Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Dados do Ministério da Saúde apontam que adolescentes de 12 a 17 anos apresentam sobrepeso e, destes, 8% são obesos

Os dados do Ministério da Saúde apontam que adolescentes de 12 a 17 anos, 33% apresentam sobrepeso e, destes, 8% são obesos. A questão vai muito além do aspecto físico, possibilitando o desenvolvimento de problemas de saúde sérios, como colesterol alto, diabetes e hipertensão arterial.

Segundo o cirurgião bariátrico, Leonardo Salles de Almeida, é cada vez maior o número de adolescentes, que juntamente com a sua família, procuram um especialista para saber qual a melhor forma de combater a obesidade na adolescência. A maioria dos adolescentes consultados pelo cirurgião, com idade a partir de 12 anos, optam por diversos métodos de emagrecimento, dentre eles o Balão Intragástrico, que por ser um método eficaz e não cirúrgico é indicado para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 27.

“Além de estarem acima do peso, os adolescentes obesos sofrem bullying nas escolas e esse é um dos fatores que faz com que eles nos procurem para emagrecer”, comenta Leonardo Salles, diz ainda que "Embora adultos tenham bom senso de convivência, adolescentes são cruéis entre si podendo causar grandes traumas ao paciente obeso". Ele complementa dizendo que diferente do adulto, se recomenda ao adolescente, que antes da decisão pelo balão intragástrico, ele faça como primeira alternativa o tratamento nutricional, psicológico e psiquiátrico no Instituo Mineiro de Obesidade.

De acordo com o cirurgião bariátrico, ainda que possamos utilizar procedimentos, como o balão ou mesmo as cirurgias para criar uma janela terapêutica, ou seja, um emagrecimento “forçado”, devemos aproveitar para tratar a causa do problema. “Uma coisa é tratar o peso, outra completamente diferente é tratar a obesidade, para isso não basta emagrecer, precisamos tratar o que causa o ganho de peso. Temos hoje, no Instituto Mineiro de Obesidade, uma equipe diferenciada para o tratamento de reeducação alimentar, psicoterapia e ferramentas de monitoração para acompanhar nossos pacientes”, finaliza Dr. Leonardo Salles.

Sobre o Instituto Mineiro de Obesidade (IMO)

O hospital IMO é centro de referência especializado em tratamento multidisciplinar da obesidade com suporte integrado. Atua no tratamento da obesidade em todos os graus com tratamentos que vão desde o tratamento clínico, o implante de Balão Intragástrico de 6 meses e de 1 ano, a cirurgia bariátrica e tratamento para reganho de peso pós cirurgia bariátrica com plasma de argônio. Conta com os equipamentos de última geração, uma equipe de profissionais qualificados e uma equipe de anestesistas que é referência em Minas Gerais. Para a comodidade dos pacientes, o hospital conta com um pronto-atendimento também nos feriados e finais de semana.

O IMO ainda possui uma equipe multidisciplinar composta por cirurgião bariátrico, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas e cirurgiões plásticos. Os especialistas monitoram o paciente dando todo o suporte necessário durante o processo de emagrecimento.

O Instituto possui aplicativo tanto para Android quanto para Iphone que ajudam na monitoração dos pacientes e acompanhamento dos resultados. O programa de emagrecimento do hospital visa uma mudança efetiva de hábitos de vida, para alcançar o bem-estar e a manutenção de resultados.

O Balão Intragástrico consiste em um balão de silicone, que é introduzido no estômago, por via endoscópica e é preenchido com solução salina e azul de metileno estéril (400 a 700ml). O dispositivo aumenta a sensação de saciedade e limita a ingestão excessiva de alimentos, proporcionando a perda média de 20% do peso corporal em seis meses e de 30% em um ano.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil