Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Dia Nacional da Saúde Bucal, tema de grande relevância também na oncologia, será comemorado na terça-feira (25/10)

Na próxima terça-feira (25/10), é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data tem como objetivo reforçar para as pessoas a importância dos cuidados com a boca e os lábios, a fim de evitar problemas que vão desde cáries e doenças periodontais até o câncer bucal, podendo, inclusive, comprometer o bem-estar geral do indivíduo. Na oncologia, o alerta é ainda mais importante, pois essa questão tem papel fundamental durante o período de tratamento de diversos tipos de tumores.

Isso porque tanto a quimioterapia quanto a radioterapia podem desencadear sintomas que, quando não tratados, prejudicam a saúde bucal. É comum, por exemplo, pacientes apresentarem efeitos colaterais, como o aumento da incidência de cáries, a mucosite oral (inflamação da mucosa com feridas), e infecções oportunistas, que se manifestam quando há queda na resistência ou baixa imunológica. Dessa forma, os cuidados com a região da boca durante todo o tratamento da doença devem ser ainda mais rigorosos.

            Desde o último mês de julho, a Oncomed-BH integrou dentistas à sua equipe multidisciplinar de prevenção e tratamento do câncer. “O objetivo é diminuir ao máximo as chances de complicações bucais que possam interferir na qualidade de vida durante o tratamento”, diz o médico oncologista da clínica, Dr. Amândio Soares. Ele explica que os dentistas fazem avaliação da cavidade oral antes de iniciar o tratamento oncológico. O objetivo principal é verificar a presença de focos de infecção local e estabelecer o risco de alterações, conforme o protocolo de tratamento proposto pela equipe médica. Se necessário, a laserterapia (utilização do laser em baixa intensidade para prevenir e tratar a mucosite) é feita preventivamente e durante o processo, para evitar dor, desconforto e sangramento, conforme orientação do dentista.

            Além disso, a má higiene está também relacionada à ocorrência do câncer bucal, um tipo de neoplasia que acomete os lábios e/ou a cavidade oral (mucosa bucal, gengiva, céu da boca, língua e assoalho da boca). Outros fatores de risco são idade superior a 40 anos, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Assintomático na fase inicial, esse tumor se apresenta como feridas que não cicatrizam, úlceras superficiais indolores, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas. Em estágio avançado, pode haver dificuldade de falar, mastigar e engolir, emagrecimento acentuado, dor e presença de caroço no pescoço.

Já a prevenção do câncer de boca está ligada diretamente à visita regular ao dentista e ao autoexame. Além disso, é fundamental manter hábitos saudáveis (boa alimentação, não fumar e não beber demasiadamente) e a higiene bucal sempre em dia. Há ainda a necessidade de evitar a exposição ao sol sem proteção para prevenir a neoplasia labial. O prognóstico da doença depende do estágio em que ela é detectada.

 Sobre a Oncomed

A Oncomed-BH, clínica especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas, foi fundada em 1994, em Belo Horizonte. Desde então, realiza um trabalho que envolve cuidados diferenciados e tratamento humanizado a todos os pacientes. São especialistas em oncologia, hematologia, nutrição, clínica da dor, psicologia e cardiologia, além de uma equipe de suporte que realiza um acompanhamento efetivo na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil