Imprimir
Categoria: Empreendedorismo
Acessos: 6516
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Empresa reforça sua atuação como laboratório de inovação dentro e fora do país

Usar o design como modelo mental para transformar pessoas e empresas. Essa é a proposta da Echos – Laboratório de Inovação, empresa que se tornou referência em inovação e Design Thinking no Brasil. Com duas frentes de atuação - a Escola Design Thinking, unidade que visa formar a nova geração de inovadores do país, e a Innovation Projects, que realiza projetos de inovação corporativa por meio do design - a empresa vem se consolidando como uma das maiores influenciadoras do segmento de inovação e design no país.

Fundada em 2011, a Echos foi construída a partir do conhecimento e experiências dos sócios Ricardo Ruffo e Juliana Proserpio. Ela designer e ele administrador, a dupla foi buscar especialização fora do Brasil em Design Thinking, inovação, gestão de impacto social, entre outras especialidades quando esses assuntos ainda eram pouco explorados no Brasil. Nos primeiros anos, a proposta de valor da empresa era ser uma consultoria de inovação social. Com o passar do tempo, os negócios foram crescendo e novas frentes foram lançadas.

Ao todo, mais de 15 mil pessoas já passaram pela Escola, que possui atuação em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Blumenau, Joinville e São Luís. São oferecidos diversos cursos, entre eles o Design Thinking Experience, com três dias de duração; Design Thinking Specialisation, com quatro meses de duração; Social Innovation Experience voltado a projetos de impacto social; Business Design Experience, que utiliza do pensamento do design para desenvolvimento de negócios inovadores, Service Design Experience, especialmente desenvolvido para que empresas de serviços possam criar experiências inesquecíveis aos seus clientes; entre tantos outros.

 

Ainda na área de educação, a empresa é sócia da Descola, startup em alto crescimento que oferece uma ampla gama de cursos online. Há também a possibilidade de levar os cursos presenciais ou online para dentro das empresas por meio de in companies, promovendo experiências compartilhadas em ambientes corporativos. “A Escola Design Thinking tem cumprido muito bem o seu papel de disseminar a cultura do design por todo o país. Nosso maior objetivo é antecipar a busca por futuros desejáveis, onde possamos desenvolver um modelo mental mais adequado ao mundo que vivemos”, orgulha-se Ruffo.

Já a divisão de projetos da Echos, tem em seu um portfólio mais de 30 cases realizados, entre eles empresas como Faber-Castell, Klabin, Tecnisa, Hospital Albert Einstein e a Agência Nacional de Saúde (ANS). “Um dos resultados mais impactantes que tivemos na área da saúde, por exemplo, foi a criação de um sistema online, centrado no paciente, e capaz de integrar também médicos e laboratórios, permitindo um olhar para a saúde e não mais para a doença”, lembra Ruffo.

A expansão da empresa vem ocorrendo a passos largos. Em 2016, a Echos abriu um escritório na Austrália e já atende em cidades como Sydney, Melbourne e Brisbane. A empresa também tem atuação em Portugal e tem participado de vários eventos da área pelo mundo, buscando inspiração nos maiores berços de inovação a fim de promover transformações em pessoas e organizações por meio de uma metodologia autoral e diferenciada. “Nossa missão é cultivar o mindset do Design Thinking e fazer essa mentalidade crescer e ganhar força. Acreditamos que o design é uma ferramenta poderosa para construir futuros desejáveis”, finaliza a sócia-fundadora, Juliana Proserpio.

Sobre a Echos – Laboratório de Inovação
http://echos.cc/