Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Segundo dados da Acelbra, Associação dos Celíacos do Brasil, o problema afeta um em cada 200 brasileiros


A doença celíaca, não é uma alergia, mas sim uma doença autoimune caracterizada por uma lesão da mucosa intestinal, provocada pela incapacidade de digerir o glúten.  Estudos apontam que mais de 1% da população mundial sofre com a doença, mais conhecida como intolerância ao glúten. No Brasil, seriam mais de 2 milhões de pessoas com o problema, mesmo sem terem obtido ainda um diagnóstico médico.

 

De acordo com Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, o intestino é repleto de microvilosidades, responsáveis pela absorção dos nutrientes que ingerimos através dos alimentos. “Em portadores da doença, o glúten agride e danifica essas microvilosidades, o que pode resultar em deficiência de vitaminas, minerais e redução da absorção de calorias, importantes para garantir o correto funcionamento de nossas células”, explica.  A nutricionista ressalta, ainda, que a doença se manifesta geralmente na infância, entre o primeiro e o terceiro ano de vida. No entanto, pode surgir também na fase adulta, com sintomas variados como diarreia crônica ou prisão de ventre, flatulência, dificuldade de ganhar peso e erupções na pele podem ser indícios de doença celíaca. “Além disso, pode ocorrer ainda fadiga excessiva, irritabilidade, anemia resistente ao tratamento, infertilidade e osteoporose”, complementa. 

 

 

Para o tratamento da doença é fundamental realizar o acompanhamento com uma nutricionista, a fim de seguir uma dieta rigorosa, que exclua o glúten da alimentação. “A retirada do glúten da dieta leva a regeneração das microvilosidades intestinais e melhora na absorção de nutrientes, acabando com os sintomas manifestados pela maioria dos portadores de doença. Para seguir a dieta sem glúten, trigo, aveia, centeio e cevada podem ser substituídos por arroz integral, trigo sarraceno, quinua, amaranto, soja, milho e tapioca, além de tubérculos como a batata, batata doce, mandioca e o inhame. Não podemos esquecer também  das frutas, legumes e verduras”, indica Flávia. 

 

EMAGRECIMENTO

Para aqueles que retiraram o glúten visando rápida perda de peso, Flavia ressalta que a redução das medidas nem sempre está diretamente ligada à retirada da proteína e sim à redução do consumo diário das calorias. "Como a maioria dos alimentos derivados do glúten trazem carboidratos com alto valor calórico, a exclusão apenas faz com que o consumo das calorias seja menor. A perda de peso, que pode ocorrer nas pessoas que retiram o glúten da alimentação, se deve ao fato de que, com isso, elas passam a ingerir diariamente uma menor quantidade de calorias diárias", explica a nutricionista.

 

SUPLEMENTOS E PRODUTOS

A oferta de produtos sem glúten é cada vez maior e mais saborosa. Abaixo, a nutricionista indica produtos Mundo Verde Seleção que auxiliam no tratamento e na melhora dos sintomas da doença celíaca. 

 

GLUTAMINA

Aminoácido que dá energia para as células absortivas do intestino. Ajuda no tratamento da hiperpermeabilidade intestinal, na reconstrução das vilosidades e indiretamente na melhor absorção dos nutrientes.

 

MISTURAS PARA BOLO

BAUNILHA E CHOCOLATE

 

Misturas farináceas elaboradas a partir da farinha de arroz e do cacau em pó para preparo de bolo. Livre de glúten e conservantes artificiais.

 

 MISTURA PARA TORTA SALGADA  

 

Mistura farinácea produzida com farinha de arroz integral para preparo de torta salgada sem glúten. Fonte de fibras, causa saciedade e bom funcionamento do intestino. De sabor neutro/salgado pode ser recheada com vários ingredientes.

 

 

COOKIES

LIMÃO, BANANA COM CANELA, MAÇÃ COM CANELA, CACAU, COCO

 

Biscoitos sem glúten. Não contem açúcar e conservantes artificiais.

 

 

ROSQUINHAS

COCO E CACAU

Rosquinhas sem glúten. Pacote em porção individual, não contém conservantes artificiais. Ideal para celíacos e para quem faz dieta com restrição ao glúten.

 

 

Sobre a rede Mundo Verde

O Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina, é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. Hoje possui, aproximadamente, 335 lojas no Brasil. A rede oferece ainda o serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações por meio do telefone 0800-022 25 28. 

  1. mundoverde.com.br

 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil