Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
*Antonio Rangel

 

A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica (relacionada a apenas um gene) mais comum do Brasil. Estima-se que todos os anos apareçam entre 700 a 1000 novos casos de doenças falciformes. Causada por uma mutação no gene que origina uma hemoglobina anormal, a doença caracteriza-se por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que ficam em um formato similar a uma foice, originando o nome da doença. Esses glóbulos também costumam ter um tempo de vida menor e bloquear o fluxo sanguíneo.

 

No Brasil, a anemia falciforme é mais comum em negros e pardos, mas também acomete pessoas brancas. A doença pode causar dor e lesão em órgãos e ocasionar feridas de pele. Os sintomas costumam ser bastante variáveis e, em alguns casos, a anemia falciforme pode apresentar-se assintomática. Entre os sintomas mais comuns estão dores articulares e abdominais, feridas nas pernas, infecções, enfartes pulmonares, retardo do crescimento e da maturação sexual, além do comprometimento de órgãos, sistemas e aparelhos.

 

Não há um tratamento específico, os portadores precisam de acompanhamento multidisciplinar especializado constante. Quanto mais cedo começar a tratar, menor as chances de complicações. Entre os produtos e técnicas que ajudam a tratar as feridas e diminuir a dor nas lesões está a membrana regeneradora porosa Membracel, indicada para acelerar a cicatrização das feridas. O uso da membrana diminui consideravelmente a dor, pois isola as terminações nervosas, e favorece a limpeza da ferida através do desbridamento autolítico, promovendo uma cicatrização mais rápida.

 

*Antonio Rangel é enfermeiro estomaterapeuta – especialista em feridas – da Membracel.

 

Sobre a Membracel:

Criada em 2000, a Membracel é uma empresa referência em seu segmento. A membrana regeneradora porosa possui tecnologia 100% brasileira e foi desenvolvida com base no resultado de pesquisas de biotecnologia. A membrana atua como um substituto temporário da pele para casos de falta da epiderme ou da derme, como em queimaduras e úlceras.

 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil