Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Belo Horizonte, MG – De olho nas apresentações das Olimpíadas Rio 2016, as crianças e os adolescentes atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) na capital mineira participam do projeto Olimpíadas do Conhecimento. No primeiro semestre, eles assistiram a vídeos e participaram de rodas de conversas para conhecer a história dos jogos olímpicos e paralímpicos, as regras, as curiosidades e o quanto essas competições saudáveis representam para a união dos povos.

Na quadra de esportes, começaram com os movimentos básicos do atletismo: saltar, correr, arremessar, lançar e pular, evoluindo depois para: rotações, giros entre outros, culminando com uma miniolimpíada, sendo as modalidades: corrida de revezamento, salto em distância, gol a gol e voleibol sentado.

Na abertura das Olimpíadas com as crianças, em agosto, foi realizado o revezamento da tocha percorrendo as dependências da Instituição. “É a primeira vez que eu participo de um revezamento de Tocha e achei muito divertido! A tocha é o símbolo dos jogos olímpicos e está no nosso país. A gente aprende bastante, leva a bandeira e fala muito sobre o Brasil. Eu gosto de esportes, admiro mais a ginástica e a natação”, afirmou Eduarda Luiza, de 10 anos.

O pequeno Ítalo Henrique, 9 anos, foi brilhante na quadra e ao se expressar: “Gostei do salto à distância, é legal ver o tanto que gente está saltando! Quando a gente crescer pode ser um atleta. Mas, eu gosto mesmo é de taekwondo porque a gente aprende defesa pessoal, ataque e respeito. Nas olimpíadas o mais legal é que os jogos ajudam a gente a aceitar a união dos povos”. É isso mesmo, Ítalo!

“As Olimpíadas simbolizam a união das nações com diferentes perfis e realidades. Ao explorar as modalidades na Instituição, permite que os atendidos passem do aprendizado esportivo e ampliem seu conhecimento cultural, além de trabalhar a aceitação das diferentes raças e o respeito pelo outro. Usamos o esporte como ferramenta do bem e ensinamos brincando”, afirmou a pedagoga Ana Paula Bragança.

O projeto prossegue por mais alguns meses, desenvolvendo potencialidades, trabalhando a solidariedade, cooperação, tolerância e respeito ao próximo. As próximas atividades vão ser sobre o Arremesso de peso, Corrida com guia, Bocha para cadeirantes, Basquete e Futebol de cinco.

Na Legião da Boa Vontade, o apreço pelo esporte e seus benefícios não é de agora, o esforço para despertar uma convivência pacífica nos estádios e ginásios esportivos teve início na década de 70, quando seu diretor-presidente José de Paiva Netto lançou a campanha Esporte é vida, não violência!

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, na capital mineira, está localizado na Avenida Cristiano machado, 10.765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31)3490 – 8101.


Copyright © 2023 Jornal Tribuna de Betim Online - Notícias. Minas Gerais - Todos os direitos reservados.
 Betim - MG - Brasil