Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No próximo domingo (22), quando chega ao fim o horário de verão 2015, algumas pessoas podem sentir certos desconfortos no organismo ao terem de se adaptarem à mudança. “A volta ao padrão ‘convencional’, em alguns Estados, pode causar incômodos, durante os primeiros dias”, revela a clínica geral e geriatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (São Paulo), Dra. Rossana Maria Russo Funari. 

 


“Em geral, é normal sentir um mal-estar, uma dificuldade para dormir no horário habitual (o horário do relógio) e um pouco de sonolência diurna”, orienta a médica. Em alguns casos, esses sintomas podem incluir alterações de humor e de hábitos alimentares. “Tudo isso acontece devido a uma mudança do ritmo circadiano do organismo.” Normalmente, o processo de readaptação total do indivíduo as condições basais leva quatro dias.  


Porém engana-se quem pensa que os efeitos são os mesmos sentidos pelo corpo humano durante o “jetlag”, famosa fadiga de viagem ocasionada por mudanças no fuso. “No horário de verão, as mudanças nesse ritmo são mais suaves e não causam tantas consequências na maioria das pessoas. Já no ‘jetlag’, temos uma condição menos fisiológica, que é uma consequência de alterações no ritmo circadiano, mais intenso em viagens longas em que há grandes mudanças de fuso horário.”


Quem quiser evitar problemas durante esse período, a Dra. Rossana recomenda, na medida do possível, preparar-se para dormir, mais ou menos, no horário de sempre (do relógio). “Uma boa dica é dormir com as janelas abertas, pelo menos, nos primeiros dias para que seja possível acordar naturalmente com a claridade.” Isso ajudaria na sincronização dos relógios físico e biológico. Outra recomendação é não dirigir por várias horas seguidas (por exemplo, pegar estradas), durante os dias em que a pessoa estiver mais sonolenta e fadigada.



COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quarto ano consecutivo em 2014.

Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, zona sul de São Paulo. 
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil