160 novas salas de cinema
Evento chega num momento de crescimento e investimento no parque exibidor
O parque exibidor nacional encerrou o primeiro semestre de 2014 com 120 novas salas de cinema. Segundo o informe de mercado do Segmento de Salas de Exibição, realizado pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), o parque exibidor totaliza 2765 salas de cinema no Brasil, 194 salas a mais do que na primeira metade de 2013.
Segundo dados da agência digital Tonks, de julho a setembro deste ano já foram inauguradas mais 41 salas, o que totaliza 161 novos espaços para exibição de filmes em todo o país até o momento.
Esse crescimento somado a quantidade de ingressos vendidos demonstra o potencial do mercado cinematográfico no Brasil. De acordo com a informe da OCA nos primeiros seis meses do ano, o país acumulou 80,6 milhões de ingressos vendidos contra 73,2 milhões contabilizados no mesmo período em 2013, um acréscimo de 10%.
Onze produções alcançaram mais de 100 mil espectadores no primeiro semestre, sendo que Até que a Sorte nos Separe 2, S.O.S Mulheres ao Mar, Os Homens São de Marte... e é pra lá que eu vou e Muita Calma Nessa Hora 2 ultrapassaram a marca de 1 milhão de espectadores.
Todos esses dados comprovam a importância do mercado de exibição e distribuição para os brasileiros que neste ano terá a primeira convenção de negócios voltada aos empresários e profissionais do segmento. A Expocine será realizada em 10 e 11 de novembro no Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo - SP).
Já confirmaram presença executivos de várias distribuidoras majors e independentes, bem como exibidores de pequeno, médio e grande porte. O evento terá palestras, screenings e uma feira com soluções para os cinemas. Dentre os expositores, empresas desde poltronas até produtos para a bombonière, veja a lista completa aqui.
"A Expocine chega para celebrar com o mercado todo esse crescimento, ajudando o empresário a projetar um cenário ainda melhor para 2015", diz o idealizador do projeto Marcelo J. L. Lima, CEO da Tonks, co-realizadora do evento ao lado da JKPG.
Encontros similares ocorrem anualmente pelo mundo inteiro (CinemaCon - Las Vegas, ShowEast - Miami, CineEurope - Barcelona, CineAsia - Hong Kong, VISTA - Buenos Aires) e só faltava o Brasil para completar a rota dos eventos de negócios voltados ao mercado de exibição cinematográfica.