Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em parceria com a Fundação Hemominas, colégio incentiva a doação de sangue há quatro anos com campanhas e eventos de conscientização

No dia 1º de novembro d e 2014, sábado, a partir das 9h, o Colégio Magnum Cidade Nova promove a Caminhada Solidária Pela Doação de Sangue, em parceria com a Fundação Hemominas. O evento faz parte do projeto Doador do Futuro Magnum, que faz campanhas para doação de sangue já há quatro anos com a comunidade escolar.

 

A caminhada será realizada na avenida José Cândido da Silveira, bairro Cidade Nova, na região Nordeste da Cidade e a concentração será na porta do colégio, na Rua São Gonçalo, XXXX, bairro Nova Floresta. A partir das 9h, enquanto os participantes retiram seus kits, a Fundação Hemoninas estará fazendo agendamento de doações. Logo depois, haverá uma aula de aeróbica com a equipe de esportes do Magnum e em seguida a caminhada.

A ideia do projeto é ressaltar a importância da doação de sangue. "Tudo começou dentro da sala de aula. Para estimular o gesto, exibimos vídeos motivacionais e reportagens que relatam a dificuldade de quem precisa de sangue" conta Eliane Vivas, professora do Magnum e coordenadora do Projeto Doador do Futuro, que completa: "Tento passar para os alunos, por exemplo, que muitas cirurgias são canceladas pela falta desse bem essencial".

Durante o projeto, os alunos visitam à Fundação Hemominas da capital, e conhecem todas as etapas e a rotina de doação de sangue. Em seguida, os participantes levam um questionário para casa e aplicam uma pesquisa de opinião com os membros da família para investigar os motivos pelos quais os familiares doam ou não.

O resultado da pesquisa ainda é divulgado em murais da escola, e os alunos convidam a comunidade escolar para um dia de doação de sangue. Neste ano, no entanto, o dia de doação foi substituído pela caminhada solidária em função do Hemominas não estar realizando coletas externas.

Segundo Eliane, em quatro anos de atividades, o projeto Doador do Futuro Magnum pode ter salvado a vida de cerca de 1.600 pessoas. "Em média, cem pessoas doam. Em quatro anos, conseguimos 400 bolsas de sangue e cada uma dessas bolsas ajuda quatro pessoas". O grande objetivo, para a professora, "é desenvolver nos alunos a capacidade de serem multiplicadores da ideia da doação voluntária e, sobretudo, da solidariedade e da cidadania".

Serviço_________________
Caminha Solidária - Projeto Doador do Futuro Magnum

Colégio Magnum Cidade Nova
Endereço: Rua São Gonçalo, 1.364 - Cidade Nova
www.colegiomagnum.com.br


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil