O Mercadão dos Óculos, rede de óticas, foca sua expansão no estado mineiro e pretende inaugurar mais 10 unidades na região até o final do ano. Atualmente, a marca conta com 42 lojas espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Ceará e Pernambuco.
Segundo a Associação Brasileira do Franchising (ABF), Minas Gerais é o quarto estado que possui mais redes de franquias. “Minas tem um mercado promissor, com muitas cidades e municípios, ou seja, enxergamos muitas oportunidades para contribuir com a expansão do Mercadão dos Óculos. Temos uma unidade em Uberlândia que é um sucesso”, afirma Gustavo Freitas, diretor de expansão da marca.
A rede foca em cidades com mais de 30 mil habitantes e estão no radar as regiões do Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Região Metropolitana, como Belo Horizonte, Betim, Juiz de Fora, entre outras.
Para atrair o consumidor, nada de prateleiras e vendedores sisudos. Os produtos são expostos à altura das mãos da clientela, que pode tocar e experimentar armações enquanto troca opiniões com a família e os amigos. Os preços são até 60% mais baixos que a média do mercado, com ofertas que variam de R$ 19,90 a R$ 149,90 nos modelos de receituário, e a partir de R$ 79,90 para óculos de sol. “Por mês a rede atende a 6.000 clientes, uma média de 200 consumidores por loja”, completa Freitas.
Outro diferencial da marca é possuir indústria própria de armações, que fornece os materiais e produtos para o Mercadão dos Óculos, além de outras duas indústrias, localizadas na Itália e na China. “Ao todo, são cerca de 800 itens por unidade. São aproximadamente 20 marcas disponíveis nas lojas”, informa o diretor.
Com previsão de faturamento de R$ 10 milhões neste ano, a marca terá mais 40 lojas até o final de 2015, com expectativa de chegar a 200 unidades em três anos. Para quem deseja investir e ter seu próprio negócio, os números da marca chamam a atenção. O faturamento mensal é de 50 mil reais, com lucratividade de 30%. O investidor que optar pela franquia investirá aproximadamente 120 mil reais, já incluindo os custos de instalação, a taxa de franquia e o estoque inicial. O prazo estimado de retorno do investimento é de 12 a 18 meses.
Ficha Técnica:
Tipo de Negócio: Ótica – Acessórios Pessoais
Ano da Fundação: 2012
Início da Franquia no Brasil: 2013
Investimento mínimo inicial: de R$ 80.000,00 a R$ 120.000,00
Taxa de Franquia: de R$ 25.000 a R$ 45.000,00
Capital de giro: de 20.000,00 a R$ 30.000,00
Royalties: 5% do faturamento bruto
Fundo de propaganda: não cobra
Número de lojas: 28 unidades
Área mínima de uma unidade: 30 m2
Número de funcionários por unidade: 3 pessoas
Faturamento médio: R$ 50.000,00
Lucro líquido: de 25% a 35% do faturamento bruto
Prazo de retorno do investimento: de 12 a 24 meses
Contatos para franquia
- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Telefone: (17) 32127996
- Responsável: Gustavo Freitas