Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Até o dia 22 de agosto, a garotada poderá conferir exposição, oficinas e brincadeiras no Museu Brasileiro do Futebol

 

 As férias escolares estão acabando, mas ainda dá tempo de curtir o espetáculo brincante "O Quintal da Guegué", promovido pelo Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos, na Esplanada do Mineirão, no dia 03 de agosto, sábado, às 11 horas. A apresentação é entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingresso.

"O Quintal da Guegué" brinca com diversas linguagens expressivas, integrando música criativa, teatro, histórias cantadas e brincadeiras musicais, de forma bem dinâmica para atrair até os mais pequeninos. Além das histórias cantadas que trazem vida a bonecos e objetos cênicos diversos, o espetáculo apresenta um repertório musical formado por canções do universo infantil, criando um diálogo entre cantigas populares e autorais em ritmo de muita alegria e brincadeira.

Guegué é atriz e brincante. Dizem que ainda pequena, tomou uma chuva mágica que a transformou numa encantadora de crianças. O Lobo é o músico e maestro do Quintal. Toca violão, guitarra e baixo, mas se colocarem uma batera em sua frente, ele leva também!

A programação gratuita e diversificada do Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos prossegue, até o dia 22 de agosto, no Museu Brasileiro do Futebol, localizado no Mineirão (Av. Coronel Paschoal s/n – Pampulha). Os visitantes podem conferir a exposição e ainda se divertir com as brincadeiras e as oficinas.

Já educadores, pais, familiares e a comunidade em geral poderão participar das atividades formativas. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo link http://bit.ly/4cursoformacaomuseu. As vagas são limitadas.

A itinerância do Museu dos Brinquedos conta com o apoio cultural do Museu Brasileiro do Futebol, do Mineirão e do Movimento BH pela Infância e o patrocínio das GASMIG, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Importante ressaltar que somente as atividades do Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos é gratuita. A visita aos bastidores do Mineirão e às salas do Museu Brasileiro do Futebol custam R$20, com meia entrada conforme legislação vigente.

Atrações

A Exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar” apresenta 150 brinquedos de diferentes épocas e culturas que contam a história da sociedade, valorizando a importância do brincar e ressignificando o consumo de brinquedos.

A exposição pode ser visitada de terça à sexta-feira, de 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, de 9 às 13 horas. Os horários estão sujeitos a alterações devido a jogos e eventos no Mineirão. As visitas serão conduzidas por educadores do Museu dos Brinquedos. As visitas em grupo devem ser agendadas no telefone (31) 99953 6020 e 3261 3992.

As Oficinas de Construção de Brinquedos estimulam as crianças a montar, com criatividade e diversão, brinquedos a partir de materiais reciclados e de baixo custo. E no Espaço de Brincadeiras, as crianças podem conhecer a diversão em brinquedos de antigamente, como perna de pau, perna de lata, pula corda, elástico, amarelinha, peteca, Cama de Gato, Jogo da Velha, Futebol de prego, jogos de tabuleiros e outras brincadeiras coletivas. Tudo gratuito e conduzido pela equipe do Museu dos Brinquedos.

Atividades Formativas

O Museu Brasileiro do Futebol recebe ainda cursos e atividades formativas voltados para educadores, pais, familiares e a comunidade em geral, visando não só a diversão, mas também contribuir com formação cidadã. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo link http://bit.ly/4cursoformacaomuseu. As vagas são limitadas.

No dia 07 de agosto (quarta-feira), de 14 às 17 horas, será realizada a “Oficina Vivências lúdicas: o despertar do ser brincante”. A oficina tem como objetivo a reflexão sobre o universo lúdico infantil por meio de jogos, brincadeiras, música, ritmo do movimento corporal e da construção de brinquedos. O conteúdo da oficina permite a educadores e demais interessados a busca de novas formas educativas para incentivar o desenvolvimento da infância de forma plena.

A atividade será ministrada por Rodrigo Libanio Christo, grande defensor da infância, educador e brincante há mais de quarenta anos. Idealizador do projeto Voluntários Brincantes, possui um canal no YouTube que reúne brincadeiras, canções tradicionais da cultura popular e seus jogos educativos confeccionados com material reaproveitado.

No dia 08 de agosto (quinta-feira) de 14 às 17 horas, será realizada a “Oficina Tempo da infância: o brincar como linguagem principal da criança”. A proposta da oficina é promover um diálogo sobre o tempo e o espaço do brincar na vida das crianças e os benefícios das atividades em grupo, na natureza e nos espaços públicos, destacando o papel da família e dos educadores na garantia de uma infância plena a partir da brincadeira.

A atividade será ministrada por Fernanda Clímaco, mestre em Educação, Gestão Social e Desenvolvimento Local pela UNA. Pedagoga, graduada na PUC/MG e especialista em Construtivismo e Educação na FLACSO/Argentina, em parceria com a UAM - Universidade de Madrid. Pós-graduada em Infância, Cultura e Práticas Formativas, na universidade FUMEC. Diretora da EPI - Escola de Professores da Infância.

No dia 12 de agosto (segunda-feira), de 14 às 17 horas, o Mineirão receberá a Oficina “Todas as infâncias: o pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva”, ministrada pela escritora e ativista da inclusão Mariana Rosa. A oficina aborda a vulnerabilidade e a deficiência como características inerentes à natureza humana e convida ao reconhecimento e à valorização da diversidade para uma educação na perspectiva inclusiva. Incentiva um olhar sensível para a transformação da cidade em um espaço acessível para todas as infâncias.

Mariana Rosa é jornalista e escritora, graduada em Comunicação Social pela UFMG e pós-graduada em Responsabilidade Social pela PUC-Minas. É embaixadora mineira da ONG Prematuridade e facilitadora de grupos de acolhimento de famílias de pessoas com deficiência. Ativista da inclusão e autora do blog e do livro Diário da Mãe da Alice.

E no dia 13 de agosto (terça-feira) de 14 às 17 horas, acontece a última atividade formativa, a Oficina “A criança e a cidade: pela transformação do espaço urbano”, ministrada pela jornalista e ativista da infância Desirée Ruas. A oficina incentiva a reflexão sobre a forma como o espaço público dialoga com a infância e como deve ser uma cidade que entende as necessidades das crianças. Discute também as formas de mobilização para que a cidade seja interessante, acessível e segura para todas as crianças.

Desirée Ruas é graduada em Comunicação Social pela UFMG, especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade e multiplicadora em Educação para o Consumo. Jornalista e integrante do grupo de mobilização da Rede Brasileira Infância e Consumo – Rebrinc e do núcleo Aliança pela Infância em Belo Horizonte. É co-idealizadora do movimento BH pela Infância e ativista pelos direitos das crianças.

Projeto Itinerante do Museu dos Brinquedos no Museu Brasileiro do Futebol

 

Atrações culturais – às 11 horas – na Esplanada do Mineirão

03/08 - sábado: Quintal da Guegué - Espetáculo brincante

 

Exposição “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”, oficinas e brincadeiras:

- Terça à sexta-feira, de 9 às 17 horas, com permanência até as 17 horas*

- Sábados e domingos, de 9 às 13 horas, com permanência até as 13 horas*

*Horário sujeito a alteração devido a jogos e eventos no estádio

Período: Até 22 de agosto

Visitas de grupo devem ser agendadas pelos telefones 99953 6020 e 3261 03992

 

Atividades formativas - “Tempo da Infância – Encontros para pensar a criança”

Oficina 1: Vivências lúdicas: o despertar do ser brincante

Palestrante: Rodrigo Libanio Christo - educador, brincante e artista

07 de agosto - quarta-feira – de 14 às 17 horas

 

Oficina 2: Tempo da infância: o brincar como linguagem principal da criança

Palestrante: Fernanda Clímaco, pedagoga

08 de agosto - quinta-feira – de 14 às 17 horas

 

Oficina 3: Todas as infâncias: o pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva Palestrante: Mariana Rosa, escritora e ativista da inclusão

Palestrante: Mariana Rosa, escritora e ativista da inclusão

12 agosto - segunda-feira – de 14 às 17 horas

 

Oficina 4: A criança e a cidade - A invisibilidade e os desafios da infância no espaço urbano

Palestrante: Desirée Ruas, jornalista e ativista da infância

13 agosto - terça-feira – de 14 às 17 horas

 

Inscrições no link: http://bit.ly/4cursoformacaomuseu

 

✉ Museu Brasileiro do Futebol – Mineirão - Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n, - Pampulha, Belo Horizonte – MG

 

Sobre Museu dos Brinquedos

O Museu dos Brinquedos foi aberto em 2006, com a missão de preservar e difundir o patrimônio cultural lúdico da infância no Brasil. De uma coleção particular de brinquedos da querida Vovó Luiza, surgiu a valorização do ato de brincar. De lá pra cá ele vem se transformando e transformando pessoas. Já recebeu cerca de 95 mil visitantes espontâneos, 170 mil visitantes de escolas, universidades e grupos de terceira idade e promoveu mais de 300 apresentações culturais e mais de 60 ações e projetos itinerantes e de formação. O Museu conta com patrocínio da Gasmig e do Instituto Unimed-BH como mantenedor, por meio do incentivo de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio das empresas Marcelo Guimarães Advogados e Associados e DectaContabilidade.

 

Informações: (31) 99953 6020 e 3261 3992

museudosbrinquedos.org.br

@museudosbrinquedos


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil