Início
Turismo mineiro é resiliente apesar de ritmo menos intenso
- Detalhes
- Categoria: CIDADES
- Acessos: 404
Análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, mostra que houve uma retração de 4,2% na atividade turística em janeiro de 2025, em comparação com dezembro do ano anterior, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Essa variação foi menos intensa do que a registrada no Brasil, que apresentou uma queda de 6,4% no mesmo período. Em comparação com janeiro de 2024, Minas Gerais registrou uma retração de 1,9%, enquanto o Brasil apresentou um crescimento de 3,5%.
"Ainda que tenhamos observado uma retração em janeiro, o desempenho acumulado nos últimos 12 meses em Minas Gerais foi positivo, com um avanço de 3,6%. Isso indica que o setor turístico no estado continua resiliente, embora com um ritmo menos intenso que o nacional, que registrou um avanço de 3,8% no mesmo período", explica Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG.
"É importante considerar que as variações sazonais influenciam significativamente o desempenho turístico, tanto em Minas Gerais quanto no Brasil. No entanto, o fato de Minas Gerais ter liderado o crescimento do setor turístico no país nos últimos anos sugere que o estado possui um potencial significativo para atrair visitantes, especialmente com a promoção de ecoturismo, cidades históricas e eventos culturais", acrescenta Fernanda.
Em termos de desempenho entre os estados, Minas Gerais ocupou a nona posição no acumulado dos últimos 12 meses, com metade das unidades da Federação apresentando avanços e a outra metade mostrando desaceleração ou neutralidade. "Esses dados reforçam a necessidade de continuar investindo em infraestrutura turística e promovendo o destino Minas Gerais no mercado nacional e internacional", conclui a economista.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.
Vendas do varejo mineiro aceleram, mas ficam abaixo da média nacional
- Detalhes
- Categoria: ECONOMIA
- Acessos: 172
O volume de vendas do comércio varejista em Minas Gerais registrou um aumento de 0,1% em fevereiro, comparado ao mês anterior, segundo análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base em dados do IBGE. Apesar do crescimento, o desempenho ficou abaixo da média nacional, que registrou alta de 0,5% no mesmo período.
Na comparação com fevereiro de 2024, o varejo mineiro expandiu 2,2%, um desempenho inferior ao observado no ano anterior (6,8%). No contexto nacional, o crescimento foi de 1,5%. No acumulado do ano, Minas Gerais registra alta de 3,2%, superando a média nacional (2,3%). Nos últimos 12 meses, o estado acumula avanço de 2,9%, contra 3,6% no país.
"O setor de comércio em Minas Gerais demonstra resiliência, com crescimento nas vendas do varejo, mas em ritmo inferior ao observado no Brasil", afirma a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves. "Alguns setores específicos, como equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação, apresentaram desempenho positivo, impulsionando o resultado. A inflação dos alimentos acrescido do maior nível de endividamento, promove redução do consumo em diversos setores, mas o aquecimento do mercado de trabalho mantém a economia com perspectivas positivas".
A análise da Fecomércio MG também avaliou o desempenho do comércio ampliado, que inclui veículos e materiais de construção. Em fevereiro, o setor registrou desaceleração de 0,9% em Minas Gerais, e de 0,4% no Brasil, na comparação mensal. No entanto, no acumulado do ano, Minas Gerais superou a média nacional, com alta de 2,8% contra 2,3% do país.
"O setor de veículos, motocicletas, partes e peças, tem se destacado em Minas Gerais, com crescimento expressivo tanto no acumulado do ano quanto nos últimos 12 meses", destaca Fernanda Gonçalves. "Esse desempenho positivo reflete a confiança do consumidor e o bom momento do setor automotivo no estado".
A economista ressalta ainda que o desempenho do comércio ampliado nos últimos 12 meses demonstra a solidez do setor em Minas Gerais. "O crescimento de 1,5% no estado, impulsionado pelo bom desempenho dos setores de veículos e materiais de construção, indica que o comércio mineiro segue em trajetória de crescimento", completa.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.
Reload em Belo Horizonte será realizado na próxima semana
- Detalhes
- Categoria: ECONOMIA
- Acessos: 223
Maior evento de marketing do Sebrae Minas irá promover encontro com grandes empresas de vendas on-line do país; escritora mineira Carla Madeira também está confirmada
Nos dias 25 e 26 de março, a capital mineira será palco do maior evento de marketing do Sebrae Minas, o Reload. Em 2025, além da presença de grandes nomes do mercado, os participantes poderão conferir oficinas práticas e conhecer as estratégias de empresas consolidadas no Brasil em vendas on-line. As inscrições para o 3º lote já estão abertas e devem ser feitas na plataforma oficial do evento.
A pesquisa “Digitalização nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae Minas, revelou que 32% dos negócios já adotaram o e-commerce, seja de forma exclusiva (12%) ou combinada com lojas físicas (19%). Entre os que vendem on-line, os marketplaces (Mercado Livre, Amazon, Shopee, etc.) são o segundo canal mais utilizado. Entre os que não vendem de forma on-line, os principais problemas apontados foram: dificuldades para mexer em sites de vendas e redes sociais; falta de aderência ao ramo do negócio, falta de tempo e infraestrutura tecnológica insuficiente.
Para ajudar àqueles que desejam aproveitar as oportunidades oferecidas pelo e-commerce, o Reload 2025 irá promover encontros com empresas de destaque no país. A GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços da América Latina, vai mostrar como expandir seus negócios com uso da tecnologia. Já o Mercado Livre, empresa de comércio eletrônico líder na América Latina, abordará a temática inovação estratégica. Sobre o processo intralogístico, o evento conta com a presença dos Correios. Outra marca renomada é a plataforma de compras Shopee, que vai apresentar como conectar marcas e consumidores.
Além das palestras, o Reload 2025 conta com oficinas – Mão na Massa, para ajudar o empreendedor a conhecer ferramentas que permitem analisar seus processos existentes e, de forma prática, construir estratégias para alcançar melhores resultados. Nos dois dias de evento, será realizada a oficina “Faça Planejamento de Conteúdo para as Redes Sociais usando o ChatGPT”. A ação acontece sempre das 13h às 16h, condicionada à disponibilidade de vaga no dia/hora da atividade.
Carla Madeira é confirmada no Reload 2025
Um dos desafios do marketing digital é criar conexões com o público, alinhadas aos valores da marca, com estratégias que despertem o interesse do cliente. Para falar sobre como contar histórias que conectam, o Reload traz a escritora brasileira mais lida do país e, agora, prestes a bater a marca de 1 milhão de livros vendidos, Carla Madeira. Ela tem ganhado destaque com Tudo É Rio, A Natureza da Mordida e Véspera, que já vendeu 973.103 cópias – marca que a colocou, em 2024, como a mulher brasileira mais lida na Lista Nielsen PublishNews, que monitora o mercado editorial brasileiro.
Reload 2025 – Belo Horizonte
Data: 25 e 26 de março
Horário: das 13h às 20h
Local: Sebrae Minas – Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada
Inscrições: clique aqui
Soprano projeta crescimento no setor fotovoltaico e aposta em mercado residencial
- Detalhes
- Categoria: ECONOMIA
- Acessos: 234
Perspectiva de crescimento para o setor de energia solar da empresa em 2025 são de 25% a 30%
A Soprano, referência em soluções para energia solar no Brasil, projeta um ano de crescimento sólido para o setor fotovoltaico em 2025, impulsionado por novas regulamentações e pelo avanço da geração distribuída. A empresa, por meio de sua unidade de Energias Renováveis (SER), estima um aumento de 25% a 30% no volume de vendas em relação a 2024, com forte demanda no segmento residencial, especialmente para sistemas de até 7,5kW.
O mercado nacional deve manter um volume de novas instalações semelhante ao de 2024, com a influência direta de mudanças regulatórias. Um dos principais temas em debate é a inversão de fluxo de potência, que impacta a conexão de sistemas à rede elétrica. No entanto, a modalidade Fast Track, que permite a aprovação ágil de geradores de até 7,5kW sem necessidade de análise de inversão de fluxo, deve fortalecer ainda mais os projetos residenciais, que já apresentaram um crescimento expressivo no ano passado.
De acordo com o gerente da Unidade Fotovoltaico, Júlio Bortolini, além do avanço do mercado residencial, a expansão geográfica da Soprano será um fator estratégico para esse ano. “A empresa, que dobrou seu market share no Rio Grande do Sul em 2024, busca ampliar sua atuação em outras regiões do Brasil, fortalecendo sua presença em novos mercados e consolidando-se como uma das principais fornecedoras de soluções fotovoltaicas no país”, aponta.
Ainda, outro diferencial estratégico da Soprano será a ampliação de iniciativas voltadas à capacitação de integradores e instaladores. A empresa mantém uma equipe própria de engenharia que, além de oferecer suporte técnico especializado, promove treinamentos para garantir que os profissionais do setor estejam atualizados com as melhores práticas, novas tecnologias e regulamentações.
A Soprano também aposta na inovação como motor de crescimento para 2025, com lançamentos estratégicos como ampliação da linha de Driver Bomba Solar, trazendo novas opções para o agronegócio e áreas remotas; sistemas híbridos com baterias, agregando mais autonomia e eficiência aos projetos de geração distribuída; e linha de carregadores para veículos elétricos, acompanhando o avanço da eletromobilidade no Brasil.
“Com essas iniciativas, a Soprano reforça seu compromisso com a sustentabilidade, inovação e o desenvolvimento do mercado de energia solar no Brasil, consolidando-se como parceira estratégica para integradores e consumidores que buscam soluções eficientes e de alta performance para geração de energia limpa”, observa Bortolini.
Sobre a Soprano
Com sete décadas de história, a Soprano é uma empresa multinegócios que atua nos segmentos de casa e construção. Referência em confiabilidade, a marca oferece um portfólio de mais de 4 mil itens produzidos para o mercado brasileiro e demais países da América Latina. Com matriz em Farroupilha (RS), a Soprano conta com unidades em Caxias do Sul e Campo Grande (MS). A Soprano abrange quatro unidades de negócios: MatCon, Utilidades Térmicas, Componentes para Móveis e Energias Renováveis. Saiba mais: www.soprano.com.br
Página 12 de 17