Com dois novos diagnósticos confirmados em Belo Horizonte e 12 suspeitas que ainda estão em investigação no estado, doença se espalhou rapidamente nesta semana
Os casos confirmados de varíola dos macacos em Minas Gerais chegaram a 14 nesta sexta-feira (8/7/22), segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Quatro novos casos foram confirmados na quarta-feira (6/7/22), e dois na quinta (7/7/22). A secretaria informou que todos os pacientes estão estáveis e em isolamento.
Transmissão da doença
A varíola causada pelo vírus hMPXV (human monkeypox virus, na sigla em inglês), do gênero Orthopoxvirus, causa uma doença mais branda do que a varíola smallpox, erradicada na década de 1980.
Trata-se de uma doença viral transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais.
A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente. Atualmente, há surtos da doença em pelo menos 53 países, com quase 6 mil casos.
Uai