Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Sistema pode ser utilizado para votações de entidades de classes, como os Conselhos Profissionais e Associações, escolas, universidades, entre outras categorias, e contribui para a evolução do voto, maior participação do eleitor nas urnas, agregando, ainda, economia ao processo.

 

Até maio de 2018, 70,5% dos domicílios brasileiros já registravam acesso
à Internet, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE. A pesquisa também revelou que o acesso à Internet por meio do celular aumentou significativamente, sendo que, 92,7% dos entrevistados possuíam o aparelho móvel. Os números comprovam que a população brasileira está cada vez mais conectada e atenta às novidades do mercado. Por isso, muitas organizações vêm se atualizando e investindo em tecnologia e inovação para captar, engajar e atrair a atenção das pessoas.

 

Um exemplo é o Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Minas Gerais - CRMV, que, recentemente, aderiu a um software totalmente online para realizar as eleições da entidade. Batizado de BR Eleições, o software desenvolvido em Blumenau (SC), polo de tecnologia, permite segurança, conforto, economia, mobilidade, agilidade e facilidade no processo eleitoral, possibilitando que seja possível votar em qualquer lugar do mundo com acesso à internet. A novidade facilita a participação dos eleitores nas decisões importantes da sociedade.

 

De acordo com o superintendente executivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, Joaquim Paranhos Amâncio, “o sistema tornou o processo de votação mais dinâmico e eficiente e a apuração de 96% dos votos durou menos de 15 minutos, uma tecnologia de ponta. O processo de cadastramento de eleitores e de realização do voto foi simplificado e também de alta eficácia”.

 

O executivo destaca ainda outras vantagens com a mudança do voto em papel para o sistema online. “Ele trouxe benefícios para todos os participantes do processo eleitoral. Garante segurança, reduz custos para os eleitores que não precisam se deslocar para realizar o voto e economiza tempo, pois a votação dura cerca de 2 minutos. Isso representa grande economia para as entidades que fazem uso deste tipo de sistema”, ressalta Amâncio.

 

O BR Eleições permite atendimentos aos eleitores e às ocorrências em tempo real, por meio de telefone, chat e e-mail, monitoramento do tráfego de dados e acompanhamento online da eleição. Amâncio ainda comenta que, “a boa usabilidade do sistema proporcionou aos usuários administrativos e para os eleitores mais segurança e rapidez de importações de dados dos eleitores, tornando os processos mais dinâmicos, por meio de um sistema multiplataforma”.

 

Como funciona a votação

 

Desenvolvido para a comodidade do eleitor, o BR Eleições é 100% online, podendo ser utilizado de forma híbrida, ou seja, a distância ou presencial, sempre eletronicamente. O sistema tem a garantia de sigilo do voto e lisura do processo eleitoral. Realiza a criptografia dos votos e do canal de comunicação, ou seja, deixa as informações e os votos ilegíveis, de forma que apenas o sistema de criptografia tem acesso para torná-las ocultas ou disponíveis para qualquer pessoa.

 

Além disso, o sistema permite que a votação seja feita de casa ou de qualquer lugar com acesso à internet, além de permitir rapidez desde o planejamento à apuração da eleição. O diretor executivo da BR Eleições, Ricardo Costa, explica que o sistema contempla todos os processos da eleição e conta com auxílio técnico 24 horas. Existe um processo de preparação e configuração para garantir a tranquilidade no dia da votação, como:

 

- Cadastro de votantes;
- Cadastro de sessão eleitoral;
- Cadastro de comissão eleitoral;
- Cadastro de chapas eleitorais;
- Cadastro de cargos;
- Cadastro de membros da chapa;
- Cadastro de perguntas para validação de identidade do eleitor.

 

Costa ainda explica que, “no momento que ocorre a eleição o foco é possibilitar ao eleitor exercer o direito do voto, promovendo, assim, o sucesso da eleição. O sistema automatiza o processo eleitoral, permitindo auditoria e publicação dos resultados de modo célere, informando no mapa de apuração, o relatório de votantes e não votantes, ata de ocorrências da eleição e relatório de impedidos de votar”.