Imprimir
Categoria: Arte e Cultura
Acessos: 8988
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Obra reúne 67 partituras de choros compostos por Garoto, muitas delas inéditas em gravação e nunca antes publicadas. Para celebrar o lançamento da publicação, o IMS promoverá dois shows com os violonistas Paulo Bellinati e Marco Pereira

 choros em garoto

 

Novo lançamento das Edições Sesc São Paulo e do Instituto Moreira Salles, Choros de Garoto traz uma seleção de 67 partituras de choros do compositor e instrumentista virtuose Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955). Após o lançamento no Sesc Vila Mariana, o novo evento acontece no Conservatório da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), dia 22 de março, às 19h30, com um bate-papo musicado com um dos organizadores, Jorge Mello.

Muitas inéditas em gravação e nunca antes publicadas, as partituras foram recolhidas e reescritas pelos músicos Henrique Gomide e Domingos Teixeira. O livro traz ainda um perfil biográfico do artista escrito por Jorge Mello, que assina a organização da publicação ao lado de Gomide e Teixeira. Para celebrar o lançamento, o IMS receberá dois dos maiores violonistas brasileiros, Paulo Bellinati e Marco Pereira, para show com repertório que destaca obras de Garoto e com músicas de Dilermando Reis, Dominguinhos e composições próprias.

Inventor do violão-tenor, arranjador e compositor de mais de duzentas obras entre valsas, sambas, boleros e, principalmente, choros, o multi-instrumentista Garoto se consagrou na década de 1940, quando chegou a comandar dois programas na então concorrida Rádio Nacional: Garoto e Seus Mil Instrumentos e Garoto e seus Solos. O artista também tocou ao lado de nomes como Carmen Miranda, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Francisco Alves, Silvio Caldas, Luiz Gonzaga, Orlando Silva, Aracy de Almeida e muitos outros nomes de destaque.

Garoto foi um marco na evolução do violão e da música brasileira. Chorão, tocava com perfeição vários instrumentos de cordas, e suas composições para grupos regionais já apontavam a textura que marcaria suas criações futuras, cada vez mais ousadas e transcendentes. Sua contribuição para a Bossa Nova é indiscutível.”.

Paulo Bellinati

Integrante, entre outras, da famosa Orquestra Brasileira, sob direção de seu vizinho e parceiro em rodas de choro Radamés Gnattali, Garoto inovou o choro brasileiro ao desenvolver harmonias intrincadas e tonalidades que não existiam nos choros tradicionais, além de usar pela primeira vez uma escala de tons inteiros e incluir elementos da música norte-americana, sem com isso descaracterizar o gênero.

Com prefácio assinado pelo músico Paulo Bellinati, o livro traz 17 choros inéditos em edição e gravação comercial, 16 inéditos em gravações comerciais e dez inéditos em edição. Todas as partituras tiveram revisão da equipe técnica do Instituto Moreira Salles e são apresentadas no formato melodia & cifra, o que permite que sejam reproduzidas por variadas formações instrumentais.

 

 

FICHA TÉCNICA:

Choros de Garoto

Edições Sesc São Paulo e Instituto Moreira Salles

Organizadores: Jorge Mello, Henrique Gomide e Domingos Teixeira

ISBN Edições Sesc São Paulo: 978-85-9493-057-6

ISBN Instituto Moreira Salles: 978-85-8346-041-1

Páginas: 224 p.

Formato: 24 x 30 cm

Preço: R$ 94,50

 

Serviço:

Lançamento do livro Choros de Garoto

Bate-papo musicado com um dos organizadores, Jorge Mello. Participação dos músicos Celso Farias, José Lucena Vaz e Duo 13 Cordas.

22 de março de 2018, quinta-feira, às 19h30

Conservatório da UFMG

Avenida Afonso Pena, 1534

Belo Horizonte – MG

Atividade Gratuita.

As publicações das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridas em todas as unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria.

 

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Pautada pelo conceito de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento. Em diálogo com a programação do Sesc, a editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Além dos títulos impressos, as Edições Sesc vêm convertendo seu catálogo em e-books que podem ser adquiridos em lojas virtuais como Livraria Cultura, Livraria Saraiva e Amazon, e em aplicativos do Brasil e do mundo como Google Play e Apple Store.