Busca

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Pietra Maria coleciona vitórias no judô. Mas essa trajetória de sucesso só foi possível graças à determinação de dona Leide. Conheça essa emocionante história!

As medalhas, orgulhosamente penduradas no pescoço, vieram como muita dedicação. Pietra Maria, de 14 anos, sabe que no esporte — como em qualquer outra área da vida — nenhuma conquista vem por acaso. Aprendeu que sem obstinação e uma boa dose de persistência não há fórmula da vitória, dentro ou fora dos ginásios. Ela descobriu que a ginga bem treinada de judoca, responsável por garantir-lhe tantos títulos, não deve ser menosprezada longe do ambiente esportivo. Uma lição dada por um mestre que não veste quimono. Se o judô lhe aprimorou a disciplina, a mãe é o espelho de determinação. A Pietra, campeã nos tatames, mira-se em dona Leide para vencer na vida.

Com a mãe, aprendeu que todo esforço será recompensado. Não vacila diante das responsabilidades. Encara os estudos com a mesma seriedade com que se dedica aos treinamentos de judô, acreditando na premissa de que a educação também forma um atleta. Na sala de aula, domina os cálculos matemáticos e as regras gramaticais com a mesma facilidade com que leva ao chão seus adversários nas competições esportivas. “Ela é uma menina dedicada”, afirma dona Leide, com um largo sorriso no rosto.

O boletim recheado de boas notas faz de Pietra uma referência na sala de aula. Para a turma de judô, também é figura de destaque. Motivo de comodidade? Nem pensar. A voz forte da mãe, que ecoa nas arquibancadas enquanto a jovem disputa alguma competição, também ganha volume em casa. Leide não cansa de reprisar à filha o discurso de que o reconhecimento dos outros estudantes aumenta a sua responsabilidade. Nada de abraçar a tal zona de conforto.

“A Pietra se tornou um exemplo para os alunos por possuir um excelente desempenho dentro e fora da escola. Possui as melhores notas em sala de aula e seus resultados no judô são excelentes, conseguiu medalhar em todas as competições. É isso que a gente espera de nossos atletas, que sejam bons dentro e fora do tatame”, comentou Sérgio Euzébio, o coordenador de esportes da LBV.

Presente para a família

O presente campeão da adolescente, contudo, começou a ser desenhado ainda no Estado do Piauí, terra natal de dona Leide. Preocupada com a educação dos filhos, decidiu fazer as malas e tentar a sorte na Cidade Maravilhosa. Os primeiros passos no novo município, contudo,não foram fáceis. Instalada numa casa humilde na comunidade de Nova Brasília, que integra o Complexo do Alemão, a mãe não encontrava emprego, muito menos uma escola de qualidade para os pequenos.

Mas o complicado quadro não diminuiu as esperanças da mãe de que, um dia, as coisas para a sua família melhorariam. Um sentimento que não falha. A procura por uma Unidade Escolar teve fim quando procurou o Centro Educacional José de Paiva Netto, Unidade Escolar da Legião da Boa Vontade (LBV). “Quando eu soube que era uma boa escola, eu a matriculei. Soube que podia me ajudar, pois eu precisava trabalhar e ali teria um bom local para deixá-los”, conta.

A mãe, tão preocupada com o futuro dos filhos, gostou do que viu e ouviu. Teve certeza de que aquele era o ambiente perfeito para que as crianças recebessem não apenas uma boa educação, mas também aprimorassem valores éticos e morais que o transformassem em agentes na construção de uma Cultura de Paz. Não errou na escolha.

Além de um ensino de qualidade, a Escola da LBV deu à Pietra um meio de vida. A jovem é categórica ao afirmar que o seu futuro está no judô. “Tenho o maior orgulho de colocar o quimono e representar a minha escola. Lá, a gente aprende que o importante é competir, mostrar que sou capaz, que basta eu querer e acreditar em mim mesma que vou conseguir vencer”, disse.

Campeões na vida

Com o apoio da LBV, dona Leide pôde construir um horizonte mais amplo para a própria família. Enquanto a filha estuda — e brilha pelos tatames do Brasil —, ela trabalha para manter o sustento do lar.  A promessa que fez a si mesma, antes de deixar o Piauí, foi cumprida. O futuro dos Rocha pôde ser desenhado com linhas mais coloridas graças à educação oferecida pela Entidade aos seus filhos. “Sou uma mãe orgulhosa por ver meus filhos bem encaminhados e preparados para vencer na vida.” 

Hoje, orgulha-se ao dizer que os filhos carregam dentro de si, assim como ela, um coração azul que atende pelo nome de Legião da Boa Vontade. “Eu quero agradecer a LBV por contribuir na educação da minha filha e também agradecer ao Paiva Netto por essa Obra bonita que ajuda muita gente”, finalizou.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil 

Redes Sociais 

Colaboradores

Copyright © 2024 Betim - Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias MG - Jornal de Minas Gerais. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.