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Storytelling está virando moda nas empresas. Executivos já perceberam que precisam de boas histórias para venderem seu peixe e que a diferença entre as empresas está na forma como contam suas histórias. Tecnologia, produtos e até ideias, são copiadas. O que se está à procura aqui é o diferencial competitivo. A SOAP – State of the Art Presentations – é especialista nesse assunto e ensina grandes empresas diariamente como utilizar o storytelling na sua comunicação.


No mundo corporativo, storytelling se torna a prática que usa roteiros bem amarrados para contar histórias que ilustram experiências de venda e lançamentos de produtos. O objetivo é se diferenciar e fisgar a atenção de clientes, equipes e acionistas em eventos empresariais, além de aumentar o poder de persuasão em reuniões sobre estratégias recém-alinhadas e no engajamento de funcionários e parceiros.


A grande razão que faz uma história ser mais efetiva é que ela, quando bem criada e contada, traz a realidade sem máscaras, sem agendas ocultas e trazendo apenas o que é relevante para o objetivo daquele encontro.Quando você mostra, via história, que o plano que tem pode não dar certo, mas que você está preparado para superar os desafios, a confiança é automática.


Muitos executivos, quando fazendo uma apresentação, esquecem desse conceito e tentam fugir da realidade:

  • Muitos executivos, quando fazendo uma apresentação, esquecem desse conceito e tentam fugir da realidade:
  • Não admitindo que o competidor é bom e profissional. Muitas vezes, e em alguns aspectos, melhores que a empresa que está apresentando.
  • Não admitindo as limitações pessoais da equipe e da empresa. Se recusando assim a buscar ajuda.
  • Só apresentando casos de sucesso, como se não houvesse nenhuma caso de fracasso.
  • Só apresentando valores positivos e generalizando para toda a empresa, como se ela não tivesse o oposto destes valores, que muitas vezes aparecem mas não são comentados.
  • Definindo qualquer característica que todos possuem como diferencial competitivo.

O storytelling pode criar um melhor entendimento e absorção de mensagens por meio de exemplos e situações reais da vida corporativa. Contar histórias verdadeiras aumenta a capacidade dos gerentes de motivar equipes, em um momento em que a satisfação do funcionário tem papel significativo no engajamento. Quando os gestores compartilham experiências, destacam lições aprendidas e objetivos alcançados, as equipes assimilam melhor o assunto. Quando as palestras são bem construídas, os ouvintes aprendem o contexto sem notar que estão sendo ensinados.


E a grande diferença é que as pessoas vão se lembrar da sua história, fixando o que é relevante e fazendo aquilo que você quer — não porque você quer, mas porque ela percebe valor. Se você conta uma história que transmite valores verdadeiros, dificilmente sua audiência vai descordar de você.


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