Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O caso de um homem que se submeteu a uma cirurgia de reconstrução peniana depois de 37 anos de perder o órgão genital em um acidente gerou muitas dúvidas sobre o "pênis biônico".

O dispositivo implantado, uma prótese peniana inflável, já está disponível no Brasil e pode ser incluído entre os procedimentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer aos usuários.

O médico urologista e chefe do Departamento de Andrologia da SBU, Antonio de Moraes Junior, esclarece alguns mitos e verdades sobre o "pênis biônico". Confira:

1- A prótese peniana inflável serve para quem quer aumentar o tamanho do pênis.

A prótese peniana inflável é indicada para o tratamento da disfunção erétil irreversível. Embora seja possível que a circunferência do pênis aumente, o objetivo do implante é a reativação da atividade sexual e não a ampliação peniana.

2- Após o implante do "pênis biônico", o homem terá ereção permanente.

A prótese inflável reproduz a ereção tal como ela ocorre quando o homem não tem disfunção erétil. Isso porque o sistema desse tipo de prótese imita o fluxo sanguíneo natural no momento da ereção. Trata-se de uma tecnologia de inflação e deflação totalmente controlável, o que permite uma ereção no momento desejado.

3- É possível identificar os homens que possuem prótese peniana inflável.

A prótese inflável permite o total estado de flacidez do pênis quando não há o desejo da ereção. Isso se deve ao mecanismo moderno desse tipo de implante que é composto por uma bomba, implantada no saco escrotal que ativa e desativa o sistema de ereção, um reservatório localizado no abdômen que envia o fluido para preencher

os cilindros alojados no pênis, conferindo rigidez ao membro. Todos os componentes são internos. Aparentemente, não é possível perceber a existência da prótese inflável.

4- O "pênis biônico" não interfere na ejaculação e no orgasmo.

Se o paciente costumava ter orgasmos antes de receber a prótese peniana inflável, continuará a tê-los normalmente. O mesmo vale para a capacidade de ejaculação. Ou seja, o implante de prótese peniana permite a retomada da vida sexual de forma completa.

5- O implante de prótese peniana inflável afeta a fertilidade.

O paciente que realiza o implante permanece fértil. Os testículos, local onde são produzidos os espermatozoides, são conservados e o processo de ejaculação não é afetado. Então, é possível que o homem ainda tenha filhos utilizando uma prótese peniana.

6- Após o implante do "pênis biônico", o sistema urinário funciona normalmente.

A cirurgia não interfere nas vias urinárias. Por isso, é possível urinar normalmente.

7- A prótese inflável precisa ser trocada de tempos em tempos.

A troca só é realizada em raros casos de falha mecânica.

9- É possível que o organismo rejeite o implante.

Como em qualquer cirurgia de implante de próteses, a possibilidade de eventuais complicações existe. No caso das próteses penianas, essa chance é mínima. Infecções ocorrem em apenas 3% dos casos[1].

10- Os planos de saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) cobrem o procedimento.

 

Não. Apenas a prótese semirrígida está disponível no SUS e na saúde suplementar (planos de saúde), mas a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está indicando a inclusão da prótese peniana inflável na relação de procedimentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer aos usuários. Com a cobertura do dispositivo, os beneficiários dos convênios médicos passariam a ter acesso a mais uma opção de tratamento cirúrgico para a disfunção erétil.

 

Sobre a Campanha Nacional Contra a Disfunção Erétil - De Volta ao Controle

A Campanha Nacional Contra a Disfunção Erétil - De Volta ao Controle é uma ação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com objetivo de conscientizar a população brasileira sobre prevenção e tratamentos disponíveis para a doença, sobretudo nos estágios severo e completo. A ideia é desmistificar o assunto, garantir o acesso à informação sobre todas as soluções disponíveis, fazendo o homem procurar tratamento adequado para recuperação da atividade sexual. Melhorar a qualidade de vida de milhões de brasileiros com indicação cirúrgica para o tratamento da disfunção erétil também está entre os objetivos da ação. De Volta ao Controle quer esclarecer os benefícios e as vantagens da utilização da prótese peniana inflável para a disfunção erétil irreversível. A finalidade dessa iniciativa é conscientizar a população quanto à importância da ampliação do acesso às alternativas terapêuticas mais modernas para a disfunção erétil irreversível. Com a campanha, a SBU cumpre seu papel de promoção à saúde urológica no país. Para mais informações, acesse www.devoltaaocontrole.com.br.

 

Sobre a SBU

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma associação científica sem fins lucrativos, representativa dos médicos brasileiros especializados em urologia, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino. A entidade foi fundada em 13 de maio de 1926 e possui hoje 27 seccionais espalhadas pelo Brasil, com a função de coordenar e monitorar a atividade urológica nas unidades federativas. A SBU congrega cerca de 90% dos urologistas brasileiros, ou seja, mais de 4 mil profissionais. Aproximadamente 90% dos profissionais são homens. A maioria trabalha na região Sudeste (58%); no Sul, são 16,5%; no Nordeste, 14%; no Centro-Oeste, 8,2%, e no Norte, 3,3%. Para mais informações, acesse www.sbu.org.br/publicowww.sbu.org.br.

 

 [1] Montorsi F, Rigatti P, Carmignani G, Corbu C, Campo B, Ordesi G, Breda G, Silvestre P, Giammusso B, Morgia G, Graziottin A. AMS three-piece inflatable implants for erectile dysfunction: a long-term multi-institutional study in 200 consecutive patients. Eur Urol Jan 2000 Jan v. 37(1) p. 50-5.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil