Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Não basta saber o assunto e ter uma boa apresentação: o ensaio correto faz toda a diferença.

Pense nos melhores oradores que você conhece. Alguns até podem ter o dom de falar espontaneamente – ou apenas fingir isso muito bem, - mas, acredite, a maioria dos bons discursos são acompanhados de ensaios intermináveis e do apoio de um profissional/pessoa de confiança para ajudar na melhora da dicção e segurança. Caso você se enquadre nas pessoas que precisam falar em público, mas que não possuem essa habilidade, existem algumas dicas que podem ser seguidas para sair-se bem durante a oratória e convencer aqueles que lhe ouvem.

 

Michel Soares, que é especialista em oratória e ministra treinamentos para pessoas que tem dificuldade de falar em público há mais de cinco anos, comenta que não existe um roteiro certo a ser seguido na hora do ensaio, mas que existem certas regrinhas que costumam funcionar com a grande maioria das pessoas durante os ensaios – e que isso faz com que a apresentação seja muito melhor. Ele explica: “para ficar mais didático, separo esse ensinamento em seis passos, e, quando há a união de todos eles, a oratória tem muito mais chances de sair da forma a qual o orador deseja, independente de dons, medo, vergonha, ansiedade, etc. É preciso passar por cima dessas inseguranças e vencer o que lhe trava”, explica. Os sete passos indicados por Soares são:

01. Defina seu objetivo: o que você quer obter com o seu discurso? Responda esse questionamento de forma concisa e clara, e isso ajudará a descobrir qual seu objetivo.  

02. Escolha um bom título: selecione a palavra, frase ou oração chave para o seu discurso. Opte por algo que desperte curiosidade e seja fácil para identificar o assunto da palestra; quem ler/ouvir o título deve saber sobre o que o discurso se trata e ao mesmo tempo sentir-se com vontade de saber mais sobre o assunto. Uma sugestão é fazer títulos curtos, que unam a ideia central, a ação que você deseja do público e um verbo na primeira pessoa do plural, (vamos, apoiemos, lutemos, etc).

03. Prepare uma introdução: essa é uma fase opcional, pois depende muito do tempo que você terá para apresentar o discurso. Quando dispor de um tempo maior, aproveite para introduzir as ideias de forma rápida e clara, fazendo uma pequena explicação do assunto – que pode servir também para lhe deixar mais seguro e para lembrar de alguns detalhes.

04. Siga uma ordem cronológica – e lógica: organize seu discurso de forma linear. Algumas ideias são começar pelo problema e terminar com a solução (método mais utilizado); comece com a causa e termine com os efeitos; apresente os fatos de maneira contrastante; combine estilos e ordenamento.

 05. Conclusão: como você encerrará o seu discurso? Essa é a hora de pedir para o ouvinte refletir sobre o que ele ouviu e/ou motivá-lo a algo, seja para tomar uma atitude ou pensar sobre certo assunto. A conclusão de um discurso é extremamente importante para engajar ainda mais o público – por isso, capriche nela

06. Ensaie: depois de concluído, ensaie o discurso como achar melhor – sempre falando em voz alta, para treinar a dicção, tom e ritmo da fala. Na frente de um espelho, de um amigo/familiar, etc. Uma ideia é fazer “colinhas” com tópicos que possam te ajudar caso haja o temido “branco”. Um bom material de apoio também é importante na hora da apresentação. Além disso, use o poder de associação a seu favor, por exemplo, “quando chegar nesse slide devo tocar em tal assunto”, associando as falas com algo concreto, e por aí vai. 

Serviço: Michel Soares

Especialista em oratória

21 4063-8630 / 9.9698-6505
​​Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.michelsoares.com.br

https://www.youtube.com/user/MSCoach2010

Michel Soares é orador Profissional Certificado, e atua há cinco anos como treinador de oratória e motivação. Apesar de jovem, seu currículo conta com formações que valem ser notadas, como o Coach com certificação Internacional, Executive Coach - formado por Jonh Richards (EUA), treinado por Bob Proctor e Robert Kyiosaki autor de “Pai Rico, Pai Pobre”.

Soares também é hipnoterapeuta com certificação Internacional, formado em P.N.L., Trainer Coach formado por MTI Metafusion Training Institute com certificação internacional. O profissional foi treinado pelos melhores institutos e oferece ferramentas de transformação e maximização de habilidades pessoais e profissionais, entre elas, a melhora da capacidade de se portar e se comunicar em público, desenvolvendo uma melhor oratória.

Regido pelos valores de confiança, liberdade, honestidade e ética, Soares motiva as pessoas e empresas a atingirem um melhor nível de desempenho, o que resulta, é claro, em melhores resultados.

Informações sobre o curso “Formação de Oradores”:

Duração: 24 Horas (2 meses). 

Dias da Semana: Terças das 19h as 22hh ou Sábados das 11h as 14h

Frequência: 1 vez ou 2 por semana de acordo com sua disponibilidade  

Local: Av. Rio Branco, 257 - Centro/RJ  

Certificado: MS Coach / Michel Soares 

A Inscrição pode ser feita online ou por telefone. 

Mais Informações: (21) 4063-8630


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil