Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Comemorado em 5 de junho, data propõe uma reflexão sobre importância do equilíbrio entre desenvolvimento e conservação ambiental

 

Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e com um terço da população mundial em isolamento social, conforme levantamento feito pela agência France Presse (AFP), a reflexão sobre o consumo e o estilo de vida – hábitos que impactam diretamente o meio ambiente – está em pauta. Durante a quarentena, grande parte das atividades que geram impactos ambientais foi interrompida: “o volume de veículos em circulação foi restringido e muitas indústrias cessaram ou reduziram suas atividades, o que gerou a diminuição de gases tóxicos. Ao mesmo tempo, o padrão de consumo também mudou, afinal já não é possível, neste momento, frequentar centros comerciais”, aponta Carlos Eduardo dos Reis, professor dos cursos de Engenharias da Pitágoras, unidade Raja Gabáglia, especialista em meio ambiente.

 

Para o especialista, é evidente que existe uma redução nos impactos ambientais decorrentes de atividades antrópicas, ou seja, da ação do ser humano sobre o meio ambiente. No entanto, é importante ressaltar que após o período de quarentena, com a normalização das atividades essenciais para a saúde econômica do país, a emissão dos gases também retornará aos índices abusivos, por isso, é ideal rever alternativas para manter o equilíbrio entre desenvolvimento e conservação ambiental.

 

“Órgãos ambientais consultivos, deliberativos e executivos, estaduais e federais que já atuam para controlar esses índices  terão papel fundamental nessa transição. As legislações que abrangem nossas matrizes ambientais (água, ar, solo, floresta, entre outros) devem ser aplicadas e fiscalizadas”. Matheus alerta ainda que as resoluções ambientais que apresentam limites de poluentes e padrões ambientais merecem revisões. 

 

O professor destaca os benefícios da quarentena para o meio ambiente:

  1. Qualidade do ar: vem melhorando significativamente em diversos pontos do mundo, como consequência da inatividade humana. Houve expressiva redução na emissão de gases e materiais particulados, poluentes associados às atividades antrópicas.

 

  1. Qualidade ambiental: está diretamente relacionada à saúde humana. A redução da emissão de poluentes é favorável principalmente para quem sofre de problemas respiratórios relacionados à poluição atmosférica.

 

  1. Oportunidade de crescimento, visando a universalização do saneamento: a melhor forma de prevenir o vírus é adotar boas práticas higiênicas e o desafio é como manter a higiene em locais que não são contemplados com condições mínimas de saneamento? “A falta de saneamento é a causa de inúmeras doenças e infecções virais. Inclusive, já foi confirmada a permanência do novo coronavírus nos dejetos humanos. Essa é uma oportunidade de crescer, buscando a universalização do saneamento no país.

 

  1. Impacto nos mares e rios: as águas estão mais cristalinas, mas vale um alerta, os rios e mares seguem sendo impactados com esgoto sanitário. Os rios sofrem mais, devido ao baixo poder de diluição, comparado aos oceanos (grande volume de água). É urgente olhar à saúde pública neste sentido e manter a qualidade dos nossos mananciais é fundamental, visto que a água é essencial para a vida humana.

 

 

Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil