Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Imagem

Visitação: até 9 de novembro

 

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta a mostra Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi até o domingo, 9 de novembro. A exposição aborda detalhes da trajetória de Lina Bo Bardi, especialmente após sua vinda para o Brasil, revelando como ela foi influenciada pela cultura popular do país e destacando seu importante legado para a museografia nacional. 

 

"Apresentamos nesta exposição-homenagem, uma frente da múltipla atuação da arquiteta Lina Bo Bardi: exposições que desenhou, curou e realizou", explica Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB e curador da mostra. "Buscamos trazer uma visão ampla e não única desta 'trajetória expositiva', desde as experiências aplicadas no MASP 7 de Abril, feitas com a fresca bagagem da cultura museológica italiana, às grandes mostras populares do SESC Pompeia."

 

 

 Maneiras de expor acontece no âmbito do centenário de nascimento da arquiteta ítalo-brasileira (Roma, 1914 - São Paulo, 1992) e reúne desenhos, cartazes e fotos originais de exposições realizadas pela arquiteta, além de vídeos com depoimentos de colaboradores de Lina Bo Bardi. A partir da pesquisa feita em documentos e fotografias foram construídos expositores em escala, montando ambientações que transformam as salas do MCB em modelos de aproximação de mostras como "Bahia no Ibirapuera", além das pinacotecas do MASP 7 de Abril e MASP Av. Paulista, incluindo seis exemplares dos famosos cavaletes de vidro.

 

O público visitante tem o suporte de textos selecionados para conduzir a leitura das imagens e dos desenhos, com trechos das apresentações e anotações da própria Lina Bo Bardi, divulgados à época do lançamento de cada trabalho. Complementam a mostra cinco entrevistas em vídeo feitas com personagens que simbolizam a interação profissional com a arquiteta na realização de sua obra ou através dela, assim como três projeções de filmes de época referentes à pinacoteca do MASP Av. Paulista, e às exposições "Design no Brasil: história e realidade" e "Caipiras, capiaus: pau-a-pique".

 

No dia 25 de novembro, a partir das 19h30, o MCB lança o livro Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi, realizado com base na pesquisa para a exposição homônima. A publicação traz ampla documentação iconográfica sobre a arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi, além da transcrição dos vídeos que compuseram a mostra no MCB, com depoimentos de Alexandre Wollner, André Vainer, Edmar de Almeida, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki.

 

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

 

SERVIÇO:

Exposição Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi

Visitação: até 9 de novembro

 

Lançamento do livro Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi

25 de novembro às 19h30 - Entrada gratuita

 

Local: Museu da Casa Brasileira

Horário: de terça a domingo das 10h às 18h

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano

Tel. 3032.3727

 

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)

Entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados

 

Acesso a pessoas com deficiência/Bicicletário com 40 vagas

Estacionamento pago no local

 

Visitas orientadas: 3032-2564 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.mcb.org.br

 


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil