Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A 16ª edição do Congresso Internacional de Educação da LBV começou! Centenas de docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais de áreas ligadas à Educação acompanharam, nesta quarta-feira, 29, a cerimônia de abertura do evento, que ocorre na capital paulista e tem como objetivo promover palestras e oficinas pedagógicas dentro do tema Socialização do saber na aprendizagem coletiva: uma visão além do intelecto, colaborando para a formação continuada dos participantes e visando à troca de experiências entre eles.

O primeiro dia do evento começou com a apresentação do Coral Ecumênico e do Grupo de Instrumentistas Infantojuvenis Boa Vontade, que entoaram o Hino Nacional Brasileiro. Os músicos mirins ainda interpretaram a música "Em tons de Paz”, de autoria do maestro Nilton Duarte, na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os dois grupos são formados por alunos do Instituto de Educação José de Paiva Netto.

O ciclo de palestras foi inaugurado por José Pacheco, mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; especialista em leitura e escrita. Na explanação, o pedagogo destacou que a aprendizagem  deve ser entendida como um processo plural, em que o conhecimento precisa ser compartilhado. "Ele não deve ser guardado num cofre", afirmou.

 

Num dos momentos, comentou que, já com alguns anos de experiência na área, fez uma profunda reflexão sobre a sua abordagem de trabalho, levando em conta o número de alunos reprovados nas salas de aula. "Se eu trabalho de um modo que não ensina a todos, eu posso continuar a trabalhar desse modo?

 

A partir de então, passou a incluir, no seu conteúdo pedagógico, valores como amor e solidariedade. "Quando esses valores prevalecem sobre todo o resto, nós construímos princípios de ação que produzem projetos". Essa união, de acordo com o professor, garante, de fato, o aprendizado. "O professor não ensina aquilo que diz, mas sim aquilo que é. (....) Quando a escola está vazia de amor, nada mais existe". E destacou: "Escolas são pessoas, não são edifícios.(...) E as pessoas são os seus valores, implícita ou explicitamente eu manifesto valores, no meu dia a dia".

 

Até essa sexta-feira, 1º de julho, você pode participar de palestras de vários especialistas da Educação e de oficinas dinâmicas e interativas. Acompanhe as notícias sobre o evento e aproveite para compartilhá-las com os amigos no Facebook com a hashtag #EducaçãoLBV


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil