Imprimir
Categoria: Empreendedorismo
Acessos: 5645
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Empresário do setor de treinamentos em automotiva, afirma que reposicionamento no mercado tem sido solução para várias pessoas diante da crise

 

Com a estagflação da economia (fenômeno que designa estagnação + inflação), o desemprego bateu com mais veemência à porta dos brasileiros em 2015. Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice de pessoas sem emprego chegou a 8,3% no segundo semestre deste ano, maior taxa desde 2009 (8%). Além disso, a insatisfação dos profissionais, pelos mais variados motivos, cria uma crescente busca por um reposicionamento no mercado de trabalho.

“Apostar em novos nichos pode ser a solução para uma reinserção ou reposicionamento no mercado”, afirma Moisés Gomes, dono da Maxim Treinamentos, que vivencia diariamente estas histórias e acredita no potencial da mudança de segmento. O empresário se preocupa com a inserção e realocação de pessoas no mercado de trabalho através de seus cursos de serviços automotivos. “Daqui saem desde pessoas que conseguem o primeiro emprego a pessoas que mudaram completamente de ramo por estarem insatisfeitas”.

É o caso de Anderson Machado, proprietário da AMS Estética Automotiva, em Sabará. “Por insatisfação, há quase 3 anos, deixei meu trabalho como operador de máquinas pesadas para fazer cursos voltados à estética automotiva e hoje tenho a minha própria oficina especializada em embelezamento de carro. O martelinho de ouro, por exemplo, meu carro chefe, é um serviço que, apesar de protelado, sempre é realizado, pois conduzir um veículo em mau estado de conservação pode ser considerada infração grave, com multa e retenção”.

Leonardo Martins, desempregado há seis meses, viu na mudança de segmento uma possibilidade de realocação no mercado. “Trabalhava com manutenção de empilhadeiras em uma empresa terceirizada da Fiat. Mudei totalmente de ramo e estou mais contente trabalhando com serviços automotivos, tanto financeiramente, quanto profissionalmente”. Já o aposentado Geraldo Nazário sempre teve vontade de trabalhar por conta própria. “Depois de 30 anos trabalhando como supervisor de produção em mineradoras, resolvi fazer cursos voltados para a área automotiva, que sempre gostei. O retorno está sendo satisfatório”.

De acordo com o IBGE, somente na grande BH existem cerca de 3 milhões de carros. Deste número, estima-se que 20% deles tenham pelo menos um amassado. Isso garante cerca de 600 mil carros que precisam de reparos, somente em Belo Horizonte e região. “Além de ser um mercado relativamente estável pela quantidade de veículos existentes, ele independe de habilidade de ser do ramo automotivo ou não”, conta Moisés Gomes.

O empresário ainda diz que por ser um curso relativamente breve (um mês), rentável (valor mínimo para desamassar um carro, por exemplo, é de R$ 120,00) e de retorno imediato, ele pode funcionar como um plano B ou até mesmo como uma nova oportunidade para profissionais insatisfeitos. “Apesar de passarmos por um momento de crise, isso não significa que profissionais que estão empregados, mas desmotivados, devam ficar estagnados, sem considerar novas possibilidades. A realocação será mais difícil, mas não impossível”.

 

A Maxim Treinamentos

Há cerca de 8 anos, a Maxim Treinamentos oferece cursos técnicos direcionados à estética automotiva como martelinho de ouro, espelhamento de pintura, polimento técnico, revitalização de faróis e micro pintura e tira riscos. “Não somos somente uma escola de serviços de funilaria e pintura, o nosso DNA é formar alunos que entrem no mercado imediatamente. Para isso oferecemos um pacote completo que inclui, inclusive, programas de estágio e certificado de conclusão”, afirma Moisés, proprietário da empresa.

Com carga horária máxima de 80h por curso, a Maxim oferece toda uma infraestrutura durante e após os cursos, como ferramentas e site para o recém-formado, além de consultas para tirar dúvidas durante a carreira. “Além de ensinar aos alunos todos os processos de forma prática e minuciosa, trabalhamos com palestras motivacionais para estimular e ajudar na administração da nova profissão. Comunicação, planejamento, gerenciamento de tempo, inovação e imagem estão entre os pilares para uma carreira bem-sucedida. E é isso que oferecemos na Maxim”, afirma o empresário.

 

Serviço

Maxim Treinamentos

Av. José Cândido da Silveira, 2936A - Santa Inês

Belo Horizonte – MG

(31) 3532-1313 / (31) 9648-2125

www.cursomartelinhodeouroembh.com.br

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.