Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Entenda como funciona a dieta e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

O frugivorismo é um estilo de vida que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo.

Crédito da imagem: healthywomen.org

Muitas pessoas acabam se rendendo aos seus benefícios, inclusive atletas de alta performance.

 

Por isso, hoje vamos falar sobre essa famosa dieta, que pode contribuir muito para a saúde física e mental.

 

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

 

 

O que é frugivorismo?

O frugivorismo é um tipo de dieta considerado por muitos como um verdadeiro estilo de vida.

 

A alimentação consiste na ingestão de alimentos crus, principalmente frutas, vegetais e alguns tipos de oleaginosas e sementes.

 

 

Por que a dieta inclui alimentos crus e naturais?

As comidas cruas naturais (vegetais e frutas) são componentes muito benéficos para o consumo humano. Sua grande quantidade nutricional, associada a vitaminas e sais minerais saudáveis, fazem com que a alimentação diminua a intoxicação corporal e contribua para uma nutrição equilibrada e que proporcione qualidade de vida.

 

 

Essa dieta pode fazer mal para a saúde?

Apesar de não haver contraindicações para a adoção desse estilo de vida, é sempre importante buscar recomendação médica de um nutricionista ou médico nutrólogo caso você deseje seguir a dieta por muito tempo.

 

O mais importante é manter o controle sobre as vitaminas, evitando problemas com desnutrição ou desenvolvimento de quadros anêmicos.

 

De maneira geral, seus benefícios são imensos! Inclusive, muitas pessoas adotam como estilo de vida e passam a vida focando em uma dieta frutívora.

 

Muitos atletas de alta performance também seguem esse estio de vida e compartilham seus benefícios com os seguidores e pessoas que se interessam pelo assunto.

 

Para que você entenda que a dieta pode trazer muito mais pontos positivos do que negativos, que tal conferir os principais benefícios relacionados com a prática?

 

 

 

Quais são os benefícios da dieta?

Como a dieta inclui alimentos vegetais e frescos, a alimentação natural contribui para a adoção de hábitos de vida saudáveis.

 

Geralmente, quem adota esse estilo de vida pratica atividades físicas, dedica mais tempo para a saúde e preza por comportamentos que elevam o bem-estar e contribuem para processos fisiológicos, como exposição solar equilibrada.

 

Devido a tais motivos, a dieta traz como principais benefícios associados:

 

  • Aumento da vitalidade, disposição e energia;

Como o corpo é desintoxicado e só consome produtos naturais, os processos energéticos acabam ocorrendo de maneira mais eficiente, equilibrando todo o organismo e ajudando a aumentar a força vital.

 

 

  • Melhora nos processos de digestão;

As frutas e vegetais consumidos possuem alto teor de fibras. Tal composição permite que as substâncias atuem sobre o intestino, facilitando a trajetória do alimento e contribuindo para a absorção de nutrientes benéficos e eliminação de substâncias prejudiciais.

 

Além disso, há a redução do inchaço e promoção do emagrecimento de forma natural, contribuindo para a aquisição de um corpo enxuto e saudável.

 

  • Desintoxicação corporal;

Os nutrientes provenientes dos alimentos crus costumam desintoxicar o corpo, pois atuam eliminando toxinas e contribuindo para processos metabólicos e digestórios.

 

Estudos científicos mostram que o efeito detox promove não só uma melhora das condições fisiológicas a nível físico, como também contribuição para a saúde mental.

 

  • Clareza mental;

O cérebro também se beneficia com os pontos positivos da dieta frugívora, sofrendo uma verdadeira limpeza e eliminação de toxinas.

 

Com isso, a estrutura cerebral fica mais apta à concentração, foco e clareza mental.

 

  • Promove o emagrecimento;

São inúmeros os fatores da dieta que auxiliam no processo de emagrecimento, como: a ingestão de fibras, a desintoxicação corporal, o consumo de alimentos frescos, leves e sem gorduras industrializadas, dentre uma série de outros fatores.

 

Além disso, os hábitos dos adeptos à dieta costumam ser voltados para a prática de atividades físicas, contribuindo ainda mais para resultados à nível corpóreo.

 

  • Melhora a organização celular;

Como as células ficam livres de toxinas, a maquinaria celular consegue trabalhar de maneira mais organizada e harmônica, contribuindo para uma série de processos fisiológicos.

 

  • Equilíbrio da saúde, mente e corpo;

Como o corpo fica desintoxico, a mente fica mais clara e os hábitos de vida tendem a ser mais saudáveis, isso contribui para uma homeostase corporal incrível.

 

  • Redução dos inchaços;

O consumo de fibras provenientes da alimentação crua contribui para o fluxo intestinal e redução do inchaço abdominal. Com isso, o abdômen tende a ficar mais definido e a silhueta mais enxuta, deixando a estética ainda mais bonita.

 

  • Menores sintomas relacionados com doenças crônicas;

Estudos relatam que o consumo de alimentos naturais reduz os sintomas relacionados com doenças crônicas e podem prevenir o desenvolvimento de quadros de saúde relacionados.

 

 

  • Contribui para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis;

A dieta estimula o consumo de frutas e vegetais frescos, que são muito mais benéficos para a saúde do que substâncias industrializadas.

 

Além disso, os adeptos da dieta frugívora tendem a realizar atividades que contribuem para a clareza e saúde mental (como yoga e meditação) e se dedicam à prática de exercícios físicos, seguindo uma alimentação saudável e equilibrada.

 

Quando somados, tais hábitos podem tornar a vida ainda mais saudável, contribuindo com a longevidade e qualidade de vida.

 

Esse é o principal motivo pelo qual muitas pessoas resolvem transformar a dieta em um estilo de vida. Apesar de não ser uma tarefa fácil e que requer bastante esforço e persistência, com certeza pode trazer uma série de pontos positivos para a saúde física e mental.

 

 

  • Prevenção de doenças degenerativas (podendo ser até aliada a tratamentos).

Além das doenças crônicas, processos degenerativos podem ser facilmente prevenidos com a adoção de tal dieta.

 

 

Como iniciar esse tipo de dieta?

Para iniciar esse tipo de dieta, lembre que o aconselhamento é essencial e que você não pode mudar do dia para a noite os seus hábitos alimentares. Por isso, siga os seguintes passos:

  • Procure um profissional qualificado para te acompanhar;

  • Faça exames para avaliar a situação de saúde;

  • Adapte seu cardápio conforme as especificações do nutricionista.

 

Lembre que nessa nova etapa você vai precisar usar a criatividade e caprichar nas novas combinações. Que tal começar a se acostumar com deliciosos sucos de fruta e deixar de lado aquelas bebidas artificiais? Além disso, pense em novas estratégias para substituir o iogurte com frutas. Afinal, as frutas deverão ser a base da sua alimentação, em conjunto com os vegetais, sementes e oleaginosas.

Considerações finais

Agora que você viu como o frugivorismo pode ser um estilo muito benéfico para a saúde, que tal aproveitar seus benefícios e incluir uma dieta como essa em sua vida?

 

Lembre-se que você não precisa ser um adepto do estilo de vida para se beneficiar, mas é importante que você sempre procure um profissional qualificado antes de iniciar a dieta.

 

Gostou do conteúdo de hoje sobre frugivorismo? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!