Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Belo Horizonte, MG – No mês de maio, quando se comemora a Abolição da escravatura, a Legião da Boa Vontade (LBV) proporcionou ampla reflexão sobre o assunto às crianças atendidas em seu Centro Comunitário de Assistência Social, na capital mineira, por meio das ações do Programa Criança: Futuro no Presente! A iniciativa faz parte do projeto Comecinho de gente, desenvolvido na Oficina de Arte e Cultura pela educadora social da LBV, Janaína Beatriz.

“Trabalhamos a trajetória da cultura afro, a importância da princesa Isabel, a lei da abolição da escravatura e a revolução que isso causou no país. Trabalhamos os valores na sala de atividades, na quadra, no momento da refeição, no convívio com as cozinheiras, em todos os ambientes. Falamos também da escravidão do pensamento, quando pensamos somente coisas negativas, nos apelidos e nos preconceitos que ainda existem”, relatou a educadora Janaína.

As crianças pesquisaram frases de pensadores e poetas com ideal libertário, construíram um mural sobre o tema, participaram de roda de conversas, de dinâmicas e de artesanato.

“Eu aprendi que a gente tem que amar as pessoas do jeito que elas são e não importa a cor. A princesa Isabel deu o direito a todos de ir e vir, igual aos brancos e a qualquer outra pessoa. Aqui eu acho interessante que gente aprende a conviver bem com as pessoas, sejam brancas ou de outro jeito”, é pensando assim que o Vitor Bruno, 10 anos, está construindo sua cidadania ecumênica.

Eduarda Luísa, de mesma idade, também colheu bons frutos do início desse projeto. “Os escravos apanhavam de chicotadas, ficavam presos, era muito ruim. Veio a princesa Isabel e libertou eles, aí eles não apanharam mais e não ficavam presos. A gente aprende a valorizar o que a gente tem hoje em dia, valorizar a vida. A cor da pessoa não é nada, o valor é o que a pessoa é”. Isso mesmo, Eduarda!

“A LBV desenvolve uma cultura de Paz. Estamos revendo nossos valores, nos reeducando como afirma José de Paiva Netto (criador da linha educacional da LBV, composta pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico), reeducar nosso jeito de pensar, falar e agir. Falar coisas boas, positivas, para não agredir as pessoas, valorizar a pessoa pelo que ela é, pelas qualidades”, completou a educadora Janaína.

O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, na capital mineira, está localizado na Avenida Cristiano Machado, 10.765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490 – 8101.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil