Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As oficinas são gratuitas e destinadas a artistas, produtores, gestores, mestres, oficineiros, artesãos e aprendizes. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto.

 

Para quem trabalha no setor cultural e quer se aprimorar, o projeto Arte em Rede oferta uma série de oficinas formativas que vão contribuir para o desenvolvimento e profissionalização dos participantes. Com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa é destinada a artistas, produtores, gestores, mestres, oficineiros, artesãos e aprendizes e será realizada na Casa da Cultura Josephina Bento - Av. Padre Osório Braga, 18 - Centro.

 

O Ciclo Formativo em Gestão da Cultura tem como propósito habilitar pessoas para trabalharem no setor cultural e a desenvolver ações mais qualificadas em seus territórios, por meio de práticas e estratégias da Economia Criativa e da Gestão Cultural. Em Betim, o ciclo será formado por quatro oficinas, com 15 vagas para cada uma, e as aulas acontecerão de setembro a outubro. O participante pode se inscrever nas quatro oficinas e realizar todo o ciclo formativo ou ainda pode escolher quantas e quais oficinas deseja realizar. Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, atuar na área cultural e, preferencialmente, ser residente no território. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto pelo Instagram @arteemrede_ ou pelo formulário https://forms.gle/dvo54J5wFQ4xeXZg9. Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp (31) 97117-8101.


As oficinas do ciclo formativo em Betim são: 1) Território e Cultura: reconhecendo o nosso espaço, 2) Como tirar sua ideia do papel? Uso do design thinking para inovar e desenvolver projetos, 3) Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, 4) Escrita Criativa: conteúdo essencial. As aulas acontecerão na Casa da Cultura Josephina Bento - Av. Padre Osório Braga, 18 - Centro, Betim/MG.

 

“O projeto Arte em Rede é um percurso formativo de várias oficinas e tem como principal objetivo capacitar pessoas que atuam no campo da cultura, como artistas, gestores, produtores. Pessoas que têm uma prática, uma ação cultural em seus territórios. Nós entendemos que o desenvolvimento e a profissionalização do setor cultural são necessários diante dos vários desafios que enfrentamos hoje e que exige de nós uma formação mais qualificada, mais próxima da nossa realidade como profissionais da cultura”, destaca a coordenadora pedagógica do Arte em Rede, Lena Cunha.

 

A diretora-presidente do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes, fala sobre a importância de atuar em parceria com projetos como o Arte em Rede para o desenvolvimento local. “Como cooperativa de trabalho médico temos como um dos nossos princípios o interesse pela comunidade onde estamos inseridos. Por meio do Instituto, fomentamos projetos socioculturais que trazem impacto positivo para a população local com foco na formação e geração de trabalho e renda”, declara.

 

 

INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

CONHEÇA AS OFICINAS DO CICLO FORMATIVO EM GESTÃO DA CULTURA

 

Oficina 1: Território e Cultura: reconhecendo o nosso espaço (16 h/a)
Vamos construir e compartilhar seus conhecimentos sobre o território.
Profa. Francisca Schaich Prates (Cientista Social, mestre em ciências da educação)

Datas: 11, 12, 13, 14 e 15 de setembro

Segunda a sexta, das 19h às 22h15
Ementa: Os participantes serão instigados a construir e compartilhar seus conhecimentos sobre o território, reconhecer e refletir sobre o patrimônio material e imaterial, os grupos, os movimentos e empreendimentos artísticos e culturais. Será feito um mapeamento cultural em rede das iniciativas comunitárias, sendo este a base para composição de estratégias de desenvolvimento local.

 

Oficina 2: Como tirar sua ideia do papel? Uso do design thinking para inovar e desenvolver projetos (16 h/a)
Criação coletiva de propostas para soluções de questões de cunho cultural, planejamento e elaboração de projetos culturais por meio de metodologia inspirada no Design Thinking.
Profa. Priscila Lobo (Bacharel e mestre em design, inovação e sustentabilidade)

Aulas: 18, 19, 20, 21 e 22 de setembro

Segunda a sexta, das 19h às 22h15

Ementa: Criação coletiva de propostas para a ampliação de soluções de questões de cunho cultural, planejamento e elaboração de projetos culturais por meio de metodologia inspirada no Design Thinking.

 

Oficina 3: Elaboração de Projetos Culturais (16 h/a)
Atuar em todas as etapas de criação de um projeto cultural.
Profa Cris Moreira (Gestora cultural e atriz)

Aulas: 25, 26, 27, 28 e 29 de setembro

segunda a sexta, das 19h às 22h15

Ementa: A oficina objetiva contribuir para que os participantes atuem em todas as etapas de criação de um projeto cultural, desde a concepção de uma ideia à escrita do projeto, passando pela estruturação do projeto em leis de incentivo à cultura e a captação de recursos.

 

Oficina 4: Escrita Criativa: conteúdo essencial (16 h/a)
Com técnicas da escrita afetiva e da comunicação estratégica, a oficina vai estimular a produção de textos mais humanizados, criativos e com foco nas redes sociais.
Profa. Ana Paula Carvalhais (Jornalista, graduada e mestra em Comunicação Social)

Aulas: 2, 3, 4, 5 e 6 de outubro

segunda a sexta, das 19h às 22h15
Ementa: Com técnicas da escrita afetiva e da comunicação estratégica, a oficina tem como objetivo estimular e exercitar a produção de textos humanizados, criativos e com foco nas redes sociais. Propõe conectar uma escrita leve à essência de cada participante que busca ampliar a visibilidade de seu trabalho por meio da produção de conteúdo com originalidade e significado. Abordará aspectos relativos à elaboração de projetos culturais.


SERVIÇO

O que: Inscrições para o Ciclo Formativo em Gestão da Cultura - Arte em Rede / Betim

Quando: Inscrição até o dia 31 de agosto pelo Instagram @arteemrede_ ou pelo formulário: https://forms.gle/dvo54J5wFQ4xeXZg9

Informações: pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp (31) 97117-8101.

Quanto: Gratuito
Local das aulas: Casa da Cultura Josephina Bento - Av. Padre Osório Braga, 18 - Centro - Betim

 

O projeto Arte em Rede é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH, o apoio da Prefeitura de Betim, Companhia Alma Dell'Art e SABRA e é realizado pelo Instituto Vivas e Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.


Copyright © 2024 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil