas e xenófobas.

Currículo

 Karderinis Isidoros

Isidoros Karderinis nasceu em Atenas, em 1967. Ele é um romancista, poeta e colunista. Ele estudou economia e completou estudos de pós-graduação na economia do turismo. Artigos de sua autoria têm sido republicados em jornais, revistas e sites de todo o mundo. Seus poemas foram traduzidos para o Inglês, francês e espanhol e publicados em revistas literárias e seções literárias dos jornais. Ele publicou sete livros de poesia e dois romances. Seus romances e três de seus livros de poesia foram publicados nos EUA e na Grã-Bretanha.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Facebook: Karderinis Isidoros

Twitter: Isidoros karderinis