Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Dores, apneia do sono e inflamações na gengiva são algumas das consequências do posicionamento dentário incorreto

dentes_alinhados.jpg

O sorriso é o cartão de visitas para um primeiro contato interpessoal e, por isto, estar com ele impecável é fundamental. Na maioria das vezes, alterações no posicionamento dentário trazem consequências que vão do desconforto estético à dor, dores, além de causar assimetria facial, doenças periodontais e problemas na fala e no sono. Contudo, avanços na área da ortodontia surgem para auxiliar o tratamento desses pacientes.

“Em uma rápida analogia, o posicionamento dentário incorreto se assimila a um trem posicionado de forma desacertada dos trilhos. A estrutura ficará danificada e, em um dado momento, os problemas irão aparecer”, conta a dentista PhD, Cláudia Starling. Segundo a profissional, a genética influencia diretamente no mau posicionamento, uma vez que pode-se herdar o tamanho dos dentes e ossos da face. O apinhamento dental e o diastema são exemplos disso.

O primeiro, caracterizado pela falta de espaço entre os dentes, propicia o aparecimento de cáries e doenças gengivais. “Dentes apinhados podem ser corrigidos sem grandes problemas. Basta o acompanhamento de um dentista e, se necessário, o uso de aparelho ortodôntico”, explica doutora Cláudia. Já para o segundo caso – o espaço entre os dentes – a opção de tratamento varia. Aparelho ortodôntico, próteses de porcelana ou uso de implantes podem ser discutidos entre ortodontista/paciente.

Apesar deste fator, medidas preventivas são fundamentais para evitar o problema. Hábitos como sucção de chupeta na infância, roer unhas e ranger dentes afetam totalmente a dentição e, por isto, devem ser evitados. Para a dentista, “os dentes são parte do mecanismo do corpo e se algo está errado, alertas irão aparecer”. Há casos em que os primeiros sintomas são dores, tanto na face, quanto no ouvido, na cabeça ou na coluna. Apneia do sono e inflamação na gengiva também podem surgir como indícios. “O correto é iniciar o acompanhamento com um especialista logo no início do problema”, finaliza Cláudia.

Dra. Cláudia Starling

Dra. Cláudia Starling é PhD em Odontologia, qualificada em halitose, membro efetivo da ABHA – Associação Brasileira de Halitose, da Invisalign Doctor Premier, palestrante em diversos congressos nacionais e internacionais com publicação de artigos científicos em diversos países.  


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil