Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta informou que a paciente apresentou sintomas compatíveis com os da doença. Ela está em isolamento. Pessoas próximas estão sendo acompanhadas. A paciente é uma estudante de 22 anos que viajou para Wuhan, na China. Ela chegou ao Brasil no dia 24 de janeiro. Se o caso for confirmado, será instalada uma emergência de saúde pública.


O drama do coronavírus na China:
passageiros têm a temperatura do corpo examinada dentro de aviões. FOTO: reprodução TV Globo


O que é o novo coronavírus?

É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Situação epidemiológica no mundo Até 27 de janeiro de 2020, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram confirmados 2.798 casos do novo coronavírus (2019-nCoV) no mundo. Destes, 2.761 (98,7%) foram notificados pela China, incluindo as regiões administrativas especiais de Hong Kong (8 casos confirmados), Macau (5 casos confirmados) e Taipei (4 casos confirmados). Fora do território Chinês, foram confirmados 37 casos. Destes, 36 apresentam histórico de viagem para China e 34 apresentam histórico de viagem para a cidade de Wuhan/China ou vínculo epidemiológico com um caso confirmado que viajou para Wuhan/China .




Ministério da Saúde e
Contém também informações da Rádio Globo


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil