Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

Atividade física aliada à boa alimentação pode ajudar a prevenir doenças e regenerar o organismo, além de fortalecer músculos e ossos, prevenindo quedas

 

O exercício físico regular aliado à uma boa alimentação promove saúde e bem-estar a qualquer ser humano, independentemente da idade. Entretanto, também é sabido que, durante o processo de envelhecimento, o estilo de vida ativo pode ter uma relevância ainda maior, não só para melhorar a qualidade de vida, mas também, para ajudar na prevenção de doenças.

De acordo com o professor de educação física e coordenador da academia Turner Prime, Frederico Kempler, a atividade física na terceira idade tem se tornado cada vez mais comum. “Foi-se o tempo em que os idosos se conformavam com as limitações e o sedentarismo que normalmente chegam com a idade. Hoje em dia, eles desejam qualidade de vida, bem-estar e independência”.

De acordo com o profissional, o envelhecimento traz graduais mudanças físicas como alteração da massa muscular, da densidade óssea, da capacidade cardiorrespiratória, entre outras. “A atividade física regular na terceira idade promove manutenção da composição óssea e muscular, aprimorando o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas e proporcionando independência ao idoso em suas atividades diárias”, explica.

E muito se engana quem pensa que os idosos só devem praticar atividades leves como caminhadas, hidroginástica, pilates, ioga, entre outras. Segundo Frederico, a Turner Prime recebe, diariamente, diversos alunos da terceira idade que não abrem mão da musculação. “A musculação é uma atividade muito completa, pois trabalha força e resistência, dois grandes pilares que ‘sustentam’ um corpo funcional”.

Elizarda Dias Pagani, aposentada, 81 anos, malha, ininterruptamente, há cerca de 15 anos. “Comecei a praticar atividades físicas, não só para sair da inércia, mas pela saúde e para que eu me sentisse bem. Me sinto leve, disposta e até a minha respiração é melhor por causa da ginástica. Já fiz pilates, natação e agora faço exercícios aeróbicos e musculação na Turner Prime. Uma vida ativa aliada a uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida. Eu custo a adoecer”, conta.

Para que os benefícios da musculação ou qualquer outra atividade física sejam notados, é necessário praticar, continuamente, pelo menos três vezes por semana. No entanto, Frederico ressalta que, além do acompanhamento de um profissional da educação física, antes de começar a praticar qualquer exercício, o idoso deve passar por uma avaliação médica. “Como existe o risco cardíaco, a pessoa deve realizar exames para saber não só se está apto às atividades físicas, mas quais ela deve praticar”, finaliza.

Benefícios da musculação para a terceira idade

. Melhora a densidade óssea e muscular, além de aumentar a flexibilidade;

. Melhora o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas;

. Alivia dores nas articulações;

. Ajuda na manutenção do peso;

. Controla a glicose no sangue, prevenindo doenças como diabetes;

. Melhora a frequência cardíaca e pressão arterial;

. Melhora a saúde mental, a autoconfiança e autoestima, uma vez que libera endorfina, causando sensação de prazer e bem-estar;

. Melhora o sono e a postura.

Serviço

Academia Turner Prime

Rua dos Aimorés, 2150 – Lourdes

(31) 3309-9661

http://www.turnerprime.com.br/

@academiaturnerprime

Funcionamento:  Segunda a Sexta: 06:00 - 00:00 
Sábado: 08:00 às 16:00 
Domingo: 09:00 às 14:00


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil