Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quem vê o pequeno Bruno* brincar tranquilamente com seus colegas no ambiente confortável do Centro Comunitário de Assistência Social da LBV na capital mineira não imagina quantos obstáculos ele precisou superar com tão pouca idade.

Em apenas sete anos de vida, já vivenciou experiências que seriam traumáticas para qualquer adulto. Acompanhou, de perto, o envolvimento da mãe com as drogas, sofreu com a ausência de uma figura paterna e viu crescer, em cada esquina de seu bairro, os índices de violência. Em meio a esse cenário, contudo, o 11º filho de uma família desestruturada conseguiu encontrar uma luz: uma avó zelosa, que se preocupou com o futuro da criança.

Ao perceber o estado em que se encontravam os netos, a senhora Vanda, acostumada a enfrentar com dignidade e fé os desafios de uma vida simples, não pensou duas vezes: chamou para si a responsabilidade de oferecer o carinho e a atenção que os pequenos precisavam. Ela superou as próprias dificuldades, vencendo a depressão para virar mãe outra vez.

Uma nova vida

O quadro de saúde do menino preocupava a avó paterna. A criança, que nascera com microcefalia, ainda apresentava hiperatividade e de nanismo. Estava abaixo do peso e os dentes tinham cárie, prova do abandono a qual seus irmãos e ele foram submetidos.

Decidiu dar um basta. "Era cárie pura”, disse a avó, que levou ele e os irmãos, imediatamente, para o posto de saúde. Com o apoio médico, iniciou o processo de mudança de saúde bucal na vida do pequeno. Mas isso não era o suficiente. Faltava ainda a estrutura oferecida pela área da educação.

Foi então que a avó, caminhando pela Avenida Cristiano Machado, viu sua vida mudar a partir de um simples passeio. Ela ouviu risos e conversas ao passar por um portão. Olhou a felicidade estampada no sorriso de muitas crianças brincando. Ergueu os olhos e leu: Legião da Boa Vontade.

O nome forte ficou gravado na memória. Ao chegar em casa falou para o neto: "Quando você crescer mais um pouco vou levar você para a LBV. Lá é muito bom!".

O menino abraçou a vontade da avó e o desejo da família foi realizado. Em 2015, ela o inscreveu no programa Criança: Futuro no Presente!. Na unidade socioassistencial, a agenda do pequeno Bruno ficou repleta de atividades lúdicas, recreativas, esportivas e culturais que incentivam o protagonismo infantil, como pede o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além de todas essas atividades, Bruno recebe o acompanhamento da psicóloga da Instituição e é assistido por uma universidade, que colabora no tratamento da hiperatividade.

Após o neto ter ingressado na LBV, o clima na casa de dona Vanda mudou totalmente. Agora, o comportamento agressivo é substituído por conversas sobre novas descobertas: "Foi muito bom encontrar a LBV, as pessoas de lá são maravilhosas! O Bruno está melhorando, me conta que já aprendeu a pedir desculpas quando responde alguém. Um dia ele vai ter um futuro, vai trabalhar para ajudar a mãe também, tudo é possível. Hoje ele é mais feliz", comenta.

Apoio para toda a família

Ao presenciar a melhora significativa no quadro clínico e emocional do neto, Vanda também apostou na melhora dos seus próprios problemas e não teve medo de pedir apoio à LBV para vencer o quadro de depressão.

Inscreveu-se no programa Vida Plena, dedicado à terceira idade. Atualmente, a rotina da avó, todas as quartas-feiras, é sair de casa e caminhar até o Centro Comunitário da Instituição para participar de oficinas de artesanato, passeios culturais e palestras educativas com profissionais de saúde. Essas ações combinadas fizeram com que Vanda se sentisse, mais uma vez, útil e voltasse a sorrir.

"Foi muito bom ter vindo. Eu participo da ginástica, dos passeios, das palestras. Há um ano estou aqui. A gente conversa com muitas pessoas, vai nos lugares cantar, é muito bom! Agora a depressão já acabou. Estou mais feliz, mais tranquila, mais conversada, tenho amigas aqui e isso é maravilhoso! Aqui a gente vai buscando forças uns nos outros pra poder vencer. Deus vai me dar saúde para eu cuidar do meu neto até o fim. Já estou vencendo. Aqui eu encontro muita ajuda. Eu adoro vir para cá!", conta.

Emocionada, dona Vanda afirma não encontrar palavras para mostrar o quão importante é o apoio da Legião da Boa Vontade à sua família. "Aqui na LBV eles gostam muito do Bruno, do jeito que ele é. O cérebro dele é pequenininho e os educadores estão me ajudando a continuar lutando por ele. Ele é levado, mas é um menino bom. Eu vou fazer dele um homem. Foi bom ele ter vindo pra cá porque as pessoas daqui são maravilhosas!", finaliza.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil