Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O inverno termina com frente fria avançando para a região Sudeste etrazendo chuva para aliviar o calor

A seca de Belo Horizonte em 2014 não é maior da sua história climática, mas vai ganhar um lugar de destaque na lista das mais severas da capital mineira.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, de janeiro até o dia 18 de setembro choveu sobre Belo Horizonte aproximadamente 529 mm. A média de chuva anual é de 1466 mm.

Neste mês de setembro só choveu 1,8 mm até o dia 19. Assim podemos dizer que em oito meses Belo Horizonte recebeu apenas 36% da média anual de chuva.

O inverno vai terminar com uma frente fria avançando pelo litoral da Região Sudeste que vai injetar um pouco de umidade, que vão ajudar a formar mais nuvens e até um pouco de chuva. 

A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 23h29 pelo horário de Brasília. A estação marca o aumento gradual da ocorrência de chuva sobre Belo Horizonte, e sobre o Sudeste de forma geral. O verão é estação mais chuvosa na região.
19.09 minas 01.jpg 

O quadro de seca da capital de Minas Gerais é muito grave, um exemplo do que está acontecendo em toda a Região Sudeste. Mesmo com o retorno da chuva na primavera-verão, há uma chance grande de 2014 terminar com chuva abaixo da média.

De janeiro até o dia 19 de setembro choveu exatos 528,5 mm. A soma da média histórica dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são de 710,6 mm. Somando os dois teremos 1239,1 mm, menor do que a média anual que é de 1466,2 mm. Mesmo que chove a média mensal histórica nos próximos meses, vão faltar 227 mm para igualar a média histórica anual. 
19.09 minas 02.jpg 

O último fim de semana do inverno traz um pouco de chuva para a Belo Horizonte, mas apenas para aliviar momentaneamente a secura e o calor.

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim.

http://www.youtube.com/watch?v=GfhF-jUAsDk#t=80

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêuticas e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil