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Os processos seletivos a uma vaga de emprego são minuciosos, cada detalhe conta

 

Atualmente, existem 13,7 milhões de brasileiros desempregados e 27,7 estão subutilizados na força de trabalho do país (desempregados, subocupados, desalentados e pessoas que não podem assumir uma vaga de trabalho no momento). Os dados apresentados no resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do primeiro semestre de 2018, realizada pelo IBGE são alarmantes. Nesse cenário, muitas pessoas buscam uma recolocação no mercado de trabalho, e um dos momentos decisivos para essa possibilidade são as entrevistas.

 

Os processos seletivos a uma vaga de emprego são minuciosos, cada detalhe conta.  A consultora e diretora da empresa Leaders HR-Consultants, Astrid Vieira, explica que isso é decorrente de um aumento significativo no envio de currículos para vagas. “Os candidatos aumentaram suas expectativas relativas às vagas, e, consequentemente, as fases dos processos seletivos ficaram ainda mais numerosas e complexas”, explica.

 

Para se destacar em futuras entrevistas são necessárias algumas estratégias. Astrid explica que os principais erros nesses momentos incluem a falta de preparo e autoconhecimento; baixa auto- estima e não fazer jus as qualificações e experiências inclusas no currículo. “É imprescindível, que os candidatos apresentem maior serenidade e segurança de sua expertise e desempenho anteriores, e ainda um diferencial durante as entrevistas”, diz.

 

Pesquisar sobre a empresa que está oferecendo a oportunidade é fundamental para ter em mente o tipo de ambiente que a instituição oferece. Em cada uma delas, há uma forma mais adequada de se apresentar. Em um ambiente que seja mais sério, é preciso se portar de maneira profissional, já em um ambiente mais descontraído é possível ter uma liberdade de expressão maior, por exemplo. Isso também se aplica ao vestuário utilizado na ocasião, assim como postura e linguagem corporal.

 

Algo imprescindível em todo tipo de entrevista é se apresentar de uma forma clara, destacando os pontos fortes e conquistas. “No mercado de trabalho atual, é importante que os candidatos a vagas de emprego saibam quais são suas habilidades, para que assim encontrem oportunidades que demandem tais aptidões”, ressalta Astrid. O candidato deve mostrar confiança naquilo que faz, tendo uma postura determinada e segura. Dessa forma, fica claro que o indivíduo se vê como o melhor candidato para a vaga pretendida, do contrário, os entrevistadores também não terão uma boa impressão dele.

 

Astrid, ainda enfatiza algumas dicas importantes: Ser cuidadoso para não deixar que a timidez atrapalhe a desenvoltura durante a conversa é importante para cativar a pessoa que está te entrevistando; treinar antes de comparecer à entrevista pode ser um atenuante dessa característica.

 

“No caso de não ter o feedback positivo do processo seletivo, contatar a empresa e questionar sobre o motivo pelo o qual não foi selecionado para a próxima etapa. Isso pode ajudar a ver quais aspectos precisam ser trabalhados para obter bons resultados em futuras oportunidades”, finaliza Astrid Vieira.

 

 

Avaliação do Usuário: 5 / 5

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Sistema pode ser utilizado para votações de entidades de classes, como os Conselhos Profissionais e Associações, escolas, universidades, entre outras categorias, e contribui para a evolução do voto, maior participação do eleitor nas urnas, agregando, ainda, economia ao processo.

 

Até maio de 2018, 70,5% dos domicílios brasileiros já registravam acesso
à Internet, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE. A pesquisa também revelou que o acesso à Internet por meio do celular aumentou significativamente, sendo que, 92,7% dos entrevistados possuíam o aparelho móvel. Os números comprovam que a população brasileira está cada vez mais conectada e atenta às novidades do mercado. Por isso, muitas organizações vêm se atualizando e investindo em tecnologia e inovação para captar, engajar e atrair a atenção das pessoas.

 

Um exemplo é o Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Minas Gerais - CRMV, que, recentemente, aderiu a um software totalmente online para realizar as eleições da entidade. Batizado de BR Eleições, o software desenvolvido em Blumenau (SC), polo de tecnologia, permite segurança, conforto, economia, mobilidade, agilidade e facilidade no processo eleitoral, possibilitando que seja possível votar em qualquer lugar do mundo com acesso à internet. A novidade facilita a participação dos eleitores nas decisões importantes da sociedade.

 

De acordo com o superintendente executivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, Joaquim Paranhos Amâncio, “o sistema tornou o processo de votação mais dinâmico e eficiente e a apuração de 96% dos votos durou menos de 15 minutos, uma tecnologia de ponta. O processo de cadastramento de eleitores e de realização do voto foi simplificado e também de alta eficácia”.

 

O executivo destaca ainda outras vantagens com a mudança do voto em papel para o sistema online. “Ele trouxe benefícios para todos os participantes do processo eleitoral. Garante segurança, reduz custos para os eleitores que não precisam se deslocar para realizar o voto e economiza tempo, pois a votação dura cerca de 2 minutos. Isso representa grande economia para as entidades que fazem uso deste tipo de sistema”, ressalta Amâncio.

 

O BR Eleições permite atendimentos aos eleitores e às ocorrências em tempo real, por meio de telefone, chat e e-mail, monitoramento do tráfego de dados e acompanhamento online da eleição. Amâncio ainda comenta que, “a boa usabilidade do sistema proporcionou aos usuários administrativos e para os eleitores mais segurança e rapidez de importações de dados dos eleitores, tornando os processos mais dinâmicos, por meio de um sistema multiplataforma”.

 

Como funciona a votação

 

Desenvolvido para a comodidade do eleitor, o BR Eleições é 100% online, podendo ser utilizado de forma híbrida, ou seja, a distância ou presencial, sempre eletronicamente. O sistema tem a garantia de sigilo do voto e lisura do processo eleitoral. Realiza a criptografia dos votos e do canal de comunicação, ou seja, deixa as informações e os votos ilegíveis, de forma que apenas o sistema de criptografia tem acesso para torná-las ocultas ou disponíveis para qualquer pessoa.

 

Além disso, o sistema permite que a votação seja feita de casa ou de qualquer lugar com acesso à internet, além de permitir rapidez desde o planejamento à apuração da eleição. O diretor executivo da BR Eleições, Ricardo Costa, explica que o sistema contempla todos os processos da eleição e conta com auxílio técnico 24 horas. Existe um processo de preparação e configuração para garantir a tranquilidade no dia da votação, como:

 

- Cadastro de votantes;
- Cadastro de sessão eleitoral;
- Cadastro de comissão eleitoral;
- Cadastro de chapas eleitorais;
- Cadastro de cargos;
- Cadastro de membros da chapa;
- Cadastro de perguntas para validação de identidade do eleitor.

 

Costa ainda explica que, “no momento que ocorre a eleição o foco é possibilitar ao eleitor exercer o direito do voto, promovendo, assim, o sucesso da eleição. O sistema automatiza o processo eleitoral, permitindo auditoria e publicação dos resultados de modo célere, informando no mapa de apuração, o relatório de votantes e não votantes, ata de ocorrências da eleição e relatório de impedidos de votar”.

 

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Brasil ocupa a 4ª colocação mundial no ranking global de construções sustentáveis

Sabe-se que as notáveis mudanças climáticas e no meio ambiente são consequências, em sua grande maioria, da ação humana. A construção civil, apesar de ser um dos setores mais importantes na economia, é também uma das que mais contribui para a degradação do meio ambiente, devido ao grande número de resíduos. De acordo com pesquisas, estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção.

No mesmo compasso que as consequências ambientais se tornam perceptíveis, mudanças no segmento da construção civil são notadas. É que, em 2016, 192 empreendimentos brasileiros haviam sido registrados no United States Green Building Council – USGBC em busca da certificação. Ao mesmo passo que a demanda aumenta, empresas que oferecem alternativas sustentáveis também crescem.

Segundo o empresário Renato Las Casas, a percepção das pessoas em relação aos reflexos ambientais tem crescido junto com a globalização da informação. “Hoje em dia é possível ter mais noção dos reais impactos causados ao meio ambiente. Apesar de não ter como voltar no tempo e mudar o que foi feito, é possível adotar medidas para estancar e amenizar os problemas ambientais”, afirma. Ele, que é diretor comercial da empresa Ecogranito, trouxe ao Brasil um modelo de revestimento sustentável criado no Japão.

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Também há grupos formados por homens e mulheres que trabalham em igualdade de direitos e oportunidades. 

Elas ocupam funções desde operação de câmera a motorista.

Trabalhar com audiovisual no Brasil é entrar em um cenário majoritariamente masculino. De acordo com o estudo Emprego no Setor Audiovisual (2018), da Agência Nacional de Cinema (Ancine), foram gerados 91.834 mil empregos em 2016. Desse montante, 60% das vagas correspondem aos homens e 40% às mulheres. Por regiões, a maior participação foi no sudeste com 61,1%, seguido do nordeste com 12,5%, depois o sul com 11,5% e na lanterna ficaram o centro-oeste e norte do país com 7,1% e 5,8%, respectivamente.

 

Embora a participação feminina ainda seja inferior e gere preocupação, um fato animador é que esse meio está mudando aos poucos, e as mulheres estão conquistando seu espaço em empresas que respeitam a igualdade de gênero e as valorizam como profissionais.

 

Para combater o preconceito, nada mais adequado que o exemplo. Isso é o que pode ser visto na Uzumaki Comunicação, agência digital e produtora de vídeos que possui mulheres e homens trabalhando sem distinção de valores e com oportunidades de igual para igual.

 

A empresa soma em seu portfólio diversas produções que evidenciam a força dessas profissionais, entre as quais se destaca a gravação de uma série produzida em parceria com a Asics com operação de três câmeras realizada por mulheres. Em transmissões ao vivo em parceria com o grupo DPSP, feitas em várias capitais do Brasil, como Rio de Janeiro e Salvador, a equipe local -- operadoras de câmera, produtoras e motoristas -- era toda feminina.

 

Gislaine Miyono, Coordenadora de Produção, destaca que em seu dia a dia a valorização da mulher no audiovisual é vivida na prática. Ela acredita que para criarem conteúdos que sejam verdadeiros, abrangentes e democráticos, a equipe também precisa ser.

 

“Produzimos uma média de 20 vídeos por mês, e cerca de 30% com contratação de profissionais freelancers. Quando o conteúdo é específico, a equipe também é. Em um trabalho com o canal “Nunca Te Pedi Nada” para o mês das mulheres, em 2017, ou na parceria com o “Think Olga”, para a realização de animações que falam sobre mulheres nas eleições 2018, a equipe foi 100% feminina (e diversa)”, afirma.

 

Embora hoje atue em uma produtora em que as profissionais são valorizadas, Gislaine Miyono diz que em experiências anteriores presenciou muitos comentários negativos, como “Não gosto de contratar mulher porque chora”, "não aguenta carregar peso", "não gostam de tecnologia", "mulher tem que fazer produção, porque tem mais 'jeitinho'”.

 

A participação feminina no audiovisual ainda é pequena, mas existe. Tem nome, sobrenome e realiza grandes produções com muita técnica, agilidade e sensibilidade. Segundo Miyono não há nada que impeça o trabalho: é preciso oportunidade. “A mulher pode e deve assumir o seu protagonismo na sociedade brasileira, bem como, em sua área profissional. Estudamos e trabalhamos para fazer o nosso melhor e lutamos para que nos deixem fazer. Buscamos o equilíbrio de gênero e a igualdade de direito, apenas”, finaliza.  

 

 

Funções ainda distantes

 

Estudo sobre a “Participação feminina na produção audiovisual brasileira (2016)”, também realizado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), constatou que a direção de fotografia, direção e roteiro são as áreas em que as mulheres menos têm oportunidades. Dos 1.655 trabalhos de direção de fotografia realizados no país, somente 8% foram feitos por profissionais do sexo feminino. Na direção de 2.583 produções, apenas 17% eram mulheres, e de 1.836 roteiros, só 21% foram assinamos por elas.

 

 

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A rede de quarta geração já é bem consolidada no Brasil, mas ainda existem dúvidas sobre o uso do 4G, velocidade, conexão etc. A TIM, líder em cobertura em todo o País, com mais de 3.200 cidades, fez um levantamento com os principais mitos e verdades para esclarecer todas as dúvidas sobre a tecnologia. Confira!

 

Um aparelho 4G funciona também como 3G ou 2G?
Verdade. Assim como os chips 3G funcionam em celulares 2G, os 4G funcionam nos aparelhos 3G. Em termos de compatibilidade não há qualquer impedimento entre as tecnologias. No entanto, para ter a experiência 4G o usuário precisa de aparelho e chip compatíveis com a tecnologia de quarta geração, além de estar em uma área coberta. A TIM cobre, atualmente, 3.278 cidades em todo o País, liderando a cobertura da tecnologia de quarta geração.

