Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Consultor empresarial explica sobre esse conceito presente no mundo business


Talvez você nunca tenha ouvido falar no mundo VUCA. Essa é uma sigla que surgiu do vocabulário militar americano, significa Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity) e Ambiguidade (Ambiguity), em português a sigla é conhecida como VICA. Entenda como o mundo VUCA reflete sobre a maneira de fazer negócios.

Para entender melhor o que é mundo VUCA basta prestar atenção no contexto atual do mundo em um panorama geral. Este conceito está ligado ao caos experimentado em diferentes contextos sociais e à rapidez com a qual as mudanças no mundo acontecem, essa realidade torna os dias mais difíceis, inclusive, no mundo dos negócios.

O consultor empresarial, Adriano Nodari, esclarece que esse termo VUCA começou a surgir no Brasil por volta do ano 2010, quando o ambiente no mundo dos negócios já se mostrava agressivo, desafiador e muito ágil e esse era o ‘estado natural’ do ambiente corporativo:

“O mundo VUCA reúne todas essas vertentes que representam o cenário do mundo dos negócios. Encontram-se incertezas, muitas complexidades, é um universo volátil, em ritmo frenético e gera ambiguidade, que dificultam as análises, que devem ser refeitas de tempos em tempos.”

Esse ritmo de mudanças acelerado, essa dificuldade em prever os mais variados contextos que envolvem uma empresa, pode mudar muitos parâmetros de análise em um negócio, como é o caso da análise competitiva e a famosa análise SWOT.

Identificar ameaças e oportunidades em um cenário que muda em ritmo veloz se torna uma análise necessária e frequente. Um bom exemplo de como pode ser compreendido o mundo VUCA é a Blockbuster, qual era a força dessa empresa, senão sua ampla rede de lojas e grande catálogo físico? Mas com o surgimento da tecnologia streaming essa empresa perdeu o seu lugar no mercado, e tudo isso, em um ritmo que foi impossível de prever.

“É sempre difícil fazer análises de mercado em um cenário dominado por incertezas. Hoje, fazer planos de mercado em longo prazo, por exemplo, é algo sem validade, porque não se sabe como a economia se comportará daqui a um ano, por exemplo, imagine daqui a cinco anos”, explica o consultor.

Segundo artigo publicado pela Forbes, mundo VUCA caracteriza um ambiente de negócios ‘incontrolável’, o que não quer dizer que não se possa liderar ‘sob controle’, mesmo em um cenário de incertezas.


Mundo VUCA – Entenda os elementos que compõem esse conceito

Volatilidade (Volatility) – Representa basicamente a velocidade com a qual ocorrem as mudanças no mundo em diversas áreas. O que se fazia de uma maneira ontem, hoje já mudou. Essa á uma característica que torna o ambiente dos negócios altamente desafiador;

Incerteza (Uncertainty) – Há décadas era muito mais fácil fazer previsões, mas hoje a tendência é que se arrisquem palpites. São muitas as dúvidas, indecisões e é difícil afirmar com base em certezas. O desafio para o empreendedor está em lidar com essas incertezas como parte do processo de estar à frente de um negócio;

Complexidade (Complexity) – São inúmeras as interações e o processo de análise se torna cada vez mais difícil. Uma única situação gera muitas probabilidades e respostas e se torna cada vez mais difícil chegar a um consenso;

Ambiguidade (Ambiguity) – A dificuldade de se encontrar clareza em um contexto pode levar à ambiguidade no processo de interpretação da realidade. A volatilidade, as incertezas e a complexidade dificultam a compreensão dos processos.

Todos esses elementos estão interligados e caracterizam o mundo VUCA, para lidar com ele, Nodari orienta que o empreendedor precisa:

  • Trabalhar o desenvolvimento de uma visão estratégica;
  • Estudar constantemente o mercado com base no pensamento crítico;
  • É preciso aprender a antecipar resultados;
  • Trabalhar a comunicação clara;
  • Reciclar o conhecimento.

 
“Já vivemos há algum tempo no mundo VUCA, o que é necessário nesse cenário é que o empreendedor se antecipe e se arme de todas as estratégias e ferramentas para levar o negócio adiante, com um bom posicionamento no mercado”, finaliza.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil