Grupo faz show do seu último trabalho na Praça Milton Campos, no dia 20 de setembro, às 20h.
Canções como “Mother Nature´s Sun”, “Across The Universe”, “Come Together”, “A Day in the Life” e “With a Little Help from My Friends” poderão ser revividas a partir do inusitado trabalho do Uakti, reconhecido mundialmente por sua
visão da música a partir de tubos de PVC, cabaças, apitos e outros materiais inusitados.
O Uakti realiza em Betim, no dia 20 de setembro, o show do seu mais recente trabalho, “UAKTI Beatles”, lançado em 2013. Sem jamais perder a dicção que o intitulou com o status mundial de originalidade, no disco, o grupo reúne clássicos do quarteto de Liverpool, tocados a partir de materiais como tubos de PVC, cabaças e apitos, tratados com muito rigor. Essa é a primeira apresentação de “UAKTI Beatles” na cidade. O show ocorrerá, às 20h, na Praça Milton Campos, com entrada gratuita.Foto: Sylvio Coutinho
O evento contará com a apresentação de abertura do Batuque Salubre, grupo sociocultural mantido pelo Instituto Unimed-BH. O projeto surgiu por meio da iniciativa da Cooperativa em proporcionar às crianças e adolescentes do aglomerado Morro das Pedras uma opção que unisse cultura e cidadania. Ele faz parte do Programa de Responsabilidades Social Cooperativista Unimed-BH. No repertório do show estão incluídas canções de samba, bolero, maracatu, funk e reggae. A formação técnica do conjunto, que prioriza a música brasileira, fica por conta do Grupo Cultural Arautos do Gueto.
A apresentação “UAKTI Beatles” em Betim integra o Circuito Unimed-BH, realizado pelo Instituto Unimed-BH, que promove um ciclo especial de atrações culturais e de promoção da saúde. O objetivo é envolver a comunidade, incentivando a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida. Em 2013, foram realizados 24 shows e espetáculos teatrais, além de aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada, beneficiando mais de 18 mil pessoas.
“UAKTI Beatles”
No trabalho, o Uakti um apanhado que vai da universalidade de “Mother Nature´s Sun” e “Across The Universe”, as cores épicas de “Come Together”, “A Day in the Life” e “With a Little Help from My Friends” e uma cesta básica com algumas das melodias mais marcantes da história da civilização, como “For No One”, “Eleanor Rigby”, “She´s Leaving Home” e as duas mais belas contribuições de George Harrison ao portfólio construído por John e Paul, “Something” e “ “Here Comes the Sun”. E ainda sobrou espaço para surpreender, com um lado B revalorizado, “Dig a Pony”, e um tema que ganha nova dimensão, “Ob-La-Di, Ob-La-Da”. E, pela primeira vez, o grupo usa, o piano solo para conduzir uma melodia, de “Come Together” e a guitarra numa gravação, num solo diferenciado em “Get Back”.
Responsável pelos arranjos e mentor da ideia, o beatlemaníaco Marco Antônio Guimarães cresceu ouvindo os Beatles e já pensava no projeto há alguns anos. “Quem conhece o gigantesco repertório deles sabe que nada é ruim. Quem critica a primeira frase se esquece que era o padrão da época, e que eram adolescentes fazendo música para adolescentes. Foi a banda que mais evoluiu musicalmente na história. Os Rolling Stones, por exemplo, são muito bons, mas não mudaram muito. A evolução musical dos Beatles, principalmente depois que eles deixaram de se apresentar ao vivo e passaram a trabalhar mais no estúdio, é inacreditável”, afirma.
Seja na transformação de “A Day in the Life” (“uma das melodias mais interessantes da história da música pop”, segundo Marco) numa balada mais marcante, ou, ainda, reforçando a influência da música indiana em “Here Comes the Sun”, os arranjos cuidadosamente elaborados reinventam cada tema com elementos inesperados e caminham para um encerramento que lembra uma caixinha de música, com “Something”.
No show, o grupo vai apresentar músicas dos rapazes de Liverpool, com as participações especiais de Josefina Cerqueira, esposa do Paulo Sérgio dos Santos, e de Regina Amaral, esposa do Artur Andrés Ribeiro.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Comemorando 11 anos de atuação em 2014, o Instituto Unimed-BH é uma instituição sem fins lucrativos com a missão de conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista Unimed-BH. Como o referencial adotado é a promoção de vidas saudáveis, os projetos do Instituto Unimed-BH têm na saúde sua área prioritária de intervenções, mantendo interface com outros campos, como a educação, cultura, lazer e capacitação profissional.
As iniciativas são pautadas pelas linhas de atuação Comunidade, Cultura, Voluntariado, Meio Ambiente e Adoção de Espaços. Apenas em 2013, mais de 450 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações. Exemplos são as atividades realizadas na Escola de Artes, que oferecem aulas gratuitas de balé, dança de rua e percussão, o Pense Saúde na Comunidade, com palestras para idosos, o projeto Cooperativa Sustentável, que trabalha o fortalecimento de associações de recicladores, além do projeto de restauro e modernização do Teatro Francisco Nunes.
Um grande destaque é o Programa Cultural, há 13 anos um dos pilares do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista Unimed-BH. A iniciativa mobiliza cooperados e colaboradores para a captação de recursos para a cultura, a partir da destinação de parte do Imposto de Renda. Reconhecido pelo Ministério da Cultura como a maior iniciativa com esse perfil no País, em valor per capita doado, o Programa registrou seu recorde de participação: R$ 8,1 milhões investidos em 23 projetos culturais em 2013. O volume foi resultado da maior mobilização também já registrada na existência do programa: 3.423 doadores contribuíram para a iniciativa a favor da democratização da cultura que beneficiou, somente em 2013, aproximadamente 410 mil pessoas.
Sobre UAKTI
O UAKTI desenvolve, desde 1978, um trabalho singular ligado à música instrumental e à pesquisa de novas sonoridades. Para isto, utiliza uma extensa série de instrumentos artesanais. Essa pesquisa musical inclui desde a concepção do novo instrumento, sua construção, o desenvolvimento de técnicas para a execução, sua aplicabilidade dentro do universo da composição e o trabalho em conjunto visando a performance e gravações.
No final da década de 60, o diretor musical Marco Antônio Guimarães viveu durante quatro anos em Salvador estudando nos Seminários Livres de Música da Bahia, na UFBA, local onde se desenvolvia um trabalho inédito no país, nas áreas de Criação e Educação Musical. Durante esses anos, pôde manter contatos importantes com os compositores Ernst Widmer e Walter Smetak, que marcaram sua trajetória futura como compositor e pesquisador musical. No ano de 1978, já em Belo Horizonte, Marco Antônio formou o grupo UAKTI juntamente com Artur Andrés, Paulo Santos e Décio Ramos.
Nestes 36 anos, o UAKTI tem percorrido uma trajetória de grande reconhecimento nacional e internacional, tanto no meio popular quanto erudito, especialmente devido à música gerada a partir dos seus novos instrumentos acústicos originais. Sua produção artística inclui onze CDs de música instrumental.
No início dos anos 90, o grupo assinou contrato com o selo Point Music, de Nova Iorque, dirigido pelo compositor norte-americano Philip Glass, onde lançou mundialmente vários discos. O UAKTI realizou inúmeras turnês de concertos tanto no Brasil como pelos EUA, Europa e Ásia, várias delas organizadas pela importante agência de concertos Columbia Artist Management, de Nova Iorque. O grupo participou também em discos de Milton Nascimento, Paul Simon e The Manhattan Transfer, Stewart Copeland, Philip Glass, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Lô Borges, Skank, Marlui Miranda, Robertinho Silva, Zélia Duncan dentre outros.
Integrantes
Marco Antônio Guimarães – Criador dos instrumentos, compositor, arranjador e diretor musical.
Artur Andrés Ribeiro – flautista, compositor.
Paulo Sérgio dos Santos – percussionista e compositor.
Décio de Souza Ramos Filho – percussionista.
SERVIÇO:
Instituto Unimed-BH apresenta - UAKTI Beatles na Praça Milton Campos
Dia: 20 de setembro, sábado
Horário: 20h
Local: Praça Milton Campos – Betim.
Classificação: Livre
Evento gratuito
Realização: Instituto Unimed-BH e Uakti