 

Internet 4G é mais cara do que 3G?
Mito. Atualmente, as operadoras oferecem o serviço de internet com base na franquia de dados contratada, independentemente da tecnologia utilizada.

 

É impossível fazer ligações pela rede de quarta geração?

Mito. A ligação via rede 4G é feita através da tecnologia VoLTE (Voice over LTE), e tem qualidade superior a chamadas realizadas pela rede 2G ou 3G. A funcionalidade traz alta definição de voz, maior estabilidade dos serviços, redução do consumo de bateria e maior velocidade no estabelecimento das chamadas.

 

A TIM já disponibiliza o VoLTE para os clientes pré e pós-pagos em mais de 2.550 municípios brasileiros, englobando todas as capitais. O acesso à tecnologia depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. Inclusive a TIM foi a única certificada pela Apple a liberar a tecnologia aos clientes que utilizam iPhone. Os consumidores poderão conferir no site a lista completa de modelos compatíveis, as cidades onde a funcionalidade está disponível, além de esclarecerem suas dúvidas sobre a tecnologia. Clientes pré, pós, controle e corporativos das cidades já contempladas têm acesso ao serviço.

 

A frequência de 700MHz, liberada em algumas cidades após o desligamento do sinal analógico da TV, melhora a qualidade do 4G?

Verdade. A faixa de 700Mhz permite melhor cobertura em ambientes indoor, como shoppings, garantindo maior qualidade de navegação aos usuários. Atualmente, a TIM lidera a oferta da rede de quarta geração nesta frequência, em mais de 1.280 cidades, incluindo todas as capitais. Até 2020, a empresa pretende chegar a mais de 4 mil municípios com sua rede 4G, alcançando 96% da população urbana, ativando a tecnologia na faixa de 700Mhz em todas essas localidades. A TIM foi pioneira na implantação da faixa de 700Mhz.

 

Todos os smartphones 4G comprados no exterior funcionam normalmente no Brasil?
Mito. O aparelho precisa ser homologado pela Anatel e compatível com a frequência utilizada pela operadora, já que não há um padrão universal para a banda 4G.

 

É possível utilizar o 4G de uma operadora brasileira no exterior?
Verdade. Para navegar na rede 4G fora do Brasil, o cliente precisa ter um aparelho compatível com a frequência do país visitado e um chip da tecnologia de quarta geração. No caso da TIM, por exemplo, ao solicitar a ativação dos pacotes de roaming, é possível navegar nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Itália, Noruega, Reino Unido, Romênia e Suíça.

 

A principal diferença entre a rede 4G e a 3G é a velocidade?
Verdade. O 4G foi criado com foco na experiência de dados. Por conta disso, houve uma melhoria significativa em sua construção e desenvolvimento, com o objetivo de oferecer qualidade, velocidade e maior penetração dos usuários a sua rede.  A rede de quarta geração também possui menor latência - tempo em que os dados saem de um ponto para outro, como no envio de um e-mail, por exemplo -  melhorando consideravelmente a qualidade e a velocidade da internet.

 

Até mesmo as chamadas de voz no 4G são realizadas através de uma rede de dados (pacotes) com a tecnologia VoLTE, permitindo também desempenho superior ao serviço de voz 3G.

 

A velocidade da internet móvel no Brasil está muito abaixo da internet fixa?
Mito. A rede 4G, dependendo da velocidade que o usuário possui em casa ou na empresa, pode superar a velocidade da internet fixa. Esta vantagem só não ocorre quando a internet fixa é entregue por fibra óptica. Em locais afastados e de difícil acesso para a chegada de infraestrutura, como na ilha de Fernando de Noronha (PE), por exemplo, a rede móvel tem velocidade superior à rede fixa.

 

Quando o 5G chegar ao Brasil vai extinguir o 4G e 3G?
Na verdade, as tecnologias são complementares e não deixarão de existir. O 4G foi o primeiro passo para a preparação de novas soluções e o desenvolvimento da internet das coisas, em que objetos se conectam e compartilham informações entre eles. Além disso, no futuro, também será por meio desta rede que haverá uma interação direta com o wi-fi, melhorando a velocidade de transmissão de dados e conectividade dos aparelhos em geral.

 

Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um, para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de “accountability” e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A nova assinatura da marca –  “A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil.

A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora de telecomunicações há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.