Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Belo Horizonte, MG — A Legião da Boa Vontade recebeu, dia 5, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, na capital mineira, o ilustrador, infografista, caricaturista Dum, chargista noJornal Hoje em Dia. Ele veio ministrar uma Oficina de Caricaturas para as crianças e adolescentes atendidos no programaCriança: Futuro no Presente!

A iniciativa faz parte do projeto “Autorretrato” e tem o objetivo de possibilitar a elas conhecimento de si mesmas, levando-as a perceber sua própria identidade, e que fazem parte de um conjunto de pessoas com características diferentes, mas que são importantes justamente por essas diferenças.

“Gostei muito de participar. Esse projeto é muito importante para as crianças aprenderem a gostar de si mesmas, no processo de aceitação, isso ajuda muito no desenvolvimento humano delas. O humor faz parte da cultura brasileira e ajuda a gente a manter a coragem e a fé para superar a cada dia os problemas e levar a vida com mais alegria”, destacou Dum.

A oficina foi permeada por muitos risos com as caricaturas, incentivos e descobertas de habilidades da garotada. “Aprendi muito! Pela primeira vez eu consegui desenhar os olhos, nariz e boca de pelo menos uma pessoa. Eu gosto de todas as oficinas que têm aqui”, afirmou Henri Filipe, 11 anos. E sua colega Laura Ferreira, 13 anos, o que disse? “Achei muito interessante aprender a fazer os desenhos e a gente pode fazer de várias formas, eu não sabia e aprendi!”.

Além da Oficina de Caricaturas, os atendidos fizeram pesquisa com os pais sobre o porquê do nome que receberam, produziram cartazes, participaram de roda de conversas para compartilhar a história do nome, bate-papo sobre o poema Autorretrato, de Mário Quintana, e a música “Autorretrato”, de Kleiton e Kledir.

“Meu nome é Alex Cláudio porque meu pai é torcedor de um time que tinha um jogador com esse nome. Não tem problema ser diferente, é normal. A gente tem que se dar valor, gostar de si mesmo. Precisamos respeitar a pessoa do jeito que ela é. Foi bom aprender isso pra gente ter uma vida melhor e desenvolver o nosso pensamento”, afirmou o adolescente de 11 anos.

As demais atividades do ”Autorretrato” foram realizadas na Oficina de Cultura Ecumênica, desenvolvida pela LBV, que procura sempre ampliar a visão dos atendidos quanto ao respeito pelo outro diante das diferenças e do que lhes é comum. Desta forma, alia aos conhecimentos a importância dos bons valores para a vivência plena da Cidadania.

Desde muito pequeno, Dum já gostava de desenhar. Mas, foi aos nove anos que seu talento foi despertado. “Eu vi um amigo de minha irmã fazer o desenho com a caneta e fiquei maravilhado! Fui pra casa, comecei a desenhar e não parei mais. Eu nasci para desenhar, adoro desenhar, isso fez toda a diferença, faz parte de mim! Estou muito feliz e realizado com o que faço, agradeço muito por ter esse dom”, relatou.

Dum, que já colaborou inúmeras vezes com a Instituição, ressaltou: Sei que a LBV faz um grande trabalho há muito tempo, trabalho sério que tem representado bem as ONGs no país. Fico muito grato por essa oportunidade de levar a arte para crianças e adolescentes”.

Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da legião da Boa Vontade está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil