Imprimir
Categoria: Política
Acessos: 3242
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Escultura do artista Leo Santana será inaugurada na segunda-feira (30), na sede do Legislativo.


Os mineiros doadores de órgãos serão homenageados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a inauguração, na segunda-feira (30/6/14), de uma escultura em que constará o nome de todos aqueles que já doaram e que venham a doar órgãos no Estado. O evento será às 10 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, onde a peça, criada pelo artista plástico Leo Santana, será instalada.

A escultura é composta por uma base de concreto com a representação em tamanho natural, em bronze, de duas pessoas, além de 48 placas de aço. O objetivo da peça é enaltecer a atitude dos doadores, e sua confecção é o resultado de um convênio firmado, em setembro do ano passado, entre o Legislativo Mineiro, o Complexo MG Transplantes, a Secretaria de Estado de Saúde e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

De acordo com o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), mais do que valorizar a atitude dos doadores de órgãos e de seus familiares, a Assembleia vem abrigar um monumento que homenageia a vida, a fim de sensibilizar a sociedade para a importância desse ato de amor ao próximo. "Buscamos, com essa bela parceria, renovar o compromisso do poder público mineiro com um dos mais importantes desafios das políticas de saúde: o de salvar vidas”, diz o parlamentar, que estará presente na cerimônia de inauguração.

O artista responsável pelo monumento “Doadores de Órgãos” também é o criador da escultura em homenagem a Tiradentes, inaugurada em abril deste ano na Assembleia. Além desta, destacam-se entre seus trabalhos as esculturas do “Monumento 20 anos Diretas Já”, em homenagem a Tancredo Neves, Ulisses Guimarães e Teotônio Vilela, inauguradas em 2004, na Praça da Assembleia, e a escultura “Drummond no Calçadão”, inaugurada em 2002, no Rio de Janeiro.

Presenças - O evento vai contar com as presenças do médico epidemiologista e atual gerente de Ensino e Pesquisa da Rede Fhemig, Roberto Marini, que recebeu um rim do seu irmão Hilton Marini (o nome dele estará no monumento) e de Aparecida Maria Silva Santos, mãe de Thiago Silva Santos, que teve todos os órgãos doados em janeiro de 2011. A solenidade contará ainda com a apresentação da cantora Fernanda Takai, que apresentará a música "Canção pra você viver mais", de John Ulhoa. Também participam da cerimônia o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, os presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins, e do MG Transplantes, Charles Simão Filho.

Minas Gerais ocupa a 2ª colocação nacional em realização de transplantes

Minas Gerais atualmente ocupa a segunda colocação do Brasil em quantidade de transplantes realizados. São 12,7 doadores para cada um milhão de pessoas - número 3,5 vezes maior do que o registrado em 2006, quando existiam 3,6 doadores por milhão de habitantes.

Segundo o MG Transplantes, em 6 de junho de 2014, 2.376 pessoas estavam aguardando um órgão. Dessas, 2.056 aguardavam um rim, 233 uma córnea, 31 coração, 25 pâncreas e 10 esperavam por um pulmão. Apesar do grande número de pessoas que aguardam o rim, de acordo com a instituição, a córnea é o órgão mais transplantado. Em último lugar se encontra o pulmão, com apenas dois transplantes em 2013.