Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

De acordo com profissional, há dois principais tipos de implantes que devem ser realizados de acordo com cada caso.

A falta de um dente na boca pode proporcionar tanto problemas de saúde quanto problemas na autoestima, influenciando diretamente na qualidade da vida social da pessoa. Entretanto, com os avanços da odontologia, tornam-se acessíveis os mais diversos tipos de tratamentos para resolver o problema, recuperando o dente, a funcionalidade e a estética.

De acordo com Dr. Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e pós-graduado em odontologia estética, os implantes são indicados em casos de doença periodontal avançada, extração dentária e fraturas onde não é possível a reconstituição do dente. “Cada caso deve ser avaliado para que seja aplicada a melhor opção de tratamento no paciente”.

 

Os implantes dentários são pequenos parafusos de titânio que são colocados no osso com o intuito de servir de suporte para reposição de um dente. “As próteses sobre implante, parciais ou totais, oferecem, além de melhora estética, benefícios na alimentação e na fala, sendo mais eficazes e naturais do que as pontes ou dentaduras convencionais”.

O dentista afirma que, para realizar um implante é preciso que se tenha osso suficiente para sustenta-lo, caso contrário deve-se fazer um enxerto ósseo prévio ou simultaneamente com o implante. Em casos de falta de osso na maxila, pode ser utilizado o implante zigomático, que consiste na implantação de pinos no osso da maçã do rosto – osso zigomático – para a fixação das próteses. Os implantes zigomáticos também diminuem a utilização de enxertos ósseos.

A maior vantagem dos implantes zigomáticos é que se pode trabalhar com carga imediata (implante rápido), evitando o período de próteses provisórias removíveis e a espera de seis meses a um ano que é necessária para se colocar a prótese dos implantes convencionais. Com o uso de implantes zigomáticos o paciente pode, já no dia da cirurgia, sair com uma prótese parafusada fixa.

As próteses sobre implante frequentemente utilizadas, são:

. Prótese unitária: indicada nos casos de perdas de dentes unitários e/ou espaçados entre si;

. Prótese protocolo: indicada para casos de perda total de dentes pode ser usada em cima, embaixo ou em ambos. A prótese é fixada sobre 5 a 6 implantes e não pode ser removida, somente pelo dentista.

Dr. Paulo ainda conta que os cuidados com as próteses devem ser semelhantes aos cuidados com os dentes naturais. “A higiene adequada e as visitas periódicas ao dentista asseguram implantes dentários saudáveis e bonitos por muito tempo. Em casos de pessoas com bruxismo, a placa de bruxismo que suaviza o ranger de dentes deve ser utilizada”, finaliza.

Paulo Coelho Andrade

Mestre em Implantodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas de Campinas e especialista em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia, ambos os títulos reconhecidos pelos Conselhos Estadual e Federal de Odontologia, já realizou mais de 50.000 implantes e 20 anos em implantodontia. Autor de vários artigos científicos, publicados dentro e fora do país, também é pós-graduado em Fixação Zigomática, Periodontia, Cirurgias Avançadas, Sedação e Odontologia Estética.

Serviço

Clínica Dr. Paulo Coelho Andrade

Especializada em Implantodontia e Odontologia Estética

Av. Bandeirantes, 466 - Mangabeiras

Belo Horizonte – MG

www.implantodontia-mg.com.br

A casa conta com serviço de manobrista.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil