Imprimir
Categoria: Internacional
Acessos: 4619
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Projeto fará concerto para o primeiro-ministro do país, Pedro Passos Coelho

O projeto social brasileiro Orquestra Criança Cidadã, que atua no resgate de crianças e adolescentes carentes através da música, vai se apresentar para o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, em Lisboa, nesta terça-feira, dia 4 de novembro. O concerto vai marcar a primeira apresentação do grupo em Portugal. A apresentação será realizada no monumento histórico Palácio Nacional da Ajuda, às 11h30.

 

O concerto para o primeiro-ministro terá a regência do maestro Nilson Galvão Jr. e apostará em um repertório com temas famosos brasileiros, entre eles, “Lamento Sertanejo”, do nordestino Dominguinhos, e um medley em homenagem a Sivuca e a Jackson do Pandeiro, artistas regionais de renome. A música clássica também se fará presente, em composições de Bach, Vivaldi, Rutter e Tchaikovsky.

A Orquestra Criança Cidadã chegou a Lisboa depois de uma série de apresentações promovidas na Itália, dentro da 16ª Conferência Internacional da associação Catholic Fraternity. No último dia 31 de outubro, os 44 adolescentes em turnê, entre 11 2 21 anos, fizeram concerto privado para o Papa Francisco, no Vaticano. 

 Saiba mais sobre a Orquestra Criança Cidadã

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa, em funcionamento desde 2006, visa ao resgate social de crianças carentes através da música. A comunidade escolhida é o Coque, um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Recife, Estado de Pernambuco, Brasil.

Atualmente, a Orquestra atende gratuitamente a 170 jovens, entre quatro e 21 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral, além de instrumentos de sopro – flauta transversa, oboé, clarinete, trompa e fagote. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.

O método utilizado para o ensino é o Suzuki, criado pelo professor japonês Shinichi Suzuki, que prevê o aprendizado de forma lúdica – a criança aprende brincando. A Orquestra também garante a profissionalização dos alunos através da Escola de Formação de Luthier e Archetier, onde os alunos aprendem a arte da construção e reparo dos instrumentos de corda.

Os alunos permanecem no projeto por um período de cinco horas, a partir das 7h30 até as 18h30. Entre atividades extracurriculares oferecidas, estão, além de cursos em parceria com universidades, intercâmbios para a Europa, direcionados aos alunos de destaque. A Orquestra já enviou alunos para estudar música na Polônia, Áustria, República Tcheca, Alemanha e México.

A Orquestra Meninos do Coque vem, a cada ano, se projetando cada vez mais como um programa social exemplar. Em seus oito anos de existência, recebeu mais de 20 prêmios, incluindo o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, de âmbito nacional. Na esfera internacional, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social, em dezembro de 2010